terça-feira, 30 de setembro de 2014

BATE-PAPO COM O ESCRITOR RAPHAEL DRACCON

“Literatura fantástica atrai novos leitores”, conta escritor da trilogia Dragões de Éter
O programa Viagem Literária, responsável por democratizar o acesso à cultura e promover o contato direto entre escritores e as comunidades, trouxe para Itanhaém o autor da trilogia ‘Dragões de Éter’ e ‘Cemitérios de Dragões’, Raphael Draccon. O encontro com o escritor aconteceu na última quinta-feira (25), na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, no Centro.


O autor de literatura fantástica, ficção de suspense e romances com elementos sobrenaturais comandou um bate-papo descontraído com o público sobre o início da sua carreira, quando aos 6 anos, decidiu que se tornaria escritor e trabalharia com cinema. “Fui de uma família muito humilde. Aprendi a ler com os escritores Pedro Bandeira e Monteiro Lobato. Na época não tinha condições de comprar um livro, por isso trabalhei de graça em uma livraria para ler no local as obras que me interessavam”. 
Raphael falou sobre o processo de criação de um livro e as experiências no mundo das letras. E aos futuros escritores, ele deu algumas dicas: “Antes de iniciar o texto de um livro, escrevo a história em tópicos para não me perder no decorrer da elaboração dos capítulos. Cada um tem uma forma de escrever, por exemplo, eu só consigo produzir em casa”.
Com a marca de 200 mil exemplares, Draccon é o escritor mais jovem a assinar contrato com duas das maiores holdings editoriais do mundo, Planeta do Brasil (espanhola) e Leya (portuguesa). O editor é também integrante do RapaduraCast, roteirista premiado pela American Screenwriter Association (ASA) e chegou ao quarto lugar dos mais vendidos no México, pela Random House. Responsável pela indicação da obra de George R.R. Martin, Crônicas de Gelo & Fogo, é hoje escritor da editora Rocco.
“Um dos momentos mais importantes da minha carreira foi quando participei da Bienal do Livro. Outro momento foi quando assinei contrato com uma grande editora. Se você tem um sonho deve lutar por ele”, conclui o autor.
Além dos estudantes da Escola Municipal Dalva Dati Ruivo de Itanhaém, um grupo de alunos do município de Araçariguama esteve na Biblioteca para prestigiar o autor de Cemitérios de Dragões. “A história de vida dele é motivadora. Essas duas horas e meia de viagem valeram à pena. Vou comprar as obras dele assim que chegar em casa”, conta Lara Stefani Gonçalves Marques, da 8ª série.
O programa Viagem Literária, responsável por trazer autores de diferentes locais do Brasil, conta com a parceria da Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras). A programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.
BIBLIOTECA MUNICIPAL - O acervo do local é composto por livros, mapas, folhetos, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas e livros adaptados para deficientes visuais (braile) e audiobook. O público frequentador vai desde crianças a idosos, pesquisadores, munícipes, usuários das cidades da região e turistas. O objetivo das atividades realizadas na Biblioteca é desenvolver o prazer pela leitura e aproximar o público do autor.
Por Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog