quarta-feira, 8 de junho de 2011

ENCONTRO - ITANHAÉM RECEBE IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO







ENCONTRO - O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos no espaço da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim



Viagem Literária apresenta o escritor Ignácio de Loyola Brandão



Um dos maiores autores brasileiros reconhecido internacionalmente, o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão esteve em Itanhaém nesta segunda-feira (06), participando do projeto Viagem Literária 2011 – Módulo: Bate-papo com o escritor: Literatura para todos”. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, e reuniu público de todas as idades.


Cerca de 200 pessoas se concentraram no espaço da biblioteca. Os primeiros a chegar iam se acomodando nas cadeiras estrategicamente colocadas de frente a Loyola. Em segundos, o ambiente lotou, e todos aguardaram ansiosamente a entrada do autor.
Bem humorado, o jornalista de prestígio internacional sentou sobre a mesa, e deu início ao bate-papo. Cheio de graça, contou que foi na escola, aos 9 anos, escrevendo uma redação sobre a ‘Branca de Neve’, que descobriu sua aptidão pela carreira de escritor.

Em meio um conto e outro, suas histórias foram criando formas capazes de transformar um silêncio observador dos espectadores, numa série de risadas. O escritor tem facilidade com as palavras, maior ainda, em arrancar do público das mais discretas até as incontroláveis risadas avivadas.

Loyola traz na bagagem um público fiel aos seus livros, como é a integrante da equipe de Educação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém Suely Piedade Santos, que acompanha a carreira do escritor desde os anos 80, quando ele publicava crônicas no Jornal Shopping News de São Paulo. “Foi gratificante poder ter dito isso a ele ontem, na biblioteca municipal e receber dele um carinho especial, dedicado por ele a todos os seus leitores. É claro que li seus principais livros como ‘Zero’ e ‘Não Verás País Nenhum’, além de vários contos”.

O evento contou com as presenças do prefeito João Carlos Forssell, do presidente da Câmara Marco Aurélio (PTB), do secretário de Governo Silvio Lousada, da diretora de Cultura Marcia Zanco, e os vereadores: Rogélio Salceda (PR) e Flavio Abassi (PSDB).

O jornalista tem o hábito de carregar por onde anda a caderneta azul. Nela, registra frases e pensamentos. Para Loyola, são observações que no futuro poderão ser transformadas em ideias para uma nova história. “Uma vez conversando com uma pessoa, ela disse que morreria, mas não sairia do carro. E isso me deu uma ideia de escrever um livro. E nele retratei a cena de milhares de carros congestionados em São Paulo, com pessoas mortas dentro dele”, comentou o escritor no bate-papo.

Em quase três horas de conversa, a atenção ainda era vidrada ao autor. O menino Gustavo Guimarães de 14 aos, da E.M Noemia Sales Padovan comenta como foi conhecer o escritor. “Gostei muito do encontro, e já conhecia o autor. Li crônicas e alguns dos livros dele, como ‘O Menino que Perguntava’ e ‘O Menino que Vendia Palavras’. Ele é muito é muito simpático. Já tenho até a intenção de ler outros livros dele”.

VIAGEM LITERÁRIA – Em sua quarta edição, o programa “Viagem Literária” consolidou-se como um dos mais amplos e diversificados projetos voltados ao livro e ao incentivo da leitura no Estado de São Paulo. Atualmente, 70 cidades fazem parte do projeto que leva autores consagrados a diversos municípios paulistas. De junho a novembro, as bibliotecas das cidades participantes recebem uma atração mensal voltada à literatura. O Programa Viagem Literária é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação,

Cultura e Esportes de Itanhaém.

SOBRE O AUTOR – Natural de Araraquara, Ignácio de Loyola Brandão, um dos mais destacados autores da geração dos anos 70, é também jornalista de longa e respeitada carreira, tendo trabalhado em importantes revistas e jornais, e respondendo hoje por uma coluna quinzenal de crônicas no jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog