terça-feira, 5 de maio de 2009

Institucional



A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim foi fundada em 14 de dezembro de 1964 e, após várias mudanças, ganhou sede própria no dia 22 de Abril de 1999, ocupando hoje, o prédio onde funcionava anteriormente a Prefeitura Municipal de Itanhaém.
O acervo é composto de livros, folhetos, mapas, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas e livros adaptados para deficientes visuais (Braille) e áudiobook. A coleção de livros contempla todas as áreas do conhecimento humano e, conta com aproximadamente 50.000 volumes, grande parte adquiridos através de doação.

Seu acervo inicial foi formado por obras adquiridas através de doação de intelectuais brasileiros, entre eles o Patrono Poeta Paulo Bomfim.

A Biblioteca ostenta a privilegiada posição de ser a única da Cidade, atendendo em média 350 usuários/dia, prestando serviços a professores, alunos e pesquisadores, de livre acesso, o seu atendimento se estende a toda à comunidade Por ser a maior Biblioteca da região, atende também usuários de municípios vizinhos, como por exemplo: Mongaguá e Peruíbe O público freqüentador é heterogêneo dividindo-se em crianças, jovens, estudantes, melhor idade, pesquisadores em geral. Durante a alta temporada o número de usuários aumenta em função dos veranistas na cidade.

OBJETIVOS


Dar suporte às atividades pedagógicas;
Prestar assistência a pesquisas e projetos desenvolvidos pelo município;
Colaborar com o desenvolvimento intelectual da comunidade local;
Organizar e preservar registros históricos.

"A Biblioteca Pública é o centro local de informações, disponibilizando prontamente para usuários todo tipo de conhecimento. Os serviços fornecidos pela Biblitoteca Pública baseiam-se na igualdade de acesso para todos(...). O acervo deve refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade, assim como a memória das conquistas e imaginação da humanidade, e não pode ser objeto de nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa, nem de pressões comerciais." (Manifesto da Unesco-1994)

Um comentário:

  1. Senhores,

    Convido a seguirem meu blog. Trago noticias do litoral paulista e da costa brasileira. Fui diretor da OAB em Itanhaém por 10 anos.

    Será motivo de honra e orgulho voces seguirem

    Sou membro da Academia Itanhaense de Letras.

    Feliz 2013.

    http://vidaexpressovida.blogspot.com.br/

    Atenciosamente,

    Roberto J. Pugliese

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog