terça-feira, 5 de maio de 2009

Telecentro


HISTÓRICO


Dia 27 de setembro de 2008, às 12 horas, realizou-se a cerimônia de inauguração do Telecentro Comunitário, implantado na Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim”. O Programa Federal de Inclusão Digital responsável pela criação do Telecentro é promovido pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Prefeitura Municipal de Itanhaém.


OBJETIVO


Combater a exclusão digital é o objetivo central dos Telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital ativa.


EQUIPAMENTOS


O espaço conta com projetor multimídia, câmera para monitoramento remoto, impressora a laser, 11 mesas para computador, 21 cadeiras, mesa para professor com armário baixo, 11 computadores, estabilizadores, roteador wireless, mesa para impressora e servidor de Telecentro.


ATIVIDADES


O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à comunidade local. Trata-se de um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Vale lembrar que o local é destinado a toda a comunidade, tendo como objetivo o combate à exclusão digital.

Desde sua inauguração em setembro de 2008, passaram pelo Telecentro mais de 5000 usuários.


PROJETOS


O primeiro projeto implantado no Telecentro foi o curso de Informática e Internet Básica, direcionado à terceira idade. O número de inscritos superou todas as expectativas, tendo uma procura muito acima da média, mesmo após o início das aulas. Mais de 100 pessoas estão inscritas a espera de novas turmas que serão formadas.

Os cursos tem duração de um mês, as aulas são ministradas duas vezes por semana, duas horas por dia, tendo como grade curricular introdução à informática, ao Linux e à Internet.

Os interessados devem se inscrever na Biblioteca, localizada na rua Cunha Moreira, 71 – Centro. Informações pelo telefone 3426-1477.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog