quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Viagem Literária

CULTURA – a ideia do programa é viabilizar a democratização quanto ao acesso à cultura, promovendo o contato entre escritores e população.

Viagem Literária recebe grupo ‘As Meninas do Conto’ no dia 16 de agosto

As atividades do programa Viagem Literária retornarão no dia 16 de agosto com a presença do grupo ‘As Meninas do Conto’, no módulo ‘Contação de Histórias’. Em sua 3ª edição, a programação será desenvolvida em dois períodos, às 10 e às 15 horas na Biblioteca Poeta Paulo Bomfim, localizada na rua Cunha Moreira, 71, Centro.
Nesta edição, ‘As Meninas do Conto’ realizarão vivências baseadas nas técnicas de contar histórias e seus desdobramentos, com o objetivo de resgatar a arte de contar histórias e formar novos multiplicadores desta linguagem.
Para uma das integrantes do grupo, ser contador é trabalhar a presença, olhar, credibilidade, voz e corpo para dar vida ao que se ouve. “Para a gente, o ponto principal da Viagem Literária é percorrer pequenos municípios que muitas vezes tem atividades culturais quase que escassas. Outra ação importante desse programa é proporcionar um evento para a família, com histórias saudáveis para todas as idades, utilizando o espaço da biblioteca”.
O Viagem Literária já acontece há mais de dois anos. Seu principal objetivo é viabilizar a democratização quanto ao acesso à cultura, promovendo o contato direto entre escritores e população. O programa contempla cidades de três mil a um milhão de habitantes, tudo para facilitar o encontro com a literatura.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Itanhaém. Para informações, entrar em contato por meio do telefone (13) 3426-1477.

AS MENINAS DO CONTO – Criado em 1995, pelas atrizes Kika Antunes e Simone Grande, o grupo pesquisa as narrativas que fazem parte do imaginário popular e traz um contato e aprendizado com o universo infantil. O elenco desenvolveu uma forma própria de criação teatral a partir de contos populares.
Em 2002, recebeu o Grande Prêmio da Crítica da APCA, na categoria Teatro Infantil, com os espetáculos ‘A princesa Jia e Porque o Mar Tanto Chora’. ‘Porque o Mar Tanto Chora’ recebeu o Prêmio Panamco 2002 nas categorias de melhor figurino, atriz e espetáculo. ‘As Velhas Fiandeiras’ recebeu o Prêmio APCA de melhor espetáculo infantil e Prêmio Coca-Cola Femsa de melhor espetáculo, texto e música em 2004. Já em 2005, o espetáculo ‘Papagaio Real’ recebeu indicações para o prêmio Coca-Cola Femsa, nas categorias de melhor espetáculo, música, atriz, texto e figurino.

Por Departamento de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog