terça-feira, 13 de junho de 2017

André Vianco cria mundos e desperta a imaginação de seus leitores


CULTURA - Em um encontro descontraído, o autor contou sobre sua vida e carreira como escritor

O escritor é alguém que dá vida e valor às palavras. Eles mudam a forma de ver o mundo, atiçam a curiosidade e imaginação do leitor, trazem novas perspectivas e dão oportunidades às pessoas de explorarem novos mundos, criarem refúgios e se identificarem com os personagens das histórias. E é este desejo e prazer pela leitura que o escritor André Vianco desperta em seus leitores. O autor esteve na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, pelo programa Viagem Literária, na última terça-feira (6).


Em um encontro descontraído, o autor conversou com o público sobre sua vida e trajetória até virar um escritor. Contou sobre dificuldades no início da carreira, como e quando suas obras começaram a se tornar conhecidas, respondeu perguntas dos leitores, autografou livros e tirou fotos, sempre brincando e sorrindo.Em sua terceira passagem pelo Viagem Literária, André afirmou que tem muito prazer em conversar com seus leitores. “É um programa que eu gosto muito, e eu gostei bastante do encontro com os leitores aqui. Acho interessante essa troca de ideias e palavras com eles. É sempre gostoso. E é muito bom ver que por onde eu passo as perguntas que são feitas, seja de adolescente ou adulto, sempre são as mesmas, não importa a idade, a curiosidade está sempre ativa”.Assim como muitos de seus colegas de ofício, o escritor não tem uma obra preferida, aquele que mais gostou de escrever. “Cada livro é uma experiência, é difícil falar que eu gostei mais desse ou daquele. Porém, o ‘Sete’ é emblemático, eu escrevi em 90 dias. Não esqueço essa experiência de estar completamente arrebatado pela história, foi muito interessante”.André também respondeu sobre o que sente ao saber que as pessoas leem suas obras e pedem por mais. “É uma alegria ver o que eu estou colocando no papel, transmitindo essa paixão, se consolida como uma carreira, uma profissão. E ver que as pessoas se conectam com as histórias, gostam desses mundos que eu invento e compram essa ideia”.

SOBRE O AUTOR – André Vianco é romancista, roteirista, diretor de cinema e televisão. Ele é especializado em literatura de terror, sobrenatural, vampiresca e baixa fantasia. Começou a carreira trabalhando como redator para o Departamento de Jornalismo da Rádio Jovem Pan. Em 2010, incursionou pelo audiovisual e fundou a Criamundos, sua produtora de conteúdo audiovisual. Roteirizou, produziu e dirigiu o piloto para a série intitulada ‘O turno da noite’, uma adaptação da sua obra de mesmo nome.
Em 1998 escreveu seu primeiro romance, ‘O Senhor da Chuva’. No ano seguinte, lançou o livro ‘Os Sete’, que deu origem a ‘Sétimo’, escrito em 2002. Depois disso, alcançou a fama com os livros de thrillers sobrenaturais, como ‘A Casa’, ‘Sementes de Gelo’, ‘Meus Queridos Monstrinhos’, entre outras obras que fizeram André Vianco ser um dos escritores brasileiros mais conhecidos.PROGRAMA – O Programa da Secretaria de Estado da Cultura, criado em 2008, promove uma verdadeira turnê com escritores renomados e jovens talentos pelo Estado, levando mais de 350 atividades a bibliotecas de todo o Estado.O programa Viagem Literária tem como objetivo aproximar autores, contadores de histórias, livros e bibliotecas do cidadão paulista. Além de ser parte importante de um conjunto de ações do Governo do Estado de São Paulo para incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura, promove diálogos que dinamizam a programação cultural das bibliotecas municipais, contribuindo para transformá-las em Bibliotecas Vivas e centros de convivência multicultural para toda comunidade.SP LEITURAS – É uma organização social de Cultura qualificada pelo Governo do Estado para fazer a gestão de programas como o Viagem Literária nas unidades vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, incluindo a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, sob a coordenação da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog