quinta-feira, 25 de outubro de 2012



 BATE-PAPO – No encontro, o autor falou sobre sua carreira, atividades literárias e publicações que lhe renderam importantes premiações





A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim recebeu nesta sexta-feira (19) o escritor Menalton Braff, em mais uma edição do Programa ‘Viagem Literária’, no módulo ‘Bate-papo’. Durante a tarde, o autor de ‘Janela Aberta’ e ‘No Fundo do Quintal’ falou com o público sobre o início da sua carreira, atividades literárias e publicações que lhe renderam importantes premiações.

O interesse pelos livros surgiu ainda muito cedo, quando o escritor era apenas um menino de 6 anos. Rabiscando cadernos, deu início aos primeiros textos. No encontro, ele também citou grandes nomes da literatura brasileira que marcaram sua trajetória na literatura, como José de Alencar, Érico Veríssimo, Machado de Assis, entre outros.
“José de Alencar é um dos melhores romancistas. Quem lê as obras encontra a beleza nas linguagens”. Antes de escrever os livros, Menalton teve contos publicados em jornais e revistas. “Após a premiação no Prêmio Jabuti de Literatura, minhas obras começaram a ficar conhecidas”.
No Programa Viagem Literária desde 2008, Braff teve a oportunidade de conhecer diferentes bibliotecas, mas em Itanhaém o escritor só faz elogios ao espaço. “Eu nunca tinha vindo ao litoral para falar de leitura. Volto para casa encantado com a Cidade e sua calorosa recepção. É muito difícil fazer crianças ficarem em silêncio como elas ficaram em Itanhaém. Os alunos me fizeram perguntas e eu respondi. Acho que eles foram muito bem trabalhados na escola”.
Menalton aproveitou a ocasião para falar sobre o programa que trabalha em parceria com diferentes escritores brasileiros. “As bibliotecas estão recebendo escritores que estão interagindo com o público. Então, em curto prazo a gente planta para os outros colherem mais tarde”, salienta.
O autor tem 19 livros publicados, mais um em processo de edição e impressão na editoria e um prêmio Jabuti na bagagem, conquistado em 2000, com a coletânea de contos ‘À sombra do cipreste’. Ele também já foi um dos finalistas da Jornada de Passo Fundo em 2003 e Jabuti em 2007, com o volume de contos ‘A coleira no pescoço’. Mais tarde, em 2008, com o romance ‘A muralha de Adriano’, responsável pela Menção Honrosa no 50º Prêmio Casa de Las Américas (Havana), entre outras. Mais informações do autor pelo site: http://www.menalton.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog