terça-feira, 5 de maio de 2009

Leitor(a) do Mês

Leitora do mês de Janeiro



A leitora do mês de Janeiro, Gilvaneide de Souza Moura diz: “Amo verdadeiramente ler, e acho ótimo ter uma biblioteca bem perto de mim onde encontro tudo que procuro, pois não daria conta financeiramente de comprar todos os livros que gosto. Adoro todos os funcionários que sempre me tratam com presteza e carinho. Gosto muito de ler livros de romances e livros de auto ajuda. Beijos pessoal da biblioteca.”






A Leitora do mês de Novembro, Stefany Thainá Ribeiro Lucas de 16 anos, diz: “Eu adoro livros, virei uma devoradora deles por causa de um amigo que me emprestou o livro ‘Brida’ do Paulo Coelho e então, me interessei pela leitura”. Comecei a freqüentar a biblioteca por influência de outro amigo que fazia visitas semanais e isso virou praticamente minha diversão.

A biblioteca tornou-se para mim, minha segunda casa, tanto que até minha mãe teve que fazer uma visita a biblioteca pedindo que não deixassem pegar tantos livros de ficção, pois não fazia mais nada além de lê-los, mas mesmo assim, minha leitura não diminuiu, algumas funcionárias me indicaram alguns livros diferentes e continuei a devorá-los como antes, pois acho essencial a leitura. Também acho que nesta biblioteca há livros diferenciados e que fazem o leitor viajar, não dando vontade de parar de ler. Meus livros preferidos são de ficção científica, vampirismo, sagas, histórias relativas à segunda guerra mundial e ocultismo, além de alguns livros da literatura brasileira.

Ler é bom e se alguma pessoa não tem condições de comprar livros, visite uma biblioteca, garanto que o atendimento será ótimo!



Mês de Agosto

Leitor do mês:
Nelson de Almeida

“Gosto de ler por várias razões. Entre elas posso destacar que a leitura é um agradável lazer, preenchendo nossas horas ociosas.
Além disso, amplia nossos horizontes, instrui, informa e melhora nosso vocabulário.
Porém, o mais importante, a leitura liberta seu espírito e sua mente, permitindo que você viaje pelo mundo. As obras de ficção policial, científica, espionagem ou de épocas são as que mais me atraem.
E, não posso deixar de relatar que a Biblioteca Municipal de Itanhaém corresponde as minhas expectativas pois possui um grande acervo, ressaltando também o excelente atendimento de seus funcionários.”


Mês de Julho


Leitor do mês:
Salvador Carlos Ruffo

O leitor do mês de Julho/2011 Salvador Carlos Ruffo conheceu a biblioteca da cidade quando se mudou pra Itanhaém a mais ou menos dois anos.
Para Salvador, a biblioteca dispõe de um ótimo acervo, principalmente na área de ficção, seu livro favorito é o “Símbolo perdido” do autor Dan Brown.
O leitor enfatiza que a biblioteca de Itanhaém é muito respeitada e valorizada, admira a seriedade dos incansáveis funcionários que procuram atender as necessidades do público e da comunidade. Para ele a biblioteca supre a necessidade de conhecimento e cultura da população com dedicação.



MÊS DE JUNHO

LEITOR DO MÊS:



LEVI MACHADO




É um prazer ser escolhido como leitor do mês, e ter a oportunidade de dizer o que penso.
Obter conhecimento nos dias de hoje é algo irresistível. A Biblioteca “Poeta Paulo Bomfim”, com sua variedade de livros proporciona esse conhecimento para nós.
Não posso me esquecer dos funcionários que trabalham com afinco ajudando tanto o leitor quanto ao aluno em busca de livros específicos, influenciando assim na formação de cada um.
Uma frase que eu gosto muito é a do matemático René Descartes que diz: “Penso, logo existo”.
Agradeço a todos e tenham um ótimo dia!





Levi Machado



MÊS DE ABRIL



LEITORA DO MÊS:









AMANDA DIAS ROCHA CASTELO BRANCO






Quando me mudei para Itanhaém, a minha rotina era da casa para escola, porque minha mãe não gostava de eu ficar andando, numa cidade que eu não conhecia. Quando percebi que estava jogando o tempo no lixo, e que nunca mais poderia voltar, decidi começar a ler, e comecei a freqüentar a biblioteca, e agora não consigo mais parar de ler. E agora sei que a única coisa que se leva da vida é o conhecimento



Amanda Dias Rocha Castelo Branco



(estudante)





MÊS DE MARÇO



LEITOR DO MÊS: DANIEL FREITAS

























O que penso sobre a biblioteca Paulo Bomfim é que a biblioteca de Itanhaém é muito respeitada e valorizada, pela já conhecida idoneidade e seriedade com que os incansáveis funcionários procuram atender as necessidades do público e da comunidade.




Como já dizia Freud : " só o conhecimento traz o poder", e agora na Era da Informação, a biblioteca Paulo Bomfim, qual berço de idéias vem ao longo de décadas, suprindo a necessidade de conhecimento e cultura da população com imparcialidade, devoção e paixão.













Daniel Freitas







MÊS DE FEVEREIRO




LEITORA: KEITH KIOME

















































Boa Tarde!







Nestes anos todos (acredito que mais de 20 anos) em que sou leitora/frequentadora assídua desta biblioteca, venho observando as mudanças que vem ocorrendo, e graças a Deus, sempre para melhor. Seja no ótimo atendimento por parte dos funcionários, seja na escolha do acervo.







Agradeço de coração.




Que Deus continue abençoando cada funcionário (a).







Abraços,




Keith




























MÊS DE JANEIRO



LEITOR: SANDRO MARTINS




















Se me dissessem, há 8 anos atrás, que ler seria tão empolgante quanto assistir a um filme, eu diria: "Estão de brincadeira comigo".




Como poderia se comparar um livro com um filme? Como passaria a emoção gerada pelas imagens e pela atuação dos maiores atores de Hollyhood? Nunca um livro trará tanto prazer quanto um filme, eu pensava. Com certeza, e digo isso depois de quase 10 anos, eu estava totalmente errado.







Após assistir a um filme sobre Ramsés, o maior faraó da história do Egito, fiquei fascinado pela grandeza e pelas conquistas deste império. Porém, o filme foi um pouco vago sobre a real história do faraó, e isso despertou meu interesse em conhecer mais a sua história e também a do Egito antigo. No dia seguinte fui à Biblioteca Municipal de Itanhaém para tentar pesquisar um pouco mais, pois eu não possuía serviço de internet em casa e ainda não haviam as famosas "Lan Houses".







Para a minha surpresa, dei de cara com uma série em 5 volumes, do autor Christian Jack, intitulada nada mais, nada menos, como "Ramsés"!




Não acreditava que encontraria uma obra tão completa sobre uma única pessoa! Imediatamente peguei os volumes e, acreditem, li todos em apenas 40 dias! Mais de 2.000 páginas, contando a incrível história do Egito e de seu maior faraó, sua cultura, seus costumes, sua religião, suas obras colossais e suas aventuras, tudo isso em 40 dias!







Depois que terminei, li outra série intitulada "Pedra da Luz", do mesmo autor ( descobri que o cineasta que produziu o filme, "leu" anteriormente as obras de Christian Jack e inspirou-se para o filme.). Foram mais 1.500 páginas incríveis e a maior experiência integrada de entretenimento, pesquisa, conhecimento histórico, concentração, disciplina e diversão que já tive em minha vida. Nem eu mesmo conhecia meu potencial para leitura.







Após isso, não parei mais de ler. Hoje troco facilmente o filme pelo livro (quando não tem livro vai o filme mesmo...rs). Me concentro mais, evoluo meu vocabulário, me emociono, construo cenários e personagens com minha própria imaginação. Sou um autêntico "devorador de livros". De 8 anos para cá, já li mais de 400 livros, de diversos gêneros e autores. Noventa e cinco por cento deles são do acervo da Biblioteca Municipal. Já visitei várias bibliotecas e na minha opinião a mais completa é a de Itanhaém.







Quando compro um livro, leio e faço a doação logo em seguida. Não possuo nenhum livro em minha casa. Não preciso deles guardados, prefiro eles nas mãos de outros leitores que buscam o mesmo que eu. São mais bem cuidados nas mãos dos excelentes profissionais que trabalham na biblioteca. Lá o ambiente é muito bom, agradável, as pessoas são muito educadas e atenciosas (já são meus amigos), o acervo é fantastico e de muita qualidade, além de outros serviços e eventos que são promovidos constantemente. Lá eu me sinto em casa, afinal, ler é meu principal hobbie e a biblioteca, minha segunda casa!




Com o objetivo de incentivar cada vez mais o hábito da leitura a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, destaca o leitor do mês. A escolha é feita com base nos registros de saída que aponta o número de livros emprestados durante o mês.























MÊS DE DEZEMBRO

LEITORA: MÁRCIA VITTA DE FREITAS















Sempre gostei de ler e freqüentar livrarias, sebos e bibliotecas. Quando mudei para o litoral, o primeiro lugar que vim conhecer foi a Biblioteca de Itanhaém.




É um local agradável onde passo alguns momentos do meu tempo livre e aproveito para desfrutar do silêncio e claro, selecionar algum livro para ler.




A Biblioteca Poeta Paulo Bomfim tem um bom acervo, os funcionários são competentes, solícitos e simpáticos. Gosto de estar rodeada por eles e pelos livros. Fico contente de ver crianças e jovens buscando conhecimento, informação e lazer nas salas de leitura.




Sempre acreditei no poder dos livros; eles contam histórias, informam, descrevem lugares e situações, contém o mundo traduzido em letras e a Biblioteca de Itanhaém nos proporciona a facilidade de acesso a eles.




Sou feliz de participar dessa família cultural.


























































MÊS DE SETEMBRO




LEITORA: Maria da Conceição Soares























































Minha paixão por ler começou com os gibis, hoje já li mais de duzentos livros, de vários gêneros: ocultismo, religiosos, romântico, policial, infantil, terror, magia, auto-ajuda e muitos outros.




Com todos eles aprendi, coisas diferentes, como cultura de outros povos, línguas, hábitos, lugares, seja no passado ou no presente.




Ler é uma verdadeira magia, porque se tem que imaginar, então você chora, sorri, fica triste ou alegre, viaja, para muitos lugares, porque a imaginação não tem limite.




O habito de ler torna a pessoa mais culta, escrever melhor, desenvolver pensamentos, convive melhor na sociedade. Acredito que se lessem mais o mundo seria melhor.







MÊS DE JULHO




LEITORA: IVANNY PUGLIESE







Não existe idade para se conhecer o mundo “encantado” dos livros.




Sou uma senhorinha nascida em São Paulo e tenho hoje, 74 anos. Por diversos motivos, só conheci esse mundo quando vim morar em Itanhaém e tive a felicidade de um dia entrar para conhecer a Biblioteca Paulo Bomfim, encontrar funcionários que me atendem, com muito carinho, atenção e gentileza.







Nessa época eu estava com 60 anos, foi quando comecei a conhecer o acervo dessa biblioteca.







Devo isso a todos os funcionários que trabalharam nessa biblioteca nesses 14 anos, e agradeço a cada um deles até hoje.







Nunca mais parei de ler, com a leitura viajo, conheço outras culturas, sonho, procuro mensagens que possam ser aplicadas na minha vida diária e transmitidas às outras pessoas, além de procurar me aprimorar tanto na escrita como na forma de ler e conversar.







Porque acho que sem a leitura e sem o conhecimento que ela nos transmite, não é possível vivermos plenamente.







Gostaria de transcrever aqui um trecho do livro O Profeta de Kahlil Gibran: “Quando o amor lhes chamar, sigam-no. Ainda que seus caminhos sejam rústicos e ingremes; E quando ele lhes envolver com suas asas, não resistais. Ainda que a espada oculta em sua plumagem possa lhe ferir; E quando ele, o amor lhes falar, dêem crédito a ele, Ainda que sua vóz possa despedaçar-lhes sonhos como o vento nordeste devasta os jardins”.




Adicionar imagem




















LEITOR DO MÊS DE JUNHO: Cornélia James de Oliveira Tedeschi













Há alguns dias atrás, fui até a Biblioteca Municipal de nossa cidade, e qual não foi a minha surpresa em ser convidada pelas gentis funcionárias, a escrever sobre o meu gosto pela leitura e como tudo começou.







“Que eu me lembre, desde mocinha passei a gostar de ler, por influência de minha querida mãe, Dna. Ida.




Tínhamos muitos livros em casa, mas eu lia somente o que me era permitido, eram livrinhos de príncipes e princesas, mais tarde os romances de M. Deli e Concórdia Merrel, romances bem açucarados, onde o herói geralmente um homem frio, forte, dominador, acabava sendo conquistado pela doce heroína.




Os anos foram passando, e eu, cada dia mais querendo ler, aprender, pois é através dos livros que viajo, sonho, entro dentro dos personagens e tento vivenciar a situação deles, seus sofrimentos, suas aventuras, seus amores, suas alegrias e etc... tento me colocar no local onde a história se desenrola”.







Hoje em dia os livros são meus companheiros, em casa, em minhas viagens, não consigo ficar sem ter algo para ler, pois eles, os livros me trazem muita satisfação, alegria e principalmente companheirismo.




Agradeço esta oportunidade, e aconselho a todos a terem sempre um livro em sua cabeceira.







Mês de Maio: Dhiego Morais Rodrigues Vieira
















A Proficiência da Leitura










Dizem – não me pergunte quem – que o gosto pela leitura é passado por meio dos genes; bem, acho que meu gene se fortalece cada vez mais, podendo ser comparado à uma traça de biblioteca, assim como uma pintura é a obra prima para seu criador.




Esse meu gosto por ler faz com que eu procure nos mais diversos lugares, por livros cada vez mais interessantes, remontando desde a Idade Média – Dante Alighiere com a fabulosa “A Divina Comédia” – até o Realismo de Machado de Assis; passando por nossa era “fantástica” de inúmeras obras. Sendo assim, não poderia me manter longe da Biblioteca Municipal de Itanhaém.




Com um ótimo acervo, proporcionando diversas opções, é difícil saber o que escolher, diante tal situação.




Livros clássicos, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e, Dom Quixote, de Cervantes em ótimo estado de conservação, por mais que sejam emprestados, prova a eficiência tanto dos leitores quanto dos funcionários ao cuidarem de tais patrimônios.




A organização das obras e a eficiência no atendimento, são mais outro ponto que estimulam comparecer a biblioteca. Sem levar em conta que, de tempos em tempos renovam o acervo com mais títulos de grande renome e destaque.




Portanto, com uma biblioteca em lugar tão acessível, é de se esperar que mais e mais leitores tomem gosto pela leitura, pois quem lê tem vocabulário variado, se torna criativo, aflora a imaginação e se torna vencedor.




Como Machado de Assis escreveu:




“Ao vencedor, as batatas...”




(Quincas Borba – Assis, Machado de).






Mês de Abril: Beatriz Bassi





















Desde pequena sempre gostei de ler, mas nunca tive muito incentivo dentro de casa, até que meu tio me deu o livro “Ei tem alguém ai?” de Jostein Gaarder e desde então comecei a ter gosto pela leitura, mas só fui me apaixonar verdadeiramente pelos livros depois que conheci a Biblioteca Municipal de Itanhaém, principalmente por causa dos funcionários que estão sempre de bom humor e são muito legais e pacientes comigo, pois eu passo lá, obrigatoriamente duas vezes por semana para pegar ou entregar livros, fazer trabalhos e pesquisas, e para ver o que chegou de interessante, e também dar um “oi” aos funcionários.



Mês de Março: Daniela Franco da Rocha






























Eu uso a biblioteca todos os dias antes de ir pra escola para ler, escrever, fazer lições, estudar e buscar ajuda nos livros e na internet para fazer os trabalhos da escola.




Tem uma parte na biblioteca que é só de livros infantis para minha idade, gosto muito de ficar lá lendo, também gosto muito de ler gibis, então quando termino minhas lições vou ler gibis para me distrair.




Também participo dos saraus e das viagens literárias, que é quando vem os escritores conversar com a gente, eles contam como começaram a escrever e um pouco da vida deles, depois fazemos perguntas pra eles e eles respondem. Eu acho legal poder conversar com um escritor.




Eu adoro ler e isso me ajuda muito na escola porque agora já escrevo melhor e tenho muita imaginação para criar as minhas próprias histórias.




Os funcionários da biblioteca são bonzinhos e me tratam bem, gosto de todos.




Aqui na biblioteca eu me sinto bem e acho que é o melhor lugar para estudar antes de ir pra escola.










Mês de Novembro: Cláudia Regina Cavalheri







Eu frequento a biblioteca todos os dias na hora do almoço, ela já faz parte da minha vida há quatro anos. Adoro ler e por essse motivo uma das primeiras coisas que fiz ao me mudar para Itanhaém foi me cadastrar para poder fazer empréstimos de livros e desde então não parei mais de utilizá-la.




Adoro ler tudo, e agora cursando faculdade de Letras, os meus livros favoritos são sobre literatura e gramática. Aconselho todas as pessoas que conheço a fazer uso dela, pos considero a leitura um hábito saudável e produtivo, quem lê bastante escreve bem e se expressa melhor. Foi através da leitura de muitos livros que hoje escrevo poesias, poemas e pensamentos.




Considero a biblioteca de ótima qualidade e os funcionários muito educados e prestativos. Todos sempre estão dispostos a nos auxiliar na busca por determinado livro ou assunto e sempre me informam sobre evento e atividades culturais que serão oferecidas para que eu possa participar.




Neste ano aconteceu a Viagem Literária, e eu participei de todas, com autores de livros conversando com os leitores e contando a sua história de vida, além de aproximar leitores e escritores, incentivar as pessoas a lerem mais, este grande evento ajuda a incentivar as pessoas que gostam de escrever a dar o primeiro passo para iniciar a sua própria obra.




Considero a leitura uma grande viagem e convido a todos a embarcarem nesta viagem ao mundo das letras aqui na biblioteca da cidade.







Mês de Outubro: Kethlen Loiri de Souza






































































Bom, frequento a Biblioteca desde sempre (pelo que me lembro, 6 anos segundo minha mãe), quando pequena fazia minha mãe pegar livros para mim no nome dela porque eu não podia ter ficha.




Assim que completei idade suficiente fui lá eu fiz a minha própria ficha!! E então sempre pego livros para ler, sou bem eclética, gosto de tudo, adoro ler Harry Potter




( devo ter lido umas mil vezes todos da serie ), Meg Cabot, Sidney Sheldon, Stephen King, Dan Brow, sempre pego livros para estudo, etc....




Enfim, adoro ler, leio em casa, no ônibus, no trabalho, na escola, sempre que posso estou lendo algo.




Gosto de ir à Biblioteca porque sempre sou bem atendida, já sou amiga de todos os funcionários, sempre dispostos a ajudar quando é preciso, sempre arrumo um tempinho para passar por lá.




Mesmo agora na chamada "era moderna", prefiro consultar um livro a consultar a internet onde temos várias opiniões que não são muito confiáveis.







Incentivo a leitura para todas as idades e todas as minhas amigas já se acostumaram a me ver lendo, e em consequência disso elas também estão aderindo ao hábito.










Mês de Setembro: Adriana Firmino Siqueira




















































Frequento a Biblioteca Paulo Bomfim desde a minha época do 1º grau, eu sempre fui apaixonada por literatura. Com o tempo a História passou a exercer um grande fascínio em mim e desde então, a partir deste momento, não parei mais de ler.




Considero a Biblioteca como uma segunda casa, e se tivesse condições gostaria de possuir uma em minha própria casa, mas por outro lado seria um grande egoísmo de minha parte, não poder compartilhar a boa companhia dos livros com outras pessoas.




É isso que se aprende com os livros, a didática, o entendimento da escrita correta, o prazer, a emoção, o medo. A leitura nos transporta para lugares imaginários, lugares difíceis de serem encontrados, mas fáceis de chegar.




Não sei quantos livros já li nesses 40 anos, mas sei o que aprendi com Shakespeare, Platão, Sócrates, Freud, Victor Hugo, Maquiável, Stephen Hawking, Drummond, Machado De Assis, José De Alencar, Paulo Coelho, Nora Roberts, Danielle Steel, Sidney Sheldon, J.R.R. Tolkien, Raymond Khoury, Dan Brown, Benitez, John Grisham, J.K.Rowling, Rosamund Pilcher, Kim Edwards, William Young, Augusto Cury, Stephenie Meyer, entre outros...




Quanto ao atendimento, a Biblioteca Poeta Paulo Bomfim, passou por grandes transformações ao longo desses anos de convívio, onde tive o privilegio de conhecer grandes colaboradores para os meus trabalhos escolares do ginásio, colegial e agora na faculdade, além do meu lazer.




Hoje, com o mundo totalmente globalizado, onde o acesso à internet está mais fácil, muitas vezes os livros se tornam esquecidos, cabe a biblioteca cada vez mais, procurar incentivar os alunos, os alunos, os leitores, e a comunidade, para que percebam o quanto é grandioso a leitura de um livro, e que, através dele, aprendemos a pensar e ter nossas próprias idéias.




Como eu admiro a leitura antiga, gostaria que fizesse parte do acervo da Biblioteca Poeta Paulo Bomfim, mais exemplares sobre “A HISTÓRIA DOS TEMPLARIOS” e também o livro “A ARCA SAGRADA” de Lawrence Gardner.







Mês de Agosto: Maria Gonçalves Rodrigues


































Em toda minha vida só consegui estudar até a 4ª série do ensino fundamental, mas descobri na leitura uma paixão. Virei “rata de biblioteca” e posso garantir que o espaço que frequento é maravilhoso, é um mundo em que eu viajo e adquiro novos conhecimentos, aprendo a conversar, a entender a expressão das palavras e os seus significados, que enriquece meu espírito e minha mente, por isso sou frequentadora assídua da biblioteca há dois anos, onde encontro tudo o que preciso, lançamentos de livros como a série crepúsculo de Stephenie Meyer, e as trilogias de Nora Roberts, que eu adoro, atendimento excelente e amizades que para mim é uma família.



















Mês de Julho: Sandra Maria Bello










Sandra Maria Bello foi eleita a nossa leitora do mês, a munícipe frequenta a biblioteca há 15 anos visitando-a em média 3 a 4 vezes por semana. Suas leituras preferidas são literaturas estrangeiras e brasileiras, dentre os autores, ela destaca: Nora Roberts, Rosamunde Pilcher, Dan Brown e Marion Zimmer Bradley.




Segundo a usuária Sandra “a biblioteca mantém-se atualizada proporcionando acesso aos melhores lançamentos. Outro atrativo é a reserva de livros, acho maravilhoso receber uma ligação dizendo que o livro que quero ler encontra-se disponível”.




Além do empréstimo de livros a leitora também utiliza outros serviços proporcionados pela biblioteca como: cursos de informática, encontro com o autor e oficinas culturais.







A leitora, pelas suas inúmeras visitas ao longo desses anos conserva uma amizade com a equipe da Biblioteca e elogia o bom atendimento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog