terça-feira, 20 de outubro de 2009

Viagem Literária 2009 - Biblioteca Municipal recebe visita do escritor Luiz Ruffato





A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim receberá no próximo dia 30 (sexta-feira), às 15h30, a visita do escritor Luiz Ruffato. O bate papo que faz parte do programa Viagem Literária, é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura com o apoio do Departamento de Cultura.

Lançado em 2008, o Viagem Literária visa incentivar a leitura, promovendo também a integração dos leitores com os autores convidados. Neste penúltimo módulo o tema é Literatura para todos.

Biografia - Luiz Ruffato nasceu em Cataguases-MG, em 1961, e formou-se em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou, entre outros livros, a premiada série Inferno provisório, projetada para cinco volumes, dos quais já foram lançados Mamma, son tanto felice, O Mundo inimigo, Vista parcial da noite e O Livro das impossibilidades. Publicou também De mim já nem se lembra e o aclamado Eles eram muitos cavalos, que recebeu os prêmios APCA e Machado de Assis, e foi editado também na Itália, na França, em Portugal e em breve na Argentina. Baseado em sua experiência como ex-torneiro mecânico, Ruffato escreve – entre outros temas – sobre o cotidiano de operários, pessoas simples, mas com histórias.

O escritor acaba de lançar o romance Estive em Lisboa e lembrei de você, que traz a história de um imigrante ilegal brasileiro que vai trabalhar em Lisboa e lá convive com suas limitações e frustrações. Como o foco do livro é o desenraizamento, a idéia do amor se desdobra em várias perspectivas, solidariedade entre os imigrantes, evocação da terra natal, amizade, etc.

Toda a programação é gratuita e qualquer pessoa, acima de 16 anos, pode participar do bate-papo, basta se inscrever de segunda a sexta das 8 às 17 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, localizada na Rua Cunha Moreira, 71 - Centro.



LIVROS DO AUTOR DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA
  • De mim já nem se lembra. São Paulo: Moderna, 2007
  • Eles eram muitos cavalos. Rio de Janeiro: Record, 2007
  • Estive em Lisboa e lembrei de você. São Paulo: Cia das Letras, 2009
  • Mamma, son tanto felice. Rio de Janeiro: Record, 2005
  • O mundo inimigo. Rio de Janeiro: Record, 2005





5 comentários:

  1. Ola,
    Parabéns pelo blog, acredito que é muito importante esse novo meio de comunicação para atrair cada vez mais leitores para as nossas bibliotecas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Léia!
    O blog está lindo, bem organizado e cheio de recursos! Parabéns a vc e à sua equipe!
    Já estou seguindo o blog e vou adicioná-lo na minha lista... se vc puder fazer o mesmo com o meu, agradeço!
    bjs!

    http://edu-cacao.blogspot.com/

    Edu
    Coordenação

    ResponderExcluir
  4. O blog está lindo, muito bem elaborado, parabens!!!

    Analú

    ResponderExcluir
  5. Elizabeth Cury Bechir Watanabe6 de novembro de 2009 às 11:14

    Eventos Culturais

    Neste mês de outubro, tivemos vários eventos culturais de peso como o Sexta-Sarau, a apresentação dos trabalhos da Casa da Música, o lançamento do livro Reflexões da acadêmica Cely Apparecida Spina e finalmente o último: o Projeto Viagem Literária trazendo o escritor Luiz Ruffato, que no decorrer de seu bate-papo, contou-nos sua trajetória e experiência de vida e que independentemente da classe social todos podem tornar-se escritores, desde que estudem e lêem sempre.
    Foi o 2º ano do Projeto Viagem Literária, e o 1º em Itanhaém, no espaço da Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim”. Parabéns a Secretaria de Cultura e a todos os envolvidos nos eventos e que possamos para 2010, estarmos recebendo a visita da 2ª Viagem Literária em nossa cidade.
    A leitura nos leva ao topo do conhecimento e o entrelaçamento de escritores com o público faz brotar muitas sementes com certeza.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog