terça-feira, 5 de maio de 2009

Dicas





Já imaginou ter acesso as primeiras páginas de jornais do mundo todo? E melhor, atualizadas diariamente? Pois é, agora é possível no site Newseum.

Os jornais estão divididos por continentes, e no mapa você vai ver várias bolinhas alaranjadas, e cada bolinha dessa corresponde a um jornal . Para ver a capa é só deixar o mouse em cima da que você quer ver e a imagem vai aparecer do lado direito. Caso você queira uma imagem maior, é só clicar nessas mesmas bolinhas.Clique na imagem abaixo e saiba mais.



Clique Aqui


21 DICAS PARA CONSERVAR SEUS LIVROS E SUA BIBLIOTECA


  1. Grandes quantidades de livros são pesadas. Dê atenção à espessura das prateleiras.

  2. O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.

  3. Folheie rapidamente, mas cuidadosamente, o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.

  4. Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração adequada do papel.

  5. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida).

  6. Faça uma vistoria anual. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.

  7. Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.

  8. Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.

  9. Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.

  10. Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.

  11. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.

  12. Bibliotecas devem ser frequentadas. Nem pense em porões. Baixa frequência de pessoas aumenta a insidência de insetos. Considere um tratamento anual contra traças.

  13. Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.

  14. Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato direto com as de couro.

  15. Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.

  16. Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.

  17. A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.

  18. Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas.

  19. Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.

  20. Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação.

  21. Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.


Fonte: Site do Alessandro Martins



GOOGLE - PESQUISA AVANÇADA

Alguns autores advertem que é muito perigoso ter o Google como único filtro da realidade, e isto é certo. Não devemos aternos apenas a ele.

No entanto, o Google ainda é a ferramenta mais amigável para pesquisa na internet. Pelo menos a que mais disponibiliza seus recursos ao usuário.

Para aqueles que querem limitar ou refinar ainda mais sua pesquisa, o Google dispõe de recursos avançados além do link de sua caixa de pesquisa.


Para aplicá-los é só usar sinais ou palavras especiais que são reconhecidas pelo Google como comandos. Abaixo vão as mais usadas (imagine que os colchetes são a caixa de pesquisa):

Com Sinais:
[" "] Frase Exata
Velho conhecido dos bibliotecários...use para pesquisar uma frase que deve aparecer na página exatamente como escrita. Ex.: "Tecnologias Assistivas"

[ - ] Exclusões
Utilize o sinal de menos quando não quiser que uma palavra apareça no resultado. É muito útil para desambiguação. Ex.: Manga -mangá -camisa (só vai aparecer resultados relacionados à fruta...)

[~] Relacionados
Utilize o til antes do termo para pesquisar palavras relacionadas. Ex.: ~Biblioteconomia (vão aparecer sites sobre bibliotecas, biblioteconomia, bibliotecário...)

[...] Lista Numérica
Utilize os três pontos entre um número e outro e todos os números da lista numérica também serão incluídos na pesquisa. Ex.: Eleições 1980...2009 (aparecerão sites sobre eleições desde 1980)


Com palavras:

[define:]
Use define: como um dicionário. Ex.: define:bibliotecário

[site:]
Esse comando delimita o tipo de site. É excelente para definir uma busca por países (.ar para Argetina, .py para Paraguai etc.) ou escopo (.net, .edu, .org). Ex.: biblioteca site:ar (virão bibliotecas e artigos em sites argentinos).

[link:]
Esse é legal se você tem uma página da sua biblioteca e quer saber se alguém cita você. Ex.: link:www.bn.br (sites que apontam para Biblioteca Nacional irão aparecer)

[allintitle:]
Quando o termo pesquisado tem que aparecer no título da página. Ex.: allintitle:laboratório (mesmo que a url seja uma sigla, irão aparecer sites com o termo...)

[allinurl:]
Quando o termo deverá vir obrigatoriamente na url. Ex.: allinurl:library (mesmo sites que não são sobre library irão aparecer se tiverem um post com o termo)

O Google inclui também a pesquisa com o termo OR, do jeito que a conhecemos (Gato OR Felino), uma calculadora (é só digitar a expressão, ex.: 1+(5-2)+3 ), e um conversor de medidas (funciona bem em inglês. Ex.: cm in foot).

Misturando os comandos dá pra fazer uma pesquisa superrefinada. Aproveite e use.

Fonte: http://bibliopage.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog