quinta-feira, 29 de maio de 2014

ALFABETIZADA AOS 65 ANOS, ESCRITORA REALIZA O SONHO DE ABRIR BIBLIOTECA COMUNITÁRIA


 LEITURA – O lançamento está marcado para sábado (31), às 15 horas, na Estância Santa Cruz.
       
Um sonho está prestes a se tornar realidade na vida de Lydia da Silva Gonçalves, de 77 anos. Alfabetizada aos 65 anos, iniciou os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, em 2011, concluiu o curso de pedagogia em uma universidade privada. Agora, o amor pelos livros será compartilhado com a implantação de uma Biblioteca Comunitária, improvisada na garagem de casa. O lançamento está marcado para sábado (31), às 15 horas, na Rua Mogi das Cruzes, 310, Estância Santa Cruz.  

Pisou pela primeira vez numa biblioteca na escola e imediatamente se apaixonou pelas letras. Em concurso de poemas quando era estudante no ensino médio dedicou-se a por no papel tudo o que passou na vida. E o resultado, além da premiação, foi o incentivo para escrever sua história, só que agora nas páginas de dois livros: ‘A Felicidade está a sua espera’ (2007) e ‘Mosaico caiçara’ (2008). A partir daí surgia a ideia de abrir um espaço reservado para a leitura em que todos tenham acesso.
A coleção da escritora contém 1.320 volumes, grande parte dos livros doada pela Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. Além das doações, a Biblioteca Municipal contribuiu também com a organização do espaço e do acervo. Para a bibliotecária Maraléia Menezes, é importante apoiar iniciativas que facilitem o acesso ao livro e a leitura “As Bibliotecas Comunitárias são importantes espaços de desenvolvimento e empoderamento de uma comunidade, elas facilitam o acesso à informação, à cultura, ao lazer e à educação”.
O acervo de Lydia, que também é integrante da Academia Itanhaense de Letras, ganha cor com a grande variedade de livros como romance, contos, história, literatura infantil, física, geografia, culinária, pintura, dicionários, enciclopédia e outros. 
A escritora diz ter lido mais de mil livros e periódicos. Entre os quais os volumes completam o acervo que será disponibilizado para a população. “Existe uma pesquisa que diz que o brasileiro lê de um a quatro livros por ano. Isso é um absurdo, muito pouco”, contesta.
Após o lançamento oficial da Biblioteca Comunitária, o espaço ficará aberto todos os dias das 9 às 17 horas. Os empréstimos funcionarão com o preenchimento de fichas e data de devolução. Além disso, ela dedicará uma hora do dia para auxiliar estudantes residentes da região nas tarefas escolares.
“Foi o livro que me deu a vida e isso eu não quero só para mim. Coloquei a Biblioteca na garagem de casa para que as pessoas tenham acesso a essas obras. Só consegui ser alfabetizada depois de 65 anos porque antes eu tinha que trabalhar na roça para ajudar a minha família. Agora, com o apoio da Biblioteca Municipal pude realizar o meu sonho”, explica Lydia.
Leitores de qualquer lugar podem contribuir para a ampliação do acervo com a doação de livros na própria Biblioteca Comunitária. 

  Por Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog