quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Embarque numa Viagem Literária pelo mundo dos contos com Malas Portam

PROGRAMA - Contação de histórias invadirá a Biblioteca Municipal no dia 12 de setembro, em dois horários: às 9 e às 14 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro


Há 11 anos na estrada, os viajantes da Companhia Malas Portam protagonizam diferentes contações de histórias (crédito da foto: site Malas Portam)
Os ingredientes são infalíveis. Misture clássicos da literatura brasileira em um baú, acrescente leves pitadas de emoção para dar vida à narrativa e mexa, mexa bastante. Insira, aos poucos, pequenas doses de música, elas ajudarão a dar sabor ao conjunto. E pronto, a receita da Companhia Malas Portam está completa para embarcar numa viagem pelo Brasil afora, trazendo na bagagem histórias e personagens incríveis do universo infantil. Sua próxima aterrissagem é no Programa Viagem Literária, em Itanhaém, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, no dia 12 de setembro, às 9 e às 14 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
Há 11 anos na estrada, os viajantes da Companhia Malas Portam protagonizam diferentes contações de histórias, sempre utilizando ambientes lúdicos, obras literárias e um rico acervo musical, compartilhados em parques, escolas, SESC’s, centros culturais e bibliotecas. O projeto já marcou presença em mais de 70 cidades de sete estados brasileiros e festivais internacionais, como em Cuba, México, Colômbia, Venezuela e Argentina.
Em 2011, uma das viajantes do grupo visitou Moçambique, na África, para estudar de perto os contos populares que inspiraram o espetáculo ‘Passando Histórias da África’. Três anos depois, em 2014, os integrantes da Companhia percorreram na Alemanha a Rota dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm – criadores de Branca de Neve, Cinderela, João e Maria, entre outros sucessos – colhendo da fonte clássicos da literatura infantil e juvenil conhecidos em todo o mundo.
Ainda no mesmo ano, ‘A Lagarta Caolha’ foi o primeiro livro infantil audiovisual lançado pela editora SESI-SP, com link de QR Code na contracapa, para tablets, celulares e computadores, dando vida às ilustrações, embaladas por uma versão musical da história, tendo sua primeira tiragem esgotada no ano seguinte, em 2015.
Um ano depois, mais dois livros, “O Pé de Guaraná” e “Na Beira da Lagoa”, ganharam versões musicais (o último selecionado para participar da maior feira de livros infantis e juvenis em Bolonha, na Itália). Este ano, a mesma editora lançou o livro ‘99 Brincadeiras Cantadas’, uma ferramenta para profissionais da educação.
PROGRAMA – Dar protagonismo às bibliotecas locais e criar oportunidades para inovar programas e serviços oferecidos à população são alguns dos principais objetivos do Viagem Literária. Os convidados sempre são autores de grande destaque na cena literária ou personagens importantes no campo da mediação de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog