terça-feira, 21 de agosto de 2018

Programação especial em comemoração ao dia do Folclore

Em comemoração à Semana do Folclore, de segunda (20) a sexta (24), a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes preparou programação especial com uma série de atividades para toda a família em diferentes pontos da Cidade. Nestes dias, o público poderá apreciar as apresentações de balé, teatro, contação de histórias, exposição de livros e sessão de filmes, sempre com a temática folclore.


Até sexta (24), das 8 às 17 horas, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim abre suas portas para uma proposta no mínimo curiosa. Isso porque durante cinco dias uma mostra exibirá no local livros sobre lendas, brincadeiras, contos populares, trava-línguas, além da obra completa de Monteiro Lobato e títulos sobre monstros da mitologia brasileira. A novidade nesta exposição é que ela será também inclusiva e terá livros em braille e audiobooks para atender as pessoas com deficiência. O espaço fica na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
Ainda na Biblioteca, sempre a partir das 15 horas, será exibida uma série premiada de curtas-metragens ‘Juro que vi’, animação que mostra as mais conhecidas figuras folclóricas do Brasil, como o Saci-Pererê, o Curupira, a Iara, a Matinta Perera e o Boto Cor-de-Rosa. Os episódios retratam as lendas para os dias atuais, instigando debates como o direito dos animais, a proteção ambiental e o preconceito.
Na quinta-feira (23), às 14 horas, a contação de histórias volta a se apresentar na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. E para encerrar a programação em alusão à semana, uma sessão de cinema iniciará nesta sexta-feira (24), a partir das 9 horas, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro. Quem passar pelo local poderá assistir ao filme ‘O Saci’, baseado na obra de Monteiro Lobato. Mais tarde, Às 14 horas, na Biblioteca Municipal, o balé fará uma apresentação especial com a coreografia ‘Emília’.
“O folclore é um elemento riquíssimo para a cultura popular e traduz a identidade de uma comunidade, ele é feito pelo povo. Um exemplo vivo de folclore é a Folia de Reis, Festa do Divino e o Bumba Meu Boi, significado muito importante para todos que participam destas tradições”, enaltece o diretor de Cultura, Antonio Eduardo Campos Sheen.

Confira a programação completa:


Segunda (20) a sexta-feira (24)
Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim
Exposição: livros sobre o folclore
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Rua Cunha Moreira, 71, no Centro
Curtas-metragens (Biblioteca Municipal)
Cinema: série premiada ‘Juro que vi’
Horário: a partir das 15 horas

Quarta-feira (22)
Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim
Contação de histórias: Dona Benta

Apresentação de balé: com a coreografia ‘Emília’

Horário: às 9 horas
Local: Rua Cunha Moreira, 71, no Centro

Quinta-feira (23)
Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim
Contação de histórias: Dona Benta

Horário: às 14 horas
Local: Rua Cunha Moreira, 71, no Centro

Sexta-feira (24)
Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo
Cinema: O Saci, de Artur Neves (1951)
Horários: às 9, às 10h15, às 13, às 14h15 e às 15h30
Local: Praça Carlos Botelho, 149, no Centro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog