segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA

Biblioteca Municipal Paulo

Bomfim completa 46 anos





Pelos quarenta e seis anos de fundação da entidade,

Que congrega uma infindada variedade

De livros, revistas e jornais,

Do humilde ao graduado são iguais.

Nesse palácio do saber

Que procuram para solver

Todos os conhecimentos a disposição

Recebidos com muita dedicação

Objetivo maior dessa gloriosa entidade

Proporcionando bem-estar e felicidade!

Apóia atividades culturais

Através de projetos, trás escritores atuais

A comunidade aplaude

Biblioteca Municipal

Um reduto cultural

De Paulo Bomfim


E de todos enfim!


Por Elizabeth Cury Bechir Watanabe
Academia Itanhaense de Letras


A Biblioteca Municipal de Itanhaém Poeta Paulo Bomfim está em festa. No próximo dia 14, ela completará 46 anos de existência. Fundada em 1964, a Biblioteca tem atualmente em seu acervo aproximadamente 30.000 títulos e 848 novos leitores matriculados, além dos serviços de reserva de livros, internet gratuita, curso de internet para a Terceira Idade, lançamento de livros, saraus, palestras e oficinas literárias.

Para comemorar o aniversário, o Coral Vozes de Itanhaém se apresentará no local dia 14, a partir das 19 horas. O grupo é composto por 27 componentes, que sob a regência do Maestro Luis Marcelo Baeta, encantará o público.


EVENTOS Durante este ano foram realizadas no local cinco edições do Projeto Viagem Literária, nas quais participaram 500 pessoas. Os eventos proporcionaram troca de experiências entre leitores e os grandes nomes da literatura que passaram pelas oficinas: João Carrascoza, Márcia Tiburi, Kátia Canton, As Meninas do Conto e Alice Ruiz.


A Biblioteca também tem mais eventos que atraem a população, como a ‘Visita Monitorada’, momento em que os alunos conhecem o funcionamento do local e participam da ‘Hora do Conto’. Este ano participaram 2.100 alunos da rede municipal.


ACERVO O acervo do local é composto por livros, mapas, folhetos, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas e livros adaptados para deficientes visuais (braile) e audiobook. O público frequentador vai desde crianças a idosos, pesquisadores, munícipes, usuários das cidades da região e turistas.


HISTÓRIAA Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim teve como sede a Casa de Câmara e Cadeia até 1991, e após várias mudanças, ganhou sede própria no dia 22 de abril de 1999, ocupando hoje o prédio onde funcionava anteriormente a Prefeitura de Itanhaém, localizado na rua Cunha Moreira, 71, no Centro. A Biblioteca tem como patrono o poeta brasileiro Paulo Bomfim, membro da Academia Paulista de Letras e conhecido como o ‘Príncipe dos Poetas Brasileiros’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog