sexta-feira, 16 de abril de 2010

EXPOSIÇÃO ITANHAÉM 478 ANOS

ITANHAÉM COMPLETA 478 ANOS

Em comemoração ao aniversário de Itanhaém a biblioteca preparou uma exposição de livros que retratam a história da cidade.

BREVE HISTÓRIA DE ITANHAÉM

Martim Afonso de Sousa e seu comandante de esquadra Pedro Martins Namorado, estabeleceram os fundamentos da povoação de Itanhaém entre os rios Itanhaém e Peruíbe, cujas terras eram exploradas por Pêro Corrêa, um bárbaro e sagaz português traficante de escravos através do Porto das Naus, hoje bairro do Japuí (São Vicente-SP), o que lhe valeu o alcunha de traficante do Japuí, até o local hoje conhecido como Aldeia Velha ou Aldeia de São João Batista.

Adentrando a Baía de São Vicente, a esquadra de Martim Afonso fundeou o Porto das Naus no dia 22 de janeiro de 1532. Após a ocupação das terras houve a natural exploração da região, tendo expedição marítima costeado o litoral rumo ao sul das terras, aportando em Itanhaém no dia 8 de dezembro de 1532 e no ano seguinte nova expedição, desta vez por terras, comandada por Pedro Namorado e posse em nome de Martim Afonso de Sousa, bem como instalação de artilharia para defesa contra ataques de piratas, que, conforme informa Benedito Calixto em sua "Planta Topográfica da Villa de Itanhaém em 1614" havia materiais e equipamentos de artilharia para a defesa da Vila de Conceição de Itanhaém no morro do Sapucaitava, onde localiza vários pontos interessantes como o Porto dos Jesuítas, que servia de entrada para a escadaria do Convento, partindo do leito do rio Itanhaém.

A palavra Tupi-guarani ITANHAÉM (nome do rio às margens do qual se formou a primeira vila), pode ser traduzida como:


1. ITA = Pedra / NHAÉM= Sonora => ITANHAÉM= Pedra que canta.

2. ITA HAÊ = Bacia de Pedra.

CRONOLOGIA HISTÓRICA:

1531/2 - Fundação da povoação de Itanhaém entre as margens dos rios Itanhaém e Peruíbe, provavelmente no dia 8 de dezembro...

1533 - Edificação da ermida de barro dedicada a Nossa Senhora da Conceição, no morro de Itaguaçu, às margens do rio Itanhaém, com frente para Sudoeste, cujas escadas eram contados 83 degraus. Também nesta data é atribuído o início da construção do Colégio São João Batista, onde hoje se localiza a cidade de Peruíbe.

1535 - Criada a Paróquia de São Vicente a 30.06, sendo a primeira da Capitania de São Vicente e tendo como pároco o Padre Gonçalo Monteiro, vindo com a esquadra de Martim Afonso de Sousa em 1532.

1549 - Chegada dos jesuítas à região, atendendo a Capitania de São Vicente em toda a sua extensão.

1553 - Presença de José de Anchieta, provavelmente em retiro de orações, na capela da Villa de Conceição de Itanhaém.

1554-55 - Morte do padre Leonardo Nunes, no mar de Santos, em um naufrágio. O Brasil perde seu primeiro missionário, chamado que fora a Portugal para relatar sobre sua missão a Inácio de Loyola, chefe da Congregação dos Jesuítas. Os colonos da aldeia de Conceição de Itanhaém estavam revoltados com a libertação que provocava o padre Leonardo Nunes, causando problemas à agricultura canavieira que começava a florescer às margens dos rios Itanhaém e Peruíbe, nas feitorias de João Castelhano Rodrigues e Pêro Corrêa.

1556 - Os refugiados de São Vicente chegam a Itanhaém, pois a tribo dos Tamoios ocupava boa parte da porção da costa vicentina, de Iperoig à vila de Santos.

1560 - Chega à Conceição de Itanhaém, a primeira imagem de Nossa Senhora da Conceição.

1561 - Muitos colonos portugueses abandonam a aldeia antiga, estabelecendo-se no aglomerado de casas da Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, às margens do rio Itanhaém, através de um plebiscito. A vila de Conceição de Itanhaém já obtém foro de Vila, Pelourinho e Câmara Municipal. Eleito juiz Pedro Cristóvão Gonçalves.

1563 - Naufrágio de Hans Staden na costa paulista (?).

1564 - Edificação de uma nova Igreja Nossa Senhora da Conceição, no local onde se erguia a ermida dedicada à santa, que introduziu no Brasil o culto dedicado a ela.

1614 - A invasão dos franceses na costa chega a São Vicente, destruindo a Igreja Nossa Senhora das Naus, localizada no "Japuí", antiga residência de Pêro Corrêa, que fora transformada em Igreja por ordem do padre José de Anchieta.

1615 - Erguia-se na vila a Igreja de Santa Luzia, cujo caminho atendia também a construção do prédio da Casa de Câmara e Cadeia, o que resultou nos dias de hoje em seu completo desalinho em relação à situação das atuais ruas, tendo sua provável destruição em 1635. 1

1623 - Os Camaristas da Vila de São Vicente, por ordem expressa do Governador Geral, davam posse ao Conde de Monsanto, à Capitania de São Vicente, abrangendo as vilas de São Vicente, Santos, São Paulo (Piratininga), Sant’Anna de Mogy, ilhas de Santo Amaro e São Sebastião.

1624 - Em 7 de fevereiro torna-se donatária da outra parte da Capitania, a herdeira de Martin Afonso de Sousa, Marianna de Sousa Guerra, a Condessa de Vimieiros, com jurisdição sobre vasta região, desde Cabo Frio ao norte e Paranaguá ao sul, bem como sobre as vilas de São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e as povoações criadas nas lavras de Minas Gerais. A Vila de Conceição de Itanhaém torna-se "Cabeça de Capitania" da casa de Vimieiros.

1635 - Descoberta do ouro na Capitania de Itanhaém, na região de Ribeira de Paranaguá. Destruição da Igreja de Santa Luzia, localizada mais próximo à praia, prédio que compunha com a Casa de Câmara e Cadeia o conjunto arquitetônico da antiga Rua São Francisco.

1639 - Início da construção da Igreja Matriz dedicada a Sant’Anna, dentro da paliçada que circundava a Vila.

1654 - Os jesuítas são expulsos da Vila de Conceição de Itanhaém (e do Brasil), devido ao conflito da escravização indígena. Os franciscanos substituem os jesuítas na Igreja Nossa Senhora da Conceição, à beira-rio do morro de Itaguaçu.

1699 Os franciscanos iniciam a construção de uma nova igreja e Convento no morro de Itaguaçu.

1700 - Por Carta Régia, Conceição de Itanhaém torna-se Sede de Município.

1711 - D.João V anexa as terras em litígio entre os Vimieiros e Monsantos, as Capitanias Paulistas aos domínios da Coroa. A vila de Itanhaém foi instituída em baronia a favor de Manoel de Andrade Souto Maior.

1713 - Conclusão das obras de construção do Convento e da Igreja Nossa Senhora da Conceição no morro de Itaguaçu.

1752 - Os 83 degraus que davam acesso ao Convento são substituídos pelas ladeiras.

1761 - Término de parte considerável da Igreja Matriz de Sant’Anna. A imagem de Nossa Senhora da Conceição é conduzida à Vila de Itanhaém.

1791 - Extinção da Capitania de Itanhaém.

1799 - Conclusão das obras de construção da Igreja Matriz de Sant’Anna.

1819 - A Vila de Itanhaém é transformada em Baronia do Marquês de Souto Maior.

1829 - Decide-se pela reconstrução da Casa de Câmara e Cadeia, sendo anexado ao prédio a parte frontal, encobrindo a escadaria que antes se situava na parte externa do mesmo.

1830 - Os frades franciscanos abandonam o Convento, a Vila caíra em declínio desde a descoberta de ouro nas Gerais.

1833 - Destruição da Igreja e do Convento por um incêndio. O solitário frei, professor e padre, tendo solicitado ajuda para o espanto de morcegos, esqueceu-se do perigo das labaredas das tochas nas vigas cheias de cupins, a população foi insuficiente para debelar tamanho incêndio.

1835 - A coroa de ouro de Nossa Senhora da Conceição é roubada e recuperada pela população da vila de Conceição de Itanhaém.

1837 - Aparecem nas matas da região os chamados jaguanans, que emigravam das margens do rio Paraguai, mais de 30 anos haviam principiado a viagem.

1840 - Chegada dos franciscanos a 25 de janeiro, em Itanhaém, estabelecendo-se no Convento.

1853 - Nasce Benedito Calixto de Jesus, em 14.10, grande pintor e historiador itanhaense, introdutor da fotografia no Estado de São Paulo, teatrólogo.

1861 - Início das obras de reconstrução do Convento e da Igreja em partes destruídas pelo incêndio.

1864 - É estabelecido um cemitério ao lado do Convento dos franciscanos, entre a ladeira antiga e a nova rampa do Convento.

1866 - Instalação da rede de telégrafo nacional, servindo futuramente de comunicação à frente brasileira na Guerra do Paraguai.

1868 - Nasce Emidio Emiliano de Souza, em 03.09, pintor primitivista e teatrólogo.

1888 - Fundação do Gabinete de Leitura, ao lado do Cruzeiro do Convento.

1895 - Nasce o pintor Bernardino de Souza Pereira, em 03.09, na cidade de São Paulo.

1906 - Itanhaém é elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se apenas Itanhaém.

1908 - Inaugurada a primeira adutora de água por Carlos Botelho.

1909 - Primeira viagem de automóvel a Itanhaém, realizada por Washington Luís.

1912 - Rui Barbosa tenta chegar a Itanhaém, mas encalha no rio Mongaguá.

1913 - Chega o primeiro trem de passageiros da Southern São Paulo Railway Company, em 21.12.

1923 - Instalação da rede elétrica na cidade de Itanhaém.

1925 - A Diocese de Santos recebe seu primeiro bispo, Dom José Maria Parreira Lara, em 18.04, à qual estava subordinada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

1927 - Falece Benedito Calixto de Jesus em 31.05

1930 - Revolução de Outubro e estabelecimento de uma Junta Governativa.

1932 - O Gabinete de Leitura é invadido pelo exército paulista para abrigar soldados que vigiavam as cidades consideradas estratégicas. Com o abrigo de militares, muitas obras e cenários de teatro pintados por Benedito Calixto foram destruídos.

1938 - Itanhaém perde parte de seu território para a formação do Distrito de Itariri.

1948 - Criado o município de Itariri. Início do serviço de ônibus pela praia. Uma enchente de grande porte devasta a colônia japonesa localizada às margens do rio Itanhaém, refugiando-se em seguida nas cidades do Vale do Ribeira.

1949 - Falece Emidio Emiliano de Souza, em São Paulo, a 19.09.

1950 - A coroa de ouro de Nossa Senhora da Conceição é levada ao Congresso Eucarístico na cidade do Rio de Janeiro.

1956 - Por Decreto Estadual e aprovado pela Câmara Municipal, é instituído o dia 22 de Abril como Aniversário da Cidade.

1958 - Itanhaém torna-se Sede de Comarca, abrangendo Itariri, Peruíbe e Mongaguá.

1959 - Criados os municípios de Mongaguá e Peruíbe, desmembrados do território de Itanhaém.

1961 - Abertura ao tráfego da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

1969 - Definido pela Lei 878 de 01.11.69 o Brasão de Itanhaém.

1972 - Furtada dos altares da Igreja Matriz de Sant’Anna a imagem histórica de São João Batista, padroeiro da cidade de Peruíbe, que ainda estava depositada no nicho direito dos altares laterais.

1985 - Falece em Itanhaém o pintor Bernardino de Souza Pereira em 01.08.

1992 - Reaberta ao público e fiéis a Igreja Matriz de Sant’Anna, após cinco anos fechada, em restauração.

O Aniversário de Itanhaém é comemorado em 22 de Abril.

Fonte: PM ITANHAÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog