terça-feira, 5 de maio de 2009

Livros Quem Marcaram a Minha Vida


Dica de Cassiano Elek Machado (jornalista)
A Metamorfose
Franz Kafka - Cia. das Letras

O livro que marcou a vida do jornalista e diretor editorial é a obra mais conhecida do escritor tcheco de língua alemã. Com estilo direto, Kafka nos conta o pesadelo do caixeiro-viajante Gregor Samsa, que, em uma manhã, acorda transformado em barata.


Dica de Raí (ex-craque de futebol)
Gandhi - Autobiografia: Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade
Mahatma Gandhi - Palas Athena

A obra que marcou a vida do jogador, campeão do mundo pela Seleção Brasileira de Futebol, traz parte da extensa obra escrita desse notável pensador, político e educador indiano. "Me fez refletir sobre nossas ações e nosso papel na sociedade", diz.


Dica de Silvia Poppovic (apresentadora)
Dona Flor e seus Dois Maridos
Jorge Amado - Record

A obra marcante na vida de uma das comunicadoras mais atuantes da TV brasileira, com passagens pela principais emissoras do país, foi escrita entre 1965 e 66, virou filme, música, samba-enredo e até musical nos Estados Unidos. "Tem uma sensualidade, um colorido que encanta", diz.


Dica de José Nêumanne Pinto (jornalista e escritor)
José Lins do Rêgo
Fogo Morto - Jose Olympio

O livro que marcou a vida do comentarista econômico foi publicado em 1943 e, desde então, é considerado pela crítica como uma obra-prima da literatura brasileira. Aborda o ciclo da cana-de-açúcar e seus personagens nordestinos.


Dica de Roberto Minczuk (maestro)
A Conspiração contra a América
Philip Roth - Dom Quixote

O livro marcante para o diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira é uma obra autobiográfica, sobre a possibilidade de eleição de um antissemita para a presidência dos Estados Unidos.


Dica de Sarah Michelle Gellar (atriz)
...E o Vento Levou
Margaret Mitchell - Hemus

A obra que marcou a atriz norte-americana, conhecida por interpretar a personagem Daphne, no filme Scooby-Doo, é ambientada durante a Guerra Civil Americana, com seus personagens imortais, como Scarlett (Vivien Leigh), Rhett (Clark Gable) e Ashley (Leslie Howard).


Dica de Cláudia Felício (escritora)
Grande Sertão: Veredas
Guimarães Rosa - Nova Fronteira

"O texto é revolucionário. A linguagem é um show!", diz. O livro é uma das principais obras da literatura mundial. Escrito em 1956, conta a história de Riobaldo e Diadorim, com uso de palavras inventadas pelo autor em busca da identidade dos personagens, que representam o próprio sertão.


Dica de Fernanda D’Umbra (atriz e roteirista)
Laertevisão - Coisas que não Esqueci
Laerte - Conrad

O livro preferido da atriz, que interpreta a Mariana do seriado Mothern, do canal GNT, é uma coletânea de fotos e desenhos originais da infância e adolescência do autor. "Admiro a genialidade do Laerte, que bota a vida toda de todo mundo em uma tira se quiser". diz.

Dica de Ashley Tisdale (atriz)
O Grande Gatsby
F. Scott Fitzgerald - Record

A obra que marcou a vida da atriz norte-americana - que interpreta a vilã Sharpay no filme High School Musical - retrata a recusa da maturidade e de envelhecer. Em pesquisa realizada entre os mais importantes críticos literários, o livro foi eleito um dos maiores romances de lingua inglesa de todos os tempos.


Dica de Ricardo Macchi (modelo e ator)
O Mundo de Sofia
Jostein Gaarder - Cia das Letras

O livro que marcou o ator busca retratar a história da filosofia ocidental por meio de questionamentos suscitados a uma adolescente, como, por exemplo: quem ela é e de onde vem o mundo. A obra, publicada em 1991, já foi traduzida para mais de 50 idiomas.


Dica de Chacal (poeta e músico)
Estrela da Vida Inteira
Manuel Bandeira - Nova Fronteira

A obra é a reunião das poesias completas do autor. "É o livro que mais releio. Uma bíblia, para mim", diz o artista, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. O livro resume o poeta em seu estilo lírico, singelo e bem-humorado, ao mesmo tempo.


Dica de Erika Palomino (jornalista)
Grande Sertão: Veredas
Guimarães Rosa - Nova Fronteira

O livro é uma das principais obras da língua portuguesa e, para muitos, da literatura mundial. Escrito em 1956, conta a história de Riobaldo e Diadorim, com uso de palavras inventadas pelo autor em busca da identidade dos personagens, que representam o próprio sertão. “Leio e releio constantemente, integralmente e em trechos. É uma aula de identidade brasileira", ressalta.


Dica de Syang (música)
As Cidades Invisíveis
Ítalo Calvino - Companhia das Letras

Além da paixão por tocar guitarra, a artista diz adorar ler. Seu livro preferido conta a história do famoso viajante Marco Polo, que descreve para Kublai Khan as incontáveis cidades do imenso império do conquistador mongol. Na obra, a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana.


Dica de Madonna (cantora)
O Alquimista
Paulo Coelho - Planeta

O livro que marcou a vida da popstar já foi traduzido em 62 línguas e publicado em mais de 150 países. A obra conta a aventura do jovem pastor Santiago em busca de respostas para a vida.


Dica de Cynthia Benini (jornalista)
Mulheres que Correm com os Lobos
Clarissa Pinkola Estes - Rocco

O livro que marcou a vida da apresentadora do Jornal do SBT busca mostrar, por meio de mitos e lendas, como o sexo feminino foi submetido pelo homem ao longo da história. Por outro lado, a autora expõe caminhos que façam emergir a corajosa loba que vive em cada mulher.


Dica de José Sarney (Presidente do Senado)
Dom Quixote de La Mancha
Miguel de Cervantes - Várias Editoras

Em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo, o ex-presidente da República aponta Dom Quixote de La Mancha como o livro que marcou sua vida. Eleita em 2002 como a melhor obra de ficção de todos os tempos, a história viaja com o protagonista em todas as suas fantasias de cavaleiro andante, sempre acompanhado de seu fiel amigo, Sancho Pança.


Dica de Gwyneth Paltrow (atriz)
Jane Eyre
Charlotte Brontë - Várias editoras

Em seu site, a atriz norte-americana Gwyneth Paltrow aponta a obra Jane Eyre (que sua mãe costumava ler para ela quando criança) como o livro que marcou a sua vida. O título é o mais famoso romance do escritor Charlotte Brontë e foi publicado em 1847. A história mostra a vida de Jane Eyre, que não deixa de acreditar no amor mesmo depois de uma infância órfã, repleta de injustiças e desilusões, que continuarão a persegui-la.


Dica de Pedro Nercessian (ator)
O Apanhador no Campo de Centeio
J. D. Salinger - Editora do Autor

A obra que marcou a vida do ator que interpreta o personagem Tarso, na novela Os Mutantes, trata da história de um garoto de 16 anos que relata as experiências pelas quais ele passa durante os tempos de internato, quando volta para casa depois de ter sido expulso da escola. Uma curiosidade: o assassino de John Lennon, Mark Chapman, carregava este livro no bolso, no dia que cometeu o homicídio.


Dica de Gustavo Franco (economista)
Os Irmãos Karamazov
Fiódor Dostoiévski - Várias editoras

O livro preferido do economista e ex-presidente do Banco Central data de 1879 e é uma das mais importantes obras da literatura mundial. O texto narra um caso de parricídio num ambiente permeado pela ausência e, ao mesmo tempo, pela contradição de valores. “Li ainda garoto e nunca me recuperei desta fascinação”, diz.


Dica de César Cielo (nadador)
O Sucesso Não Ocorre por Acaso
Lair Ribeiro - Moderna

O livro favorito do nadador, vencedor da medalha de ouro dos 50 metros livre nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, é um best-seller que já foi lançado em nove idiomas. A obra busca mostrar a diferença entre as pessoas bem sucedidas e aquelas que batalham toda uma vida sem alcançar o êxito desejado.


Dica de Gabriel Gracindo (ator)
Viva o Povo Brasileiro
João Ubaldo Ribeiro - Alfaguara

O livro da vida do ator, que interpreta o personagem Júnior na novela Chamas da vida, da Record, é um romance histórico publicado pela primeira vez em 1984. A narrativa percorre quatro séculos da história do País. Em suas quase setecentas páginas, narra da chegada dos holandeses à Bahia, no século XVII, até os anos 70 do século XX, representados ficcionalmente.


Dica de Ligia Fagundes (atriz)
O Diário de Anne Frank
Anne Frank - Record

O livro favorito da atriz, que interpreta a personagem Leonor na novela Os Mutantes, da Record, é um diário escrito entre 1942 e 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Escondida com sua família e outros judeus durante a ocupação Nazista na Holanda, Frank, com 13 anos de idade, narra a vida do grupo.


Dica de Barack Obama (presidente eleito dos EUA)
Moby Dick
Herman Melville - Cosac Naify

O romance que narra a luta de um capitão contra a terrível baleia branca Moby Dick é o livro favorito do 44º presidente eleito da história dos Estados Unidos. Quem revelou foi o jornal britânico Daily Telegraph, que publicou 50 curiosidades sobre a vida de Obama.


Dica de Roberta Gualda (atriz)
Cem Anos de Solidão
Gabriel Garcia Márquez - Record

Lançado em 1967, o livro favorito da atriz que interpreta a personagem Greice na novela A Favorita é tido, por consenso, como uma das obras-primas da literatura latino-americana moderna. A obra tornou o autor colombiano, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, uma celebridade mundial.


Dica de Felipe Massa (piloto de Fórmula 1)
Ayrton: o Herói Revelado
Ernesto Rodrigues - Objetiva

Fruto de um minucioso trabalho de pesquisa que realizou mais de 200 entrevistas, o livro favorito do piloto recupera a trajetória de Ayrton Senna. A obra é indicada para todos que desejam conhecer à fundo a vida de um dos maiores ídolos da história do Brasil.


Dica de Daniele Suzuki (atriz)
As Sete Leis Espirituais do Sucesso
Deepak Chopra - Best Seller

O livro preferido da atriz abala o mito de que o sucesso é resultado de muito trabalho, de planos precisos e de ambição dirigida. Segundo Chopra, se compreendermos nossa verdadeira natureza e soubermos viver em harmonia com as leis naturais, a sensação de bem-estar, de entusiasmo pela vida e a abundância material surgirão facilmente.


Dica de Ísis Valverde (atriz)
O Alquimista
Paulo Coelho - Planeta

Mais famoso dos livros lançados pelo escritor brasileiro, a obra favorita da atriz narra a história de um jovem pastor que, após ter um sonho repetido, decide partir impulsionado pelo desejo de encontrar um tesouro. A obra cita, metaforicamente, o caminho do apóstolo Santiago, que fora da Espanha ao Egito para descobrir que o que procurava sempre esteve nos montes da Andaluzia, bem no seu nariz.


Dica de Sócrates (médico e ex-jogador de futebol)
Cem Anos de Solidão
Gabriel García Márquez - Record

O livro favorito de um dos astros da seleção brasileira de futebol da Copa do Mundo de 1982 e do Corinthians da década de 1980 foi lançado em 1967 e é tido como uma das obras-primas da literatura latino-americana moderna. Cem Anos de Solidão (Record) tornou seu autor, Gabriel García Márquez, uma celebridade mundial. Quinze anos depois, em 1982, ele receberia o Prêmio Nobel de Literatura. “É o meu livro preferido. Não tem nenhum motivo especial, não. Pela qualidade mesmo.”


Dica de Adélia Prado (escritora)
Mulheres que Correm com os Lobos: Mitos Histórias
Clarissa Pinkola Estés - Rocco

No livro preferido da autora, a psicanalista interpreta contos infantis, com foco especial na figura do lobo, para revelar como a mulher teve suas características instintivas esmagadas pelos condicionamentos culturais predominantemente masculinos. "O livro trata da questão feminina pela via das fábulas, dos mitos, dos contos de fada. Ele anula nossas defesas racionais e nos toma pela força do simbólico até a alma", diz.


Dica de Muniz Sodré (presidente da Biblioteca Nacional)
Platão
A República - Nova Cultural

O livro preferido do presidente da Biblioteca Nacional é um convite à reflexão sobre a sociedade perfeita. Nele, o filosófo apresenta o sonho de uma vida harmônica e justa que prevaleça sobre o caos. "A mim, particularmente, encantam os conceitos apresentados como narrativa filosófica. Não vejo nenhuma incompatibilidade entre contar histórias e pensar", diz.


Dica de Gabriela Duarte (atriz)
Do Amor e Outros Demônios
Gabriel García Márquez - Record

No livro favorito da atriz, uma jovem marquesa supostamente possuída por demônios envolve-se com um padre espanhol encarregado de exorcizá-la. O ponto de partida do romance é uma reportagem que o então novato jornalista colombiano foi encarregado de fazer na Bogotá de 1949.


Dica de Caio Blat (ator)
Livro do Desassossego
Fernando Pessoa - Companhia das Letras

O livro favorito do ator é uma das maiores obras do escritor português. Em textos espalhados em papéis de todos os tipos, de folhas soltas a cadernos só recentemente juntados como obra integral, o poeta produz a comovente autobiografia do guarda-livros Bernardo Soares, morador de Lisboa.


Dica de Arlindo Cruz (músico)
Estação Carandiru
Drauzio Varella - Companhia das Letras

O livro preferido do sambista relata a experiência do médico em um trabalho voluntário de prevenção à Aids na Casa de Detenção, em São Paulo. Ele narra a trajetória de condenados que seguem, dentro do lugar, um rígido código penal não escrito, criado pela própria população carcerária. E como contrariá-lo pode equivaler à morte.


Dica de Fernanda Torres (atriz)
Armas, Germes e Aço
Jared Diamond - Record

No livro favorito da atriz, um fisiologista cruza dados arqueológicos e epidemiológicos com história e geografia para sustentar a teoria de que as sociedades humanas desenvolveram caminhos diversos devido a aspectos geográficos e ambientais. A obra derruba teorias racistas e mostra que a superioridade européia está intimamente ligada à sua geografia, que permitiu um melhor cultivo de terras e uma ágil passagem de informações.


Dica de Castrinho (humorista)
Bíblia Sagrada
Vários autores - -

A Bíblia, coleção de livros catalogados, considerados por diversas religiões cristãs como divinamente inspirados, é o livro de cabeceira do humorista e ator Geraldo Freire de Castro Filho, conhecido como Castrinho.


Dica de Solange Couto (atriz)
Gabriela, Cravo e Canela
Jorge Amado - Record

O livro favorito da atriz narra o romance entre uma mulata e um árabe na pequena Ilhéus, na década de 20. A obra, escrita em 1958, é um dos grandes clássicos brasileiros e eterniza as virtudes e defeitos da mulher brasileira. Entre os romances do autor baiano, é o que teve o maior número de traduções. Nele, Amado cita o universo de coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros de calibre variado, que desenham o horizonte da sociedade cacaueira.


Dica de Marcelo Tas (jornalista e apresentador de televisão)
Cândido
Francois Marie Arouet de Voltaire - Martins Fontes

O livro favorito do jornalista é considerado, por muitos, um dos melhores romances filosóficos já criados. "Voltaire é o meu pole-position, tanto na literatura quanto na filosofia. Cândido é uma história espetacular, uma mistura de ópera de Rossini, cinema de Spielberg e humor de Monthy Python", diz.


Dica de Natália Anderle (miss Brasil)
O Pequeno Príncipe
Antoine de Saint-Exupéry - Agir

A gaúcha, vencedora do Miss Brasil 2008, diz que a leitura do clássico de Saint-Exupéry foi muito importante para melhorar seu desempenho no concurso. "É um livro que traz uma lição. Eu li para que pudesse desempenhar bem o meu papel e dar o melhor de mim", conta.


Dica de Jairo Bouer (médico psiquiatra)
Cem Anos de Solidão
Gabriel García Márquez - Record

O livro preferido do Dr. Jairo é a obra-prima do escritor colombiano, publicada em 1967. "Li e reli tantas vezes e a cada leitura parece que gosto mais! Já li em português, espanhol, inglês, em diferentes fases da minha vida, e sempre descubro um mundo de situações inteiramente novas", conta.


Dica de Jerry Seinfeld (ator e comediante)
Harpo Speaks!
Harpo Marx e Rowland Barber - Limelight Editions

O livro favorito do criador de uma das maiores séries de humor da tv norte-americana, que leva seu sobrenome, é uma autobiografia de Harpo, um dos irmãos Marx. O título, Harpo Fala, ironiza o fato de Harpo ser mudo nos filmes.


Dica de Gilberto Kassab (prefeito de São Paulo)
A Queda da Monarquia Francesa
Munro Price - Record

No livro de cabeceira do prefeito, o historiador inglês reconstrói em detalhes a diplomacia clandestina de Luís XVI e de Maria Antonieta, no período de 1789 - ano em que são forçados a aprovar o programa revolucionário - a 1793, data de sua execução.


Dica de Pedro Neschling (ator)
Juventude
J. M. Coetzee - Companhia das Letras

Neste romance autobiográfico, o livro preferido do ator, Coetzee reconstrói com crueza e bom humor seus ideais juvenis. A obra, com a mesma força narrativa de seus outros livros, desenha personagens que vão crescendo e se tornando mais complexos a cada parágrafo.


Dica de Fernanda Souza (atriz)
Muitas Vidas, Muitos Mestres
Brian L. Weiss - Sextante

O livro da vida da atriz conta a história de um médico - Weiss - e seu trabalho com uma paciente que, apesar de tratada durante 18 meses com terapias tradicionais, só apresenta cura satisfatória ao lembrar-se de suas vidas anteriores.


Dica de Mário Prata (escritor)
O Encontro Marcado
Fernando Sabino - Record

Principal obra do escritor mineiro, este romance retrata a juventude de Eduardo Marciano e de seus amigos na Belo Horizonte dos anos 40. "Eu tinha 12 anos quando li. Descobri que podia escrever diferente do Coelho Neto e do Olavo Bilac", conta Prata.


Dica de Bruna Marquezine (atriz)
Eu, Detetive: o Caso do Sumiço
Lais Carr Ribeiro e Stella Carr - Moderna

O livro preferido da atriz mirim é uma obra diferente, que pretende associar jogo e literatura. Cada local de uma pequena cidade é um capítulo que entrega uma pista para os heróis da história. O leitor pode ler o livro sozinho, por inteiro, ou se juntar a amigos e lê-lo numa ordem aleatória, tentando dar cada um sua própria solução ao mistério.


Dica de Tarso Genro (ministro da Justiça)
Quarup - Doutor Fausto: A Vida do Compositor Alemão Adrian Leverkuhn - A Condição Humana - Memórias de um Revolucionário


Entre as quatro obras que influenciaram a formação e as escolhas do ministro da Justiça, uma foi escrita por um autor brasileiro: Quarup, de Antônio Callado (Francisco Alves Editora), que ele considera um texto definidor da identidade nacional. Os outros três livros são Doutor Fausto: A Vida do Compositor Alemão Adrian Leverkuhn, de Thomas Mann (Nova Fronteira), que é um contraste entre a vida e a arte; A Condição Humana, de Andre Malraux (Record), que mostra a grandeza do ser humano diante da diversidade; e Memórias de um Revolucionário, de Victor Serge (Companhia das Letras), que faz uma análise inquietante sobre a revolução russa como um projeto humanista e a derrubada do stalinismo.


Dica de Thiago Pereira (nadador)
Ayrton: o Herói Revelado
Ernesto Rodrigues - Objetiva

O livro da vida do campeão das piscinas é a biografia do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Fruto de mais de 200 entrevistas, esta obra recupera, num relato vibrante e arrebatador, a trajetória de um dos maiores ídolos brasileiros de todos os tempos.


Dica de Lázaro Ramos (ator)
Dom Quixote de La Mancha
Miguel de Cervantes - Nova Aguilar

O livro de cabeceira do ator é um dos mais traduzidos da literatura universal. A obra chegou a ser escolhida, por uma comissão de críticos literários de várias partes do mundo, em 2002, como a melhor de ficção de todos os tempos. Nela, o autor se propôs a ridicularizar os livros de cavalaria, que gozavam de imensa popularidade na época, em 1605.


Dica de Taís Araújo (atriz)
O Amor nos Tempos do Cólera
Gabriel García Márquez - Record

O livro da vida da atriz é esta fábula de realismo-fantástico onde o prêmio Nobel de Literatura colombiano mostra que a paixão não tem idade. Publicado em 1985, ele conta uma história de amor que desafia o tempo entre uma jovem menina de família e um telegrafista pobre, rejeitado por ela, no início do século 20.


Dica de Raquel Zimmermann (modelo)
Catching the Big Fish: Meditation, Consciousness, and Creativity
David Lynch - Penguin

Esta obra de auto-ajuda do célebre diretor cult, responsável por filmes como A Estrada Perdida e Cidade dos Sonhos, é o livro preferido da top, que recentemente gravou um comercial de televisão com Lynch. Ainda não lançado no Brasil, seu título pode ser traduzido como Pegando o Peixe Grande: Meditação, Consciência e Criatividade. O livro reúne 84 textos breves, de no máximo três páginas cada, que expõem a visão do diretor sobre o seu processo criativo e sua relação com o mundo.


Dica de Gilberto Gil (ministro da Cultura)
Toda a obra
Monteiro Lobato - Brasiliense

Reinações de Narizinho e as demais obras escritas para a criançada por Monteiro Lobato - um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos - são os livros que o ministro da Cultura, Gilberto Gil, considera os mais importantes da sua vida. Cantor e compositor, Gil chegou a compor e gravar uma canção (Sítio do Pica-Pau Amarelo) em homenagem ao ídolo e aos personagens que povoaram seu imaginário infantil.


Dica de Lygia Fagundes Telles (escritora)
Dom Casmurro
Machado de Assis - Record

Uma das obras mais célebres da literatura nacional, o romance narra uma suposta traição, indecifrável para o leitor. "Esse livro me acompanhou em diversas fases da vida. Em cada leitura tive uma interpretação diferente. A primeira vez foi na juventude; a segunda, já casada; e a terceira, quando adaptei o livro para o cinema. Mudei de opinião sobre Capitu na maturidade", lembra a escritora.


Dica de Juca Kfouri
Memórias do Cárcere
Graciliano Ramos - José Olympio

O livro da vida do jornalista Juca Kfouri é Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos. Preso em 1936 sob a acusação de ser comunista, o escritor alagoano relembra nesta obra os dolorosos e humilhantes momentos que passou detido. Publicado postumamente, o livro só começou a ser escrito em 1946, depois de dez anos da prisão. Nele, o autor ocupou seus últimos anos e tornou público acontecimentos da sua e da vida de outras pessoas, políticos ou não, intelectuais ou não, homens e mulheres, presos durante o Estado Novo. Juca diz que este é o livro de sua vida graças ao estilo vigoroso, certeiro, cortante e, ao mesmo tempo, ao contrário do que se diz, nada seco. "E pela história em si, é claro", afirma.


Dica de Luiz Inacio Lula da Silva
Esta Noite a Liberdade
Dominique Lapierre e Larry Collins - Diffel

Este continua a ser o livro mais marcante da vida do presidente Lula: Esta Noite a Liberdade. A obra trata sobre a Independência da Índia e a trajetória do líder pacifista Gandhi. Publicado no Brasil pela Diffel e Bertrand Brasil, dois selos do Grupo Record, o livro está fora de catálogo, mas ainda pode ser encontrados nos sebos.



Fonte:http://www.brasilquele.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog