terça-feira, 5 de maio de 2009

EVENTOS


No Dia Nacional do Livro, os leitores falam da importância da data







































 



A leitura nos permite viajar a cenários desconhecidos sem sequer sair do lugar. E no Dia Nacional do Livro, comemorado neste dia 29 de outubro, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, considerada referência em projetos de incentivo à leitura, é o ambiente adequado para os amantes da Literatura dos mais variados estilos frequentarem.

A biblioteca reúne no espaço alunos das escolas municipais, que já se revelam jovens leitores. Pessoas de todas as idades frequentam o local para tornar o tempo livre agradável, com muita diversão e brincadeira. “Gosto de ler livro de dinossauros e também de matemática”, conta Fernando Aparecido Oliveira, 8 anos, da E.M Maria Graciette Dias.
A biblioteca deixa de ser apenas um espaço de leitura para se tornar palco de atividades direcionadas para toda a família como o Programa Viagem Literária, Oficinas Culturais, Telecentro, exposições, entre outras.
São disponibilizados aos usuários empréstimo de livros, pesquisa e estudo. Em média, 350 pessoas comparecem diariamente ao espaço. De janeiro a outubro, a biblioteca registrou a passagem de mais de 12 mil pessoas, entre crianças e adultos.
Alunos de escolas públicas e particulares gostam de prestigiar o ambiente. Graziela da Silva Santos, é mãe da aluna Giovanna Santos, 8 anos, confessa que ver a filha se interessar pelos livros ainda pequena é emocionante. “Ela gosta muito desse contato com o livro. É muito importante para o futuro que ela se interesse por leitura desde cedo”, salienta.
Para facilitar a procura pelas obras, a biblioteca está catalogando os livros existentes em seu acervo com o objetivo de modernizar o atendimento à população. O processo de automação, implantado no primeiro semestre, proporcionará um catálogo eletrônico de aproximadamente 50 mil volumes, com ferramentas de pesquisa, controle de consulta, reserva e devolução.
Com o Biblivre versão 3.06, software atestado pela Fundação Biblioteca Nacional, as fichas de papeis serão eliminadas, dando lugar somente ao cadastro eletrônico. De casa, o leitor já pode acessar o sistema e saber quais os livros de propriedade da biblioteca.
O acervo é composto por livros de literatura nacional, estrangeira, infantil, técnicos, auto-ajuda, revistas, enciclopédias, dicionários, braille e audiobooks. Os frequentadores se deparam com obras de escritores renomados como Machado de Assis, Jorge Amado, Euclides da Cunha, Érico Veríssimo, José de Alencar, João Guimarães Rosa, João Cabral de Mello Neto, Victor Hugo, Dante Alighieri, Luis de Camões entre outros.
HISTÓRIA – Em 29 de outubro de 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o Dia Nacional do Livro.

Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br


 
Biblioteca Municipal promove oficina de contação de histórias no dia 26

Ensinar a contar histórias e exercitar a imaginação despertando na criança o gosto pela literatura. Essas e outras técnicas estarão presentes no dia 26, das 8h30 às 12h30, na oficina ‘Iniciação de Contação de Histórias’, destinada aos profissionais da educação. Mais tarde, a partir das 14 horas, será a vez das crianças se encantarem com as histórias narradas por Fernando Rino. O encontro será na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
Na oficina, comandada por Fernando Rino, serão apresentadas aos professores, educadores e profissionais da área da educação técnicas de corpo e voz no momento da contação. Elementos que muitas vezes são resgatados em marionetes e fantoches para a caracterização dos personagens.
Haverá ainda a contação de histórias para as crianças com marionetes dos personagens do livro “As aventuras de Firmina Dalva e seus amigos”, da jornalista Érika Freire, marcada para as 14 horas e às 15h30. Além disso, o projeto inclui a doação de 300 livros.
O projeto, aprovado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, (ProAC-ICMS) conta com o patrocínio da empresa Usiminas.





Bate-papo com o escritor Menalton Braff está no Programa ‘Viagem Literária’ de outubro

 Mais uma edição do Programa ‘Viagem Literária’ está sendo preparada para o mês de outubro. A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim receberá o módulo ‘Bate-papo’ com o escritor Menalton Braff, que conversará com leitores sobre suas obras literárias voltadas ao público infantojuvenil. O encontro está marcado para o dia 19 de outubro, às 15 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro. O escritor contará um pouco sobre sua trajetória, dedicação às atividades literárias e publicações que lhe renderam importantes premiações. O autor tem 19 livros publicados, mais um em processo de edição e impressão na editoria e um prêmio Jabuti na bagagem, conquistado em 2000, com a coletânea de contos ‘À sombra do cipreste’. Ele também já foi um dos finalistas da Jornada de Passo Fundo em 2003 e Jabuti em 2007, com o volume de contos ‘A coleira no pescoço’. Mais tarde, em 2008, com o romance ‘Amuralha de Adriano’, responsável pelaMenção Honrosa no 50º Prêmio Casa de Las Américas (Havana), entre outras. Mais informações do autor pelo site: http://www.menalton.com.br. Este ano, o cronograma se estende até outubro, dividido em módulos como: Contação de Histórias e Bate-papo com o Escritor. Mais informações por meio do telefone (13) 3426-1477. VIAGEM – O Programa da Secretaria de Estado da Cultura, criado em 2008, promove uma verdadeira turnê com escritores renomados e jovens talentos pelo Estado, levando mais de 350 atividades a bibliotecas de todo o Estado.

Contação de Histórias do Programa ‘Viagem Literária’ diverte crianças e adultos


O escritor Paulo Netho mostrou no Programa Viagem Literária, no módulo ‘Contação de Histórias’ que é possível misturar poemas, trava-línguas, trovas populares e adivinhas na mesma contação. Crianças e adultos se divertiram com as histórias narradas no último dia 14 de setembro, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim.

Durante a apresentação, o clima de magia e diversão tomou o espaço da biblioteca que recebeu alunos de escolas particulares e municipais. O autor apresentou o espetáculo ‘Histórias de Mergulhar’ composto por um repertório que mescla diferentes gêneros literários.

O encontro é destinado ao público infantil, mas os adultos também participam. Não decidi trabalhar com crianças foi acontecendo. Hoje, quando estou com elas fico em paz”, conta Paulo.

Ele diz que o sucesso se deve a simplicidade ao contar uma história e os pequenos detalhes. “Poemas, trava-línguas, trovas populares mexem com a imaginação. As crianças embarcam porque elas têm essa necessidade de voar. A minha vontade é de jogar com a platéia, sempre com propostas de incentivo à leitura”, conclui.
















A biblioteca Municipal Paulo Bomfim recebeu o Workshop "Caminhos do Traço - Ampliando a Visão sobre Quadrinhos e Ilustração", em 25 e 26 de Julho. Foram dois dias em que o público pode conferir as técnicas que existem por trás dos desenhos de humor e suas diferentes formas de criação.



            



Escritor Roberto Stavale lança livro de crônicas e contos na Biblioteca Municipal






  A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim será palco do lançamento do livro ‘Janelas das Recordações’, do autor Roberto Stavale. A obra é uma combinação de histórias reais e fictícias narradas em crônicas e contos pelo escritor em diferentes ocasiões. O encontro está marcado para o dia 20 de julho, às 18 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

Stavale apresentará uma coletânea baseada em pensamentos e relatos inusitados de histórias confidenciadas e vivenciadas pelo autor. Durante o lançamento, o escritor fará a leitura de alguns dos trechos elaborados cuidadosamente para o público.

O leitor encontrará na obra uma linguagem simples e envolvente que mistura ficção e realidade contadas em 330 páginas. Além de contos e crônicas, Roberto traz também artigos e sátiras sobre o cotidiano.
O escritor já lançou seis publicações que seguem o formato de literatura poética. Sua primeira obra, ‘Manobras na Noite’, foi lançada em 1998. Nos anos seguintes vieram os lançamentos ‘Murmulhos’ (1999), ‘Poesia do Brasil’ (2002), que também recebeu uma versão em francês. Mais tarde ‘Metáforas’ (2002), e nos anos seguintes ‘Antologia Em Prosa’ (2003) e ‘Contos e Recontos’ (2004).

SOBRE O AUTOR – Roberto Stavale nasceu em 31 de Maio de 1941, na cidade de São Paulo. Formado em Administração, seguiu carreira de artista plástico, escritor e poeta. Aos 18 anos, ingressou na Associação Paulista de Belas Artes.
Seu estilo é o expressionismo. Além de pintura a óleo, acrílico, aquarela, guache e pastel; pesquisa outras texturas. Faz xilogravuras, pirogravuras e artes gráficas digitais. O escritor já participou de inúmeros Salões de Artes e conquistou diversos prêmios.

               Biblioteca Municipal abre inscrições para o workshop de Quadrinhos e Ilustração




As técnicas que existem por trás dos desenhos de humor e suas diferentes formas de criação serão reveladas no workshop “Caminhos do Traço – Ampliando a Visão sobre Quadrinhos e Ilustração”, que acontecerá nos dias 25 e 26 de julho. As inscrições já podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Podem participar das oficinas pessoas a partir dos 12 anos.
 
 Os cartunistas brasileiros Gilmar Barbosa, Luiz Carlos Fernandes e Custódio Rosa irão oferecer ao público oficinas de quadrinhos, charges, tiras, caricaturas e ilustrações. O trio mostrará aos participantes técnicas com o objetivo de contribuir para a formação de mais leitores e consumidores de artes gráficas.
“O workshop será dividido em três patamares: Lúdico para as pessoas com aptidão para o desenho, para aquelas que possuem noção, mas sem muito direcionamento e as que já desenham, mas precisam de um intercâmbio com profissionais da área”, conta o cartunista Custódio.

No encerramento da oficina, os participantes receberão, gratuitamente, livros de quadrinhos e tiras. A oficina é dividida em dois dias com duração de três a quatro horas.    O projeto é realizado pelo Programa Ação Cultural de São Paulo (ProAC) e está em sua segunda edição. Ao total, seis cidades foram contempladas com o ‘Caminhos do Traço’, que encerra o circuito deste ano em Itanhaém.
OFICINEIROS – Gilmar Barbosa é autor de cinco coletâneas de tiras e recebeu o prêmio ‘HQ MIX’ de melhor cartunista brasileiro. Uma de suas conquistas foi o Prêmio Vladimir Herzog em 2006.
Luiz Carlos Fernandes começou a publicar seus trabalhos em 1979. São mais de 40 prêmios nacionais e internacionais (Portugal, Romênia, Itália), em categorias como charges, escultura, cartum e caricatura. Em 2010 venceu o ‘HQ Mix’ de melhor caricaturista do Brasil.
Custódio Rosa é cartunista, chargista, quadrinhista. Teve trabalhos premiados em diversos salões de humor e atualmente produz desenhos que são exibidos na TV Câmara.
 

-

ESPETÁCULO INFANTIL "À SALA DO CONTO" E WORKSHOP DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.


Biblioteca abre inscrições para espetáculo infantil e workshop de contação de histórias







10 de abril de 2012




Bomfim recebe nos próximos dias 19 e 20 de abril, o espetáculo infantil ‘À sala do conto’ e o ‘Workshop sobre contação de histórias’. As inscrições para as oficinas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.

Fotos da Cultura

A oficina é direcionada a professores, escritores, profissionais de teatro, pais, crianças de todas as idades e usa o prazer da contação de histórias como um agente facilitador do aprendizado e, principalmente, a promoção da leitura.

O texto e direção de Alberes de Barros e Débora Carvalho são caracterizados por personagens, que interpretam histórias encontradas em contos infantis, ricos em detalhes para exercitar a imaginação e estimular a criatividade da criança para a literatura.

Com técnicas lúdicas e utilizando de obras renomadas no cenário da literatura infantil como ‘A Roupa Nova do Imperador’ e ‘Guardadora de Gansos’ (Jacob e Wihelm Grimm), além dos grandes clássicos de Monteiro Lobato, a equipe trabalha conceitos básicos da estruturação lingüística que ajuda no processo de criação e construção das histórias.

O projeto é realizado pelo Programa Ação Cultural 2011 (ProAC) – Difusão da Literatura no Estado de São Paulo e Cooperativa Cultural Brasileira.

19 DE ABRIL
Evento: Espetáculo Infantil ‘À sala do Conto’
Horário: Às 14h00
Público Alvo: Crianças até 7 anos

20 DE ABRIL
Evento: Workshop sobre contação de histórias’
Horário: Às 14h00
Público Alvo: Professores, escritores e estudantes

Ficha Técnica
Dramaturgia - Alberes de Barros e Débora Carvalho
Direção - Alberes de Barros
Produção Executiva - Débora Carvalho
Elenco - Alberes de Barros, Débora Carvalho e Eduardo Mascena
Colaboração Sonoplastia – Márcio Lima
Colaboração de Cenário: Johny Morgado e Almeida Reis
Técnico de Luz e Som – Cássio Racy
Mediadores (mesa redonda) - Alberes de Barros e Débora Carvalho




EXPOSIÇÃO DE PÁSCOA

Finalmente está chegando uma das datas mais esperada para todos, especialmente para as crianças: A Páscoa.
Em comemoração a semana da páscoa – 02 à 08 de abril – a biblioteca além da decoração, apresenta a coleção de livros “Coelhos Divertidos”, para estimular a leitura das crianças.
Páscoa na Biblioteca, onde a diversão e o aprendizado andam juntos.
Feliz Páscoa...





Lançamento do livro DESTA COISA & OUTRAS COISAS

Escritor Rodrigo Ladeira lança livro e faz homenagem a Itanhaém

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim recebeu o escritor Rodrigo Ladeira para o lançamento do seu segundo livro ‘Desta coisa & Outras coisas’, no último dia 2. No encontro, o autor aproveitou para falar porque faz da poesia sua voz para a reflexão dos acontecimentos da vida e do mundo.
Antes do lançamento, o músico João Donato fez uma apresentação de guitarra com os maiores sucessos da música brasileira. “Eventos como esse traz a valorização e expande a cultura para que todos tenham acesso. Acredito que a educação depende da cultura”, explica Donato.
Entre os assuntos relatados na obra, Rodrigo fez uma homenagem a Itanhaém no formato de poesia. O autor, que é mineiro, reside na Cidade há 12 anos. “Estava andando pelo Centro Histórico em um domingo quando resolvi escrever um pouco sobre o que é o Centro os finais de semana”.
Ladeira é médico e trabalha no Programa Saúde da Família de Itanhaém. Quando não está a serviço, aproveita as horas para pintar e colocar no papel suas memórias. Na poesia busca mostrar um mundo vencido pelo amor, com revelações de fatos vivenciados diariamente.
O autor conta que para criar uma poesia não existe dia nem hora específica. “A inspiração surge e então escrevo sobre o momento que estou vivenciando. Escolhi poesia porque gosto do gênero e sempre quis escrevê-las. Poesia é a alma, é o momento em que solto os meus sonhos, o que não gosto e o que me incomoda. A poesia é minha forma de comunicação com o meu eu”.
Esta é a segunda obra de Rodrigo que segue a linguagem poética. O público vai encontrar aproximadamente 130 poesias reunidas na obra. “É uma forma de colocar no papel o que sentimos na alma. É uma terapia”, explica.
Para o autor, a Biblioteca Municipal foi escolhida porque abriga os mais diferentes programas e atividades culturais oferecidos à população. Para sua próxima obra, ele já pensa no terceiro lançamento: “Gostei daqui, o público foi caloroso. Se tudo correr bem, a nova edição será lançada nesse espaço”.

CONFIRA AS FOTOS




COMBATE A DENGUE:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E TEATRO






Na tarde da última quarta-feira (15) a Seção de combate a Dengue apresentou uma contação de história e teatrinho com fantoche na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. A Escola contemplada foi a “Nova Era”, com a participação de 46 alunos.



Foram duas histórias: Peixinho Barrigudinho e Fora Dengue. A história do Peixinho Barrigudinho gira entorno de Joãozinho, que tenta convencer o Peixe Barrigudinho a procriar para seus filhotes comerem as larvas do mosquito, evitando assim, o alastramento de uma epidemia.



A segunda história é de um grupo de superexterminadores da dengue, que nos convida a fazer parte deste grupo e mostra os tipos de dengue, sintomas, onde o mosquito se reproduz, e como combatê-lo.



Foi uma tarde muito significativa, as crianças interagiam com os educadores, com perguntas e respostas, complementando o aprendizado.

O teatrinho foi musical “Rap do mosquito”, um momento de descontração, não perdendo o foco.


No final da palestra houve a distribuição de um livro, uma história em quadrinhos, com jogos educativos, como um complemento do que foi ensinado.




Participações:

*Palestrante educadora: Priscila Peixoto
*Agentes de endemias: Andréia da Silva, Ana Cleide Alves, Hudson Tito e Tuani Magalhães Viana.




Biblioteca Municipal Paulo


Bomfim completa 46 anos






















-->-->


Pelos quarenta e seis anos de fundação da entidade,




Que congrega uma infindada variedade




De livros, revistas e jornais,




Do humilde ao graduado são iguais.




Nesse palácio do saber




Que procuram para solver




Todos os conhecimentos a disposição




Recebidos com muita dedicação




Objetivo maior dessa gloriosa entidade




Proporcionando bem-estar e felicidade!




Apóia atividades culturais




Através de projetos, trás escritores atuais




A comunidade aplaude




Biblioteca Municipal




Um reduto cultural




De Paulo Bomfim





E de todos enfim!









Por Elizabeth Cury Bechir Watanabe Academia Itanhaense de Letras




A Biblioteca Municipal de Itanhaém Poeta Paulo Bomfim está em festa. No próximo dia 14, ela completará 46 anos de existência. Fundada em 1964, a Biblioteca tem atualmente em seu acervo aproximadamente 30.000 títulos e 848 novos leitores matriculados, além dos serviços de reserva de livros, internet gratuita, curso de internet para a Terceira Idade, lançamento de livros, saraus, palestras e oficinas literárias.




Para comemorar o aniversário, o Coral Vozes de Itanhaém se apresentará no local dia 14, a partir das 19 horas. O grupo é composto por 27 componentes, que sob a regência do Maestro Luis Marcelo Baeta, encantará o público.







EVENTOS Durante este ano foram realizadas no local cinco edições do Projeto Viagem Literária, nas quais participaram 500 pessoas. Os eventos proporcionaram troca de experiências entre leitores e os grandes nomes da literatura que passaram pelas oficinas: João Carrascoza, Márcia Tiburi, Kátia Canton, As Meninas do Conto e Alice Ruiz.







A Biblioteca também tem mais eventos que atraem a população, como a ‘Visita Monitorada’, momento em que os alunos conhecem o funcionamento do local e participam da ‘Hora do Conto’. Este ano participaram 2.100 alunos da rede municipal.







ACERVO O acervo do local é composto por livros, mapas, folhetos, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas e livros adaptados para deficientes visuais (braile) e audiobook. O público frequentador vai desde crianças a idosos, pesquisadores, munícipes, usuários das cidades da região e turistas.





HISTÓRIAA Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim teve como sede a Casa de Câmara e Cadeia até 1991, e após várias mudanças, ganhou sede própria no dia 22 de abril de 1999, ocupando hoje o prédio onde funcionava anteriormente a Prefeitura de Itanhaém, localizado na rua Cunha Moreira, 71, no Centro. A Biblioteca tem como patrono o poeta brasileiro Paulo Bomfim, membro da Academia Paulista de Letras e conhecido como o ‘Príncipe dos Poetas Brasileiros’.











BIBLIOTECA COMEMORA SEUS 46 ANOS DE EXISTÊNCIA.




Fundada aos 14 dias do mês de dezembro de 1964, a biblioteca, que tem como patrono o renomado Poeta brasileiro Paulo Bomfim (membro da Academia Paulista de Letras e conhecido como “O Príncipe dos Poetas Brasileiros”) completará, no próximo dia 14 (terça-feira), 46 anos de muitas histórias e conquistas, onde destacam-se a incorporação de aproximadamente 30.000 títulos ao acervo; 848 novos leitores matriculados, reserva de livros, internet gratuita, curso de internet para a terceira idade, Lançamento de Livros, Sarau, aquisição de Tatames de EVA para o espaço infantil e a compra de cadeiras e mesas de estudos que tornaram o ambiente muito mais agradável, vindos por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém.




Durante o ano também foram realizadas cinco edições do projeto Viagem Literária, que atingiram cerca de 500 pessoas e proporcionou, a leitores e autores, uma eficaz troca de experiências. Nessas edições contou-se com a participação dos escritores João Carrascoza, Márcia Tiburi, Kátia Canton, As meninas do conto e Alice Ruiz.




Nas ações de promoção da leitura, a Biblioteca atendeu aproximadamente 2100 alunos da rede municipal através da ‘Visita Monitorada’, momento em que alunos conhecem o funcionamento da biblioteca e participam da hora do conto.






























-->

Assim, em celebração a mais um ano de vida, repleto de bons momentos, convidamos a todos que apreciam a boa música para a apresentação do Coral Vozes de Itanhaém. O coral, participante de diversas apresentações na região, em São Paulo (Casa das Rosas e Cerquilho) e em Minas Gerais (São Lourenço), possui atualmente 27 componentes que, sob a regência do Maestro Luis Marcelo Baeta, canta e encanta a todos públicos.




Não deixe de participar desta grande confraternização. Dia 14 de dezembro, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal (Rua Cunha Moreira, 71 – Centro).




Para maiores informações entre em contato pelo telefone 3426-1477.










EVENTO – Contação de Histórias com AS MENINAS DO CONTO











-->




EVENTO – as atrações acontecerão na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico


Virada Cultural Paulista trará 24 horas
de entretenimento ao Município




Para estimular as pessoas a curtir, redescobrir, e valorizar o potencial cultural de Itanhaém, a Virada Cultural também incluirá em sua programação as celebrações da Festa do Divino Espírito Santo, que começam neste sábado (15) e vão até o dia 30


Apresentações musicais, exposições, cultura popular e diversão. Tudo isso poderá ser encontrado na Virada Cultural Paulista 2010, que acontecerá no Município nos próximos dias 22 e 23, na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico.


Desenvolvido pelo Governo do Estado, o projeto terá 24 horas de atividades em 30 cidades e Itanhaém foi uma das escolhidas da Região Metropolitana da Baixada Santista para participar da 4ª edição do evento.


A festa começará a partir das 18 horas do dia 22, com show da banda Criolina. Até o próximo dia, o público terá apresentações musicais dos artistas Macaco Prego, Wylmar Santos, Mandau, Jam Suburbana, Balé Jovem de São Vicente, Banda do Divino e Tetê Espíndola.


Para estimular as pessoas a curtir, redescobrir, e valorizar o potencial cultural de Itanhaém, a Virada Cultural também incluirá em sua programação as celebrações da Festa do Divino Espírito Santo, que começam neste sábado (15) e vão até o dia 30.


Realizada há mais de 300 anos na Cidade, a festa dará a oportunidade aos munícipes e turistas de poder acompanhar tradições da festa como a saída do Cortejo da Casa do Império à Igreja Matriz, a Alvorada Festiva, a Noite da Soca e a Missa Solene acompanhada da distribuição do pão bento.


Além disso, o público ainda poderá visitar a exposição de ecoprodutos da Coopersolreciclando, que acontecerá das 18 à 1 hora.


Confira a programação da Virada Cultural Paulista 2010 em Itanhaém:


Dia 22 de maio (Sábado):
18 horas – Apresentação musical: Criolina
18 à 1 hora – Exposição de ecoprodutos da Coopersolreciclando
18h30 – Saída do Cortejo da Casa do Império à Igreja Matriz
19 horas – Missa e Encerramento do Setenário
20 horas – Apresentação musical: Macaco Prego
20h30 – Noite da Soca
21 horas – Apresentação musical: Wylmar Santos
22h30 – Apresentação musical: Mandau



Dia 23 de maio (Domingo):
0 hora – Apresentação musical: Jam Suburbana
5 horas – Alvorada Festiva
10 horas – Missa Solene e distribuição do pão bento
14 horas – Apresentação de dança: Balé Jovem de São Vicente
14 às 18 horas – Exposição de ecoprodutos da Coopersolreciclando
15h30 – Apresentação musical: Banda do Divino
17 horas – Apresentação musical: Tetê Espíndola





Por Departamento de Comunicação Social


comunicacao@itanhaem.sp.gov.br












-->




O Bibliotecário






"O profissional de Biblioteconomia desenvolve atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos, por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade, ao avanço científico-tecnológicos e ao desenvolvimento social do país.


A utilização de novas tecnologias da informação vem exigindo, desse profissional, novas habilidades e provocando mudanças no perfil tradicional. Como resposta à globalização da economia e conseqüentes transformações mercadológicas e sociais, impõe-se, cada vez mais, um profissional atuante, com capacidade de oferecer produtos e serviços de informação para esse novo mercado de trabalho.”

























-->



EVENTOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO BIBLIOTECÁRIO





O Governo do Estado de São Paulo, a Poiesis - Organização Social de Cultura e a Biblioteca de São Paulo convidam os bibliotecários, auxiliares de biblioteca e estudantes de biblioteconomia para evento em comemoração ao Dia do Bibliotecário, comemorado no dia 12 de março, na Biblioteca de São Paulo (Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, ao lado da Estação Carandiru do Metrô)






Além da confraternização, será realizada uma visita à Biblioteca de São Paulo, além da apresentação do panorama do Sistema Estadual de Bibliotecas.




Programação

10h – Recepção




Palavras de Magda Maciel Montenegro - Diretora da Biblioteca de São Paulo


10h15 – Visita à Biblioteca de São Paulo




11h30 – Apresentação da Plataforma sobre Bibliotecas do Sistema Estadual de São Paulo Adriana Cybele Ferrari - Assessora da Secretaria de Estado da Cultura

12h30 – Coffee-Break


13h – Bate-papo com Heloísa Prieto (premiada escritora de livros infantis), César Obeid (escritor e cordelista), Magda Montenegro (diretora da Biblioteca de São Paulo) e Adriana Ferrari (assessora da Secretaria de Estado da Cultura)




14h30 – Encerramento.
















-->











-->




O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo - 8ª Região, 15ª Gestão, tem a honra de convidar para a solenidade em comemoração ao “Dia do Bibliotecário” e de entrega do


IX Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo” para trabalhos desenvolvidos sob o tema “Empreendedorismo social: agente de transformação”.




12 de março de 2010


18h30 – Recepção


19h00 – Solenidade


20h30 - Coquetel de Confraternização




Auditório do Museu de Arte de São Paulo – MASP


Avenida Paulista, 1578 - São Paulo – SP


Confirme presença pelo e-mail crb8@crb8.org.br ou pelo telefone 5082-1404























-->

Convite – Palestra





Dia do Bibliotecário 12/03



“Gestão da Informação Digital e as novas Competências do Bibliotecário”



Palestra com a Ms. Marise Miglioi Lorusso <!--[if !supportLineBreakNewLine]--> <!--[endif]-->


Dia: 12/03/2010


Horário: 10h


Local: Cineclube – Bloco E – 5º andar
Unisanta (Rua Cesário Mota, 08 – Boqueirão – Santos/SP) <!--[if !supportLineBreakNewLine]--> <!--[endif]-->


Entrada franca

Favor confirmar sua presença até o dia 11 de março.
Email:mailto:cibele@unisanta.br ou pelo telefone: 3202-7100 ramal 147























-->

DIA DO BIBLIOTECÁRIO EM PRAIA GRANDE






<!--[if !vml]-->A Biblioteca Porto do Saber convida para os eventos do DIA DO BIBLIOTECÁRIO que serão realizados em seu Espaço Flex.

Endereço: Av. São Paulo, 900 - Boqueirão - Praia Grande
Fone: 3496 5358




Confira abaixo a programação:















Biblioteca Municipal "Poeta Paulo Bomfim"



recebe Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Itanhaém






Na primeira sessão ordinária realizada essa semana, foi apresentada por parte do Presidente da Câmara , Vereador Zé Renato, a Moção de Aplauso, Reconhecimento e Congratulações, aos funcionários da Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim”.

O incentivo a leitura é uma das formas mais eficientes de promover o conhecimento da vida, do mundo, das fantasias, do certo e do errado.

Por meio do projeto “Viagem Literária”, desenvolvido em parceria com a Secretária de Cultura do Governo Estadual, a Biblioteca “Poeta Paulo Bomfim”, recebeu no ano de 2009 diversos escritores de renome nacional, que vieram a Itanhaém debater a atividade literária, contar histórias e ensinar a arte da escrita. Lançado em 2008, o Viagem Literária visa incentivar a leitura, promovendo também a integração dos leitores com os autores.

O trabalho realizado em Itanhaém pelos profissionais da biblioteca foi destacado e homenageado pela Moção 01 de 2010 apresentada por Zé Renato.

De acordo com o Presidente da Câmara e autor da propositura, a homenagem pela atuação dos servidores que se empenharam de forma competente merece todo mérito. “A leitura nos proporciona interação com o mundo real e imaginário e isso nos garante autonomia intelectual, e o trabalho das pessoas que administram a nossa Biblioteca nos permite tudo isso”.

Fonte: http://blogzerenato.blogspot.com/





---


CICLO DE FILMES COMENTADOS E PALESTRA









Dia 21 de Outubro de 2009 às 19 horas
Exibição dos filmes:



  • Maria Capacete e Torto (Documentários)




  • Curtas do Filme Anima Mundi




  • Filmes Curtos Experimentais de Vários Gêneros
Explanação das diferenças de linguagens cinematográficas:



  • Documentário,




  • Ficção,




  • Animação,




  • Experimental.


Dinâmica rápida para entendimento como é uma equipe cinematográfica e como funciona o processo de feitura de um filme. Rodada de perguntas.




Inscrições abertas na Biblioteca Municipal de Itanhaém.
Horário: das 8h00 às 17h00



VAGAS LIMITADAS



Secretaria do Estado da Cultura – Oficina Cultural Regional - PAGU










Lançamento do livro "Reflexões" de Cely Apparecida Faria Spina - Dia 16/10 às 18 horas






Reflexões é um livro que amplia horizontes, chegando à temperança, ao esclarecimento da mente e ao mistério da Vida.
O engrandecimento e a magnitude da alma humana dão lugar de destaque na história da Humanidade; não há mediocridade na alma dos homens porque Deus está presente. É mister que tenhamosuma visão nítida sobre a vida, proporcionando a nós mesmos uma existência límpida, longe de manifestações pecaminosas.
Reflexões - um livro que suscita esperança e devoção !

Livros publicados:



  • Ternura - Poesias ( Editora Jundiá, Jundiai - SP )


  • Prelúdio de um Amor Sem Fim - Poesias (Editora Macro, Jundiaí - SP )


  • Gardênia Azul - Poesias ( Editora Bandeirantes, Jundiaí - SP )


  • Perfume de Sândalo - Poesias ( Editora Scortecci, São Paulo )


  • Poésies Etrangéres - Poesias ( Editora Scortecci, São Paulo ).
Livros Inéditos: Em Lingua Francesa:



  • Chansons d'amour - Poésies;


  • De doux souvenirs - Poésies;


  • Le Coucher du Soleil - Poésies;


  • Les Rêveries de mon âme - Poésies;


  • Échos de mon coeur - Poésies;


  • Sous I'ombre d'un rivage;


  • Tendresse - Poésies;


  • Dans I'ombre d'um rivage;


  • À travers I ' horizon vermeil - Poésies;


  • Ma vie... un brouillard éternel - Poésies;
Em Língua Espanhola:



  • Palabras de Amor - Poesias;


  • Sueños Poéticos - Poesias;


  • Reflejos de Felicidad - Poesias;
Em Língua Italiana:



  • Cantitena d'amore - Poesias;


  • Reminiscenze - Poesias;


  • Nel mare della vita - Poesias;
Em Língua Portuguesa:



  • Lágrimas de Cristal - Romance;


  • Reflexões - Crônicas ( 3 volumes);


  • História da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes - Documentário;


  • Estudos Sobre Versificação e Gêneros Literários - Didático;


  • Conto de Natal - Conto;


  • Milagre de Nossa Senhora Aparecida - Conto;


  • Josué - Conto;


  • Crônicas Avulsas.







Cely Apparecida Faria Spina












DE 06 A 31 DE JULHO



Venha participar das nossas Oficinas!




Em julho, a BIBLIOTECA MUNICIPAL POETA PAULO BOMFIM, traz uma programação especial para crianças e adolescentes. De segunda a sexta-feira serão realizadas diversas oficinas além de informática, brincadeiras e contação de histórias para o público aproveitar as férias de um jeito diferente e divertido.Durante este mês a biblioteca também oferece visitas monitoradas com agendamento prévio pelo telefone (13) 3426-1477.
As visitas são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h


ATIVIDADES



HORA DO CONTO



Segundas, quartas e sextas-feiras



Dias: 13, 15, 17, 20, 22, 24, 27, 29 e 31 de Julho



Monitora: Angelita B. da Costa


Hora: Das 10h às 11h


Data: De 13 a 31 de Julho




Faixa etária: até 8 anos


A prática de Contação de Histórias tem como principal objetivo despertar o gosto pela leitura, divulgando textos de tradição oral ou escrita


de forma divertida e prazerosa, tendo em mente sua importância em manter viva em noss


as mentes as diversas realidades que compõem a história da humanidade.


Ao final da oficina os participantes serão premiados com uma tatuagem colorida de seu personagem favorito.




OFICINA DE e.v.a


Segundas e quartas-feiras



Dias 13, 15, 20, 22, 27, 29



Monitora: Dalva L. Peixoto / Dirce de P. Costa


Hora: Das 15h às 17h




Data: De 13 a 31 de Julho


Faixa etária: a partir de 10 anos




Conhecido entre artesões e artistas, como E.V.A., o Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-tôxica que pode ser aplicada em diversas atividades artesanais. Nesta oficina faremos cartões, álbum de fotos, marcadores, porta-canetas, capas de cadernos e bolsas.








OFICINA DE ORIGAMI



Terças e quintas-feiras



Dias 14, 16, 21, 23, 28, 30



Monitora: Eliz Bechir Watanabe



Hora: Das 15h às 17h




Data: De 13 a 31 de Julho


Faixa etária: a partir de 12 anos


Esta oficina é dirigida para interessados, que queiram aprender uma das técnicas mais antigas e famosas da arte japonesa: o Origami. Os participantes entrarão em contato com a arte milenar de dobrar papel, além de desenvolverem a paciência, a atenção e a coordenação motora.




CONHECENDO O UNIVERSO DIGITAL!



De segunda a sexta-feira



Monitora: Daniele Padovan Ribeiro


Hora: Das 8h às 10h / 15h às 17h


Data: De 06 a 17 de Julho


Faixa etária: De 8 a 12 anos


Inscrições: De 01 a 06 de Julho


Vagas limitadas (somente para estudantes)


Através das aulas as crianças e adolescentes terão acesso ao mundo desconhecido da Internet, que existe como meio de comunicação nos mais diversos segmentos do mundo moderno popularizando rapidamente a utilização do computador, que não se restringe mais ao espaço de trabalho. É cada dia mais comum a presença desse equipamento em casa. E as crianças não estão alheias a esse processo. Curiosas que são, desde muito cedo querem ver as novidades que aparecem na tela, explorar o teclado e testar o mouse. E comemoram com alegria cada pequena conquista no novo universo!






OFICINA COLORIR


De segunda a sexta-feira



Monitora: Luiza Cristaldi C. de Mattos


Hora: Das 9h às 10h


Data: De 13 a 31 de Julho


Faixa etária: até 8 anos


Colorir é muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante para as crianças incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades, aprendendo a distinguir as diferentes cores desde cedo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog