sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

LEITOR DO MÊS

MÊS DE JANEIRO
LEITOR: SANDRO MARTINS




Se me dissessem, há 8 anos atrás, que ler seria tão empolgante quanto assistir a um filme, eu diria: "Estão de brincadeira comigo".

Como poderia se comparar um livro com um filme? Como passaria a emoção gerada pelas imagens e pela atuação dos maiores atores de Hollywood? Nunca um livro trará tanto prazer quanto um filme, eu pensava. Com certeza, e digo isso depois de quase 10 anos, eu estava totalmente errado.

Após assistir a um filme sobre Ramsés, o maior faraó da história do Egito, fiquei fascinado pela grandeza e pelas conquistas deste império. Porém, o filme foi um pouco vago sobre a real história do faraó, e isso despertou meu interesse em conhecer mais a sua história e também a do Egito antigo. No dia seguinte fui à Biblioteca Municipal de Itanhaém para tentar pesquisar um pouco mais, pois eu não possuía serviço de internet em casa e ainda não haviam as famosas "Lan Houses".

Para a minha surpresa, dei de cara com uma série em 5 volumes, do autor Christian Jack, intitulada nada mais, nada menos, como "Ramsés"!

Não acreditava que encontraria uma obra tão completa sobre uma única pessoa! Imediatamente peguei os volumes e, acreditem, li todos em apenas 40 dias! Mais de 2.000 páginas, contando a incrível história do Egito e de seu maior faraó, sua cultura, seus costumes, sua religião, suas obras colossais e suas aventuras, tudo isso em 40 dias!

Depois que terminei, li outra série intitulada "Pedra da Luz", do mesmo autor ( descobri que o cineasta que produziu o filme, "leu" anteriormente as obras de Christian Jack e inspirou-se para o filme.). Foram mais 1.500 páginas incríveis e a maior experiência integrada de entretenimento, pesquisa, conhecimento histórico, concentração, disciplina e diversão que já tive em minha vida. Nem eu mesmo conhecia meu potencial para leitura.

Após isso, não parei mais de ler. Hoje troco facilmente o filme pelo livro (quando não tem livro vai o filme mesmo...rs). Me concentro mais, evoluo meu vocabulário, me emociono, construo cenários e personagens com minha própria imaginação. Sou um autêntico "devorador de livros". De 8 anos para cá, já li mais de 400 livros, de diversos gêneros e autores. Noventa e cinco por cento deles são do acervo da Biblioteca Municipal. Já visitei várias bibliotecas e na minha opinião a mais completa é a de Itanhaém.

Quando compro um livro, leio e faço a doação logo em seguida. Não possuo nenhum livro em minha casa. Não preciso deles guardados, prefiro eles nas mãos de outros leitores que buscam o mesmo que eu. São mais bem cuidados nas mãos dos excelentes profissionais que trabalham na biblioteca. Lá o ambiente é muito bom, agradável, as pessoas são muito educadas e atenciosas (já são meus amigos), o acervo é fantastico e de muita qualidade, além de outros serviços e eventos que são promovidos constantemente. Lá eu me sinto em casa, afinal, ler é meu principal hobbie e a biblioteca, minha segunda casa!





Um comentário:

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog