quarta-feira, 21 de julho de 2010

ENTREVISTA - AS MENINAS DO CONTO

Confira abaixo a entrevista que o grupo gentilmente nos concedeu por e-mail no dia 17/07/2010:

1) Qual o papel da contação de histórias na formação do leitor?
Percebemos em nossa trajetória que ao contarmos histórias as pessoas querem um pouco mais, querem repetir aquela experiência, mas não podem levar o contador para casa, então o livro torna-se um elo entre a figura mágica do contador e o ouvinte...sempre dizemos no final de uma sessão que nós vamos embora mas as histórias ficam.

2) Eventos como esse podem aproximar o público da leitura?
Com certeza, ouvir histórias é bom e saudável para todas as idades. A nossa maior fonte de histórias são os livros, que carregam mais e mais histórias, e muitos deles encontramos nas bibliotecas, onde o evento é realizado. Dessa maneira aproximamos o leitor do livro de duas maneiras: através das histórias compartilhadas na sessão e dos livros que ali estão.

3) Qual a importância do Viagem Literária para os municípios?
Para nosso grupo o ponto principal da Viagem Literária é percorrer pequenos municípios que muitas vezes tem atividade cultural quase que escassa. Muitas dessas cidades existem contadores de histórias, artistas "escondidos" que através da experiência em receber um grupo de fora veem a possibilidade de realizar o seu próprio trabalho.
Outra ação importante desse programa é proporcionar um evento para família, ouvir histórias é bom e saudável para todas as idades... utilizando o espaço da biblioteca valorizamos e voltamos a ocupar um espaço público que nos seu ideal deveria ser de troca na sociedade mas que na atualidade anda muito abandonado.

4) O que vocês pretendem trazer para Itanhaém? Já conhece a Cidade?
Sempre temos uma prévia de idade e quantidade de público que teremos, separamos histórias para atender esse perfil, mas levamos um repertório diversificado com histórias de toda parte do mundo, porque só quando chegamos na cidade e conhecemos as pessoas batemos o martelo do que realmente vamos contar. Tudo influencia, o espaço, a temperatura... o público,por isso temos que ter um repertório grande para poder dialogar com os ouvintes presentes naquele momento.
Sim já estivemos em Itanhaém no ano de 2007 com o espetáculo: "Por que o mar tanto chora" pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo - ProAC.

Fabiane Camargo
As Meninas do Conto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog