segunda-feira, 10 de junho de 2013



Escola municipal usa biblioteca para estimular hábito da leitura com alunos



 Ler é viajar o mundo e conhecer diferentes culturas sem sair do lugar. A parceria da Escola Municipal Lions Clube com a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim está sendo trabalhada para potencializar a intimidade dos alunos do 5º ano com os livros. A prática da leitura tem o poder de enriquecer o vocabulário, melhorar a escrita e a interpretação textual.

A melhor forma de aprender é estar rodeado de livros, e o papel da escola é crucial na transformação do aluno-leitor. E a unidade sabe que a fórmula para intensificar o hábito da leitura é familiarizar o ambiente da biblioteca com os estudantes do Ensino Fundamental.

De acordo com a professora Patrícia L. Simões Fernandes, quanto mais cedo a criança tiver o contato com a literatura, grandes são as possibilidades dela se tornar uma leitora frequente. “Quero que eles tenham o contato assíduo e sejam parceiros da biblioteca. A leitura nos permite viajar”, destaca.

Olhos atentos às histórias narradas revelam o interesse dos alunos pela literatura. Impulsionada pela curiosidade, a estudante Beatriz Dias Pereira Ribeiro, de 9 anos, espera o momento certo para contar aos pais a experiência vivida no local. “Gosto de ler textos, principalmente os livros tridimensionais. Meus amigos e eu nos divertimos bastante”, salienta Beatriz.

Para a aluna Letícia Vieira Silva, de 10 anos, é divertido usar o espaço para conhecer novas culturas. “Costumo vir acompanhada dos meus pais, mas a experiência de chegar ao local com meus colegas de classe são diferentes. Aqui tem muitas opções de livros”.

A biblioteca tem o papel de mediador entre o leitor e o livro. O local disponibiliza aos usuários um ambiente de incentivo à leitura, pesquisa, estudo e empréstimos de livros. O acervo é composto por aproximadamente 50 mil volumes, entre obras de literatura nacional, estrangeira, infantil, técnicos, auto-ajuda, revistas, enciclopédias, dicionários, Braille e audiobooks.

A Bibliotecária Maraléia Menezes destaca a iniciativa da escola. “Foi a professora quem entrou em contato com a biblioteca e agendou a visita dos alunos, assumindo um papel importantíssimo na promoção e motivação da pesquisa e leitura. Há professores no Município que realizam trabalhos diferenciados, utilizando a Biblioteca Municipal para criar e enraizar a cada dia o hábito da leitura junto aos estudantes”, ressalta.

O local tem disponível aos usuários computadores para aulas de internet e pesquisa de alunos, um espaço para a leitura e acervos voltados para deficientes visuais e auditivos. 


 Por Secretaria de Comunicação Social
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog