segunda-feira, 6 de julho de 2009

DIA 11 DE AGOSTO - VIAGEM LITERÁRIA 2009

CONTOS E CANTOS DO FOLCLORE BRASILEIRO

COM O ATOR JOÃO ACAIABE - O TIO BARNABÉ DO

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO



HORÁRIO: 1ª sessão às 9 h – 2ª sessão às 11 h

LOCAL: Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim

ENDEREÇO: Rua Cunha Moreira, 71 – Centro

DURAÇÃO: 45 min

PÚBLICO ALVO: Preferencialmente de 6 – 11 anos (mas é, evidentemente, aberto a todas as idades)


A História agrada e entretém, mas a sua

função não é só de entreter e agradar,

é principalmente educar.

JOÃO ACAIABE


ASSIM ME CONTARAM

A proposta deste espetáculo é levar ao público um repertorio de contos, lendas, poemas e cantigas do repertório tradicional brasileiro, interpretados e conduzidos de uma forma poética, lúdica e bem humorada pelo notório ator e contador de histórias João Acaiabe.
A apresentação conta com música ao vivo e efeitos sonoros, onde a música não funciona apenas como fundo e sim como elemento narrativo, pontuando e acentuando momentos do espetáculo.
Além das narrativas, trava línguas, advinhas rimadas, poemas populares e cantos de diversos ritmos e linguagens como côco, lundu, jongo, maracatu e outros.
Um dos pontos altos do espetáculo é quando João Acaiabe representa o personagem “Tio Barnabé” (UM DOS SEUS TRABALHOS MARCANTES NA TV GLOBO), em um encontro fantasioso e único com o Saci Pererê.

A proposta é despertar a fantasia e a imaginação dos ouvintes, em um repertório que traz histórias como: O macaco e a velha, O Marido da Mãe D água, histórias do Saci, etc.

O espetáculo tem a duração de aproximadamente uma hora e é destinada à todas as faixas etárias.


A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Há muito é sabido do prazer que é sentar em roda e ouvir uma gostosa história. O gosto remonta a passados longínquos e, apesar das inovações tecnológicas, é sempre com renovado anseio e deleite que nos dispomos a ouvir uma gostosa história... Todos nós, adultos e crianças!

Pesquisada e analisada em seus aspectos lúdicos, a arte de contar história ganhou uma conotação maior, como valoroso instrumento no processo educativo. Contar história passou a ser compreendido como estratégia fundamental para se obter subsídios para redimensionar os trabalhos com as crianças, estabelecendo linhas muito mais positivas na ação educativa.

Além de traduzir-se em elementos facilitador de um processo inter relacional da sociabilização onde o senso de coletividade ao ouvir o outro, a falar, expressar-se, interessar-se por um livro... Um outro aspecto referente a contar história, embora de caráter subjetivo, tem sido relevante em estudos que se faz a respeito: é de buscar despertar a fantasia e a imaginação nos ouvintes, ao que encontramos reforços de inestimável valor quando analisamos serem a fantasia e a imaginação base para um pensamento criador.


BIOGRAFIA DO ATOR
João Acaiabe é um ator brasileiro, famoso por sua participação no Sítio do Picapau Amarelo como Tio Barnabé.

Nascido e crescido em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, iniciou sua carreira artística ainda na adolescência trabalhando como locutor de rádio. Já fez inúmeros trabalhos na TV, um dos mais marcantes foi no programa Bambalalão na TV Cultura durante os anos 80, onde contava histórias para o público infantil. Recentemente interpretou o Tio Barnabé na série Sítio do Picapau Amarelo na TV Globo. Ao longo de sua carreira realizou diversos trabalhos sócio-culturais, como, por exemplo, aulas de teatro para adolescentes em FEBEM e participação em movimentos de igualdade racial.

O ator João Acaiabe formou-se na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, em 1970. Recebeu o prêmio “MAMBEMBE” e o prêmio “GOVERNADOR DO ESTADO” de melhor ator do espetáculo VAMOS JOGAR O JOGO DO TEATRO, pelo “KIKITO”, no festival de cinema de GRAMADO, como melhor ator, pelo filme O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA E A indicação ao prêmio “MOLIÉRE”, de melhor ator do espetáculo Laços de Sangue–teatro.


Carreira

Trabalhos na Tv

Trabalhos no Cinema

No teatro

  • Trabalhou com Plínio Marcos em várias peças, entre elas Barrela e Jesus homem — esta, uma obra polêmica por apresentar um Jesus Cristo negro, contestador e nada cordato, interpretado pelo próprio Acaiabe.


SOBRE O “VIAGEM LITERÁRIA 2009”

Lançado em 2008, o programa Viagem Literária consolidou-se, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as Bibliotecas Municipais das cidades participantes, como um dos mais amplos e diversificados projetos voltados ao livro e à leitura no estado de São Paulo. Em sua primeira edição, levou autores e artistas consagrados a 40 municípios paulistas, atraindo milhares de pessoas às Bibliotecas. Em 2009, o programa cresceu: são 55 as cidades participantes. E a sua cidade está entre elas!


De Junho a Novembro, cada Biblioteca receberá uma atração mensal ligada à literatura. Serão 275 atividades que têm por objetivo estimular o hábito de ler, incentivando o público a se aproximar mais da Biblioteca de sua cidade. Bate-papo com autores, contação de estórias e oficinas de criação literária serão o passaporte para uma prazerosa viagem pelo mundo dos livros.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Conheça os diferentes módulos do Viagem Literária:

1 - 16 de JUNHO - Bate-papo com o Escritor: leituras escolhidas - com a escritora Adélia

Prado.
2 – 11 de Agosto - Contação de histórias – com o ator João Acaiabe – O TIO BARNABÉ do Sítio do Picapau Amarelo

3 - SETEMBRO - Bate-papo com o Escritor: literatura infanto-juvenil - a definir.

4 - OUTUBRO - Bate-papo com o Escritor: literatura para todos - a definir.

5 - NOVEMBRO – Oficina de criação literária - a definir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog