terça-feira, 27 de setembro de 2011

Viagem Literária de Outubro com o escritor Ricardo Chacal







De 27 de setembro de 2011





Outubro será o mês em que a Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim” terá a oportunidade de promover ao público um encontro com o poeta carioca Chacal. Ao falar de sua carreira poética de quarenta anos, durante um bate-papo descontraído, o consagrado artista certamente levará os participantes a compreenderem o que se processou na sua vida após a leitura de Oswalde de Andrade e muito mais.

Indicado para um público a partir dos 15 anos, estão convidados estudantes, professores e público em geral para comparecerem ao Viagem Literária a realizar-se no dia 11 de Outubro, às 15h, na Biblioteca Municipal” Poeta Paulo Bomfim”, situada à Rua Cunha Moreira, 71.

SOBRE O AUTOR

Chacal, como é conhecido o poeta e letrista Ricardo de Carvalho Duarte, nasceu no Rio de Janeiro em 1951.

Publicou seu primeiro livro de poesia, Muito Prazer, Ricardo, em 1971. No ano seguinte colaborou na revista Navilouca e publicou seu livro/envelope Preço da Passagem. Passou a integrar, em 1975, a coleção literária Vida de Artista, com Cacaso, Eudoro Augusto, Francisco Alvim, entre outros; ainda em 1975 foi lançado seu livro América. No contexto da chamada poesia marginal, de 1976 a 1977, Chacal organizou grandes happenings poéticos com o grupo Nuvem Cigana, com Bernardo Vilhena e Ronaldo Bastos, entre outros poetas.

Formou-se bacharel em Comunicação pela UFRJ em 1977. Entre 1978 e 1983 foi co-autor das peças teatrais Aquela Coisa Toda, com o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone e Recordações do Futuro, com o grupo Manhas & Manias. Na década de 1980 trabalhou como cronista do Correio Brasiliense e da Folha de S. Paulo, além de roteirista da TV Globo. Nos anos de 1990 foi produtor do Centro de Experimentação Poética – CEP 20.000 da Rioarte, coordenador de oficinas de poesia na UERJ e no Parque Lage e editor da revista O Carioca.

Sua obra poética inclui Nariz Aniz (1979), Boca Roxa (1979), Comício de Tudo (1986) e Letra Elétrika (1994). O poeta Paulo Leminski afirmou sobre a obra de Chacal, que é de tendência contemporânea: "A palavra 'lúdico' é a chave para a poesia de Chacal". Leminski também via nos poemas de Chacal a presença "da Poesia Concreta, das letras de música popular, do mundo industrial e urbano que se abateu, irremediavelmente, sobre nós."

SOBRE O VIAGEM LITERÁRIA

O programa Viagem Literária é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas das cidades, com produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog