terça-feira, 28 de junho de 2011

Exposição Festa Junina 2011



Neste mês de Junho comemoramos a tradicional “Festa Junina”, e a biblioteca municipal “Poeta Paulo Bomfim” não poderia ficar fora dessa.

História

Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".

As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás.
No Nordeste brasileiro se comemora, com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.
No interior de São Paulo ainda se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

Os livros a seguir fazem parte da nossa exposição.

Almanaque Brasil de Cultura Popular - Editora Positivo
Uma história para cada dia Junho – Editora Globo
Folclore, Danças e ritmos do Brasil – Editora Abril
Contos Caipiras – Editora Saraiva
Eventos Escolares – Maria Radespiel
Anarriê – Michel Borges
São Paulo, Memórias de Sabor – Rosa Belluzzo
Brasil, Histórias, Costumes e Lendas – Editora Três


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog