segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Viagem Literária recebeu o escritor Ricardo Chacal



No encontro realizado na última terça-feira (11), o programa Viagem Literária trouxe para a edição de outubro, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, um dos grandes nomes da poesia marginal brasileira, Ricardo Chacal. O escritor conhecido pelo modo de vida alternativo de contracultura revelou a crianças, jovens e professores que a poesia está na simplicidade das palavras, e mais do que escrevê-las, é imprescindível recitá-las.


Em um bate-papo descontraído, Chacal falou sobre a arte da escrita e a experiência de produzir suas obras. “O problema é que alguns escritores ficam explicando a poesia. A gente só manda a ideia, a imaginação fica por conta do leitor”, completa.

Ricardo Chacal percebeu sua aptidão para poesia ainda na juventude, quando foi apresentado a obra de Oswald de Andrade. Empolgado com as palavras, descobriu que o ingrediente está na simplicidade, e não demorou a escrever seu primeiro livro em 1971, ‘Muito Prazer, Ricardo’. Com os poucos recursos oferecidos na época, utilizou o mimeógrafo para a impressão e distribuição que rodou o Brasil.

“Oswald de Andrade me abriu as portas para outro mundo, me mostrou que a poesia pode ser mais simples do que se imagina. Nesse momento, vendi e distribui meu livro” comenta Ricardo durante conversa com o público da biblioteca.

A professora substituta Tatiana Mariano Silva Costa, da E.M Bernardino de Souza Pereira, conta que os alunos conheceram um pouco da carreira do escritor antes do encontro na biblioteca. “É muito bom a biblioteca sediar eventos como este, para os alunos terem a oportunidade de conhecer novos autores”.

O bate-papo com o autor despertou na aluna da 8ª série, Nathália de Brito Pereira, da E.M Bernardino, um novo olhar para a poesia. “Conheci um pouco das obras de Chacal. Achei interessante a linguagem que ele usa, porque nos ajuda a entender mais o poema”.

Chacal garante que o encontro na biblioteca foi mais produtivo do que esperado. “Achei o público bastante interessado, não esperava tantas pessoas como vi hoje. As crianças muitas vezes se dispersam, e acabam não se interessando pelo assunto. Aqui foi exatamente diferente, porque do início ao fim o público permaneceu concentrado”.

O autor acredita estar diante de uma geração interessada, e manda uma mensagem aqueles que pensam na poesia como profissão. “Leiam, leiam, escrevam e escrevam. Acreditem no sonho, se quiserem viver como poeta, tem que acreditar. Isso foi o que a vida me ensinou”, finaliza.

Um comentário:

  1. Conheci Ricardo Chacal num bate papo literário na Feira do Livro de Ribeirão Preto este ano.
    Parabéns a biblioteca por propiciar esse encontro literário entre escritor e leitores!
    Boa semana!
    Abraço do blogueiro navegante.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (Jefhcardoso)

    Convido para leia e comente “A PEQUENA LOJA” em meu blog http://jefhcardoso.blogspot.com e, caso goste, conto com a sua divulgação para ao menos mais um amigo; obrigado!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog