EXPOSIÇÃO DE NATAL 2012
EXPOSIÇÃO DE NATAL 2012
LANÇAMENTO DE LIVRO
Escritor lança ‘Desta coisa & Outras coisas’ na Biblioteca Municipal no dia 2 de março
A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim será palco do lançamento do livro ‘Desta coisa & Outras coisas’, do autor Rodrigo Ladeira, na próxima sexta-feira (2). Em sua segunda publicação, o escritor retrata na poesia paixões, reflexões e suas experiências em diferentes momentos da vida. O encontro será às 18 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
Ladeira é médico e trabalha no Programa Saúde da Família de Itanhaém. Quando não está a serviço, aproveita as horas para pintar e escrever suas memórias. Na poesia, ele busca mostrar um mundo vencido pelo amor, com revelações de fatos vivenciados diariamente.
Este é o segundo livro lançado pelo escritor que segue a linguagem poética para falar sobre seus pensamentos. São aproximadamente 130 poesias reunidas na obra. “É uma forma de colocar no papel o que sentimos na alma. É uma terapia”, explica.
Para o autor, a Biblioteca Municipal foi escolhida porque abriga os mais diferentes programas e atividades culturais oferecidos à população. “Ouvi falar muito bem do espaço. Um verdadeiro encontro da cultura”, elogia.
Em 2007, ele lançou ‘A Fusão dos Opostos’, sua primeira obra inspirada na família e nos encantos e dores integradas à sua profissão. “Fiz o livro com a intenção de provocar a reflexão entre os leitores”, finaliza.
Exposição - Carnaval
Biblioteca Municipal realiza exposição “Histórias em Quadrinhos”
A partir do dia 26 de Janeiro, o público que passar pela Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim poderá conferir a exposição ‘Histórias em Quadrinhos’, que reúne os grandes nomes da área. O evento é em comemoração ao Dia Nacional da História em Quadrinhos, celebrado no dia 30 de janeiro.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, através da Biblioteca Municipal Paulo Bomfim vai comemorar a data reunindo todo o seu acervo de revistas em quadrinhos. Ao todo, serão mais de cem obras, que poderão ser conferidas gratuitamente pelo público, em um espaço reservado, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Os apreciadores das histórias em quadrinhos poderão conferir diversos títulos, como por exemplo: Flash Gordon, de Alex Raymond; Batman, X-Men, Super-Man, Wolverine, Hulk, Turma da Mônica, Disney (Mickey, Pato Donald, Pateta, Zé Carioca) etc. Já em formato álbum, destaca-se Tarzan – Viagem ao centro da terra; Tarzan – Big Ben Bolt; Os Panteras; Spirit; Fantasma; Tereré; Capitão César – na França ocupada; Almanaque do Príncipe Valente e Almanaque do Gibi – Nostalgia do vol. I ao II.
Outros destaques da mostra são as adaptações de clássicos da literatura estrangeira e nacional em formato de livro infantil. Entre eles estão: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte; Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand; As Aventuras De Tom Sawyer, de Mark Twain; Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire; Os Lusíadas, de Luis de Camões etc. Essas edições passaram por adaptações acadêmicas podendo ser utilizadas educacionalmente. Entre as raridades estão disponíveis na exposição: Geraldão (Glauco), Mortadelo e Salaminho, Asterix, exemplares de 1961, 1968, 1986.
A mostra ficará aberta ao público até o dia 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Mais informações pelo telefone (13) 3426-1477.
DIA NACIONAL DOS QUADRINHOS – O Dia Nacional dos Quadrinhos foi instituído pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo para lembrar que nesta data, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira. No Brasil, o surgimento das HQs é atribuído ao italiano naturalizado brasileiro, Ângelo Agostini. Foi ele quem produziu a primeira história (em sequência e com personagem fixa) no país: As Aventuras de Nhô Quim.
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "VIAGEM LITERÁRIA-ESTAÇÃO ITANHAÉM!"
Agradecemos a todos que nos prestigiaram durante a abertura da Exposição “Viagem Literária - Estação Itanhaém.” Nossos agradecimentos especiais ao Vice-Prefeito – Ruy Santos, Diretora de Cultura - Marcia Zanco, as representantes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e coordenadoras do Programa Viagem Literária – Lorena Martins e Ana Carolina Nogueira, a Diretora Social da Academia Itanhaense de Letras – Elizabeth Cury Bechir Watanabe, a equipe do Departamento de Cultura, aos colaboradores da Biblioteca, e aos nossos leitores e amigos.
Nos sentimos honrados pela cooperação, e gostaríamos de parabenizar a todos que contribuíram para que esta Exposição fosse um sucesso!
Biblioteca Municipal promove exposição ‘Viagem Literária – Estação Itanhaém’ dia 20
A partir do dia 20 de janeiro, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim promoverá a exposição ‘Viagem Literária – Estação Itanhaém’. A mostra apresentará aos munícipes e turistas uma síntese de dois anos do programa Viagem Literária no Município e ficará em cartaz até o dia 31 deste mês.
A visitação é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas, no Paço Municipal, localizado na avenida Washington Luiz, 75, no Centro.
O objetivo da exposição, que reúne todo o material utilizado nos 11 módulos, é despertar, estimular e renovar o prazer da leitura literária, mostrando ao público que o livro é fonte de conhecimento, informação e prazer.
A mostra terá fotos dos autores com o público, além de banners, cartazes, convites e capas de livros utilizados nos dois anos de literatura brasileira no Município. Os livros destes autores também ficarão à disposição do público na Biblioteca, localizada na rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
O PROGRAMA – O Viagem Literária foi lançado em 2008. É um programa da Secretaria de Cultura de São Paulo e promove encontro entre escritores e público em 72 cidades. Tem como objetivo estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar a biblioteca pública de cada município e democratizar o acesso à cultura ao promover o contato entre escritores e as populações que vivem distantes dos grandes centros urbanos. O programa contempla cidades de todos os tamanhos, de três mil a um milhão de habitantes.
Durante os anos de 2009 e 2010, itanhaenses e moradores das cidades vizinhas puderam conhecer e se aprofundar na literatura brasileira, através de cada módulo temático, oito autores e três contadores de histórias diferentes. São eles: Adélia Prado; João Acaiabe; Flávia Muniz; Luiz Ruffato; Maria Tereza; Fabrício Carpinejar; Alice Ruiz; As meninas do Conto; Kátia Canton; Márcia Tiburi e João Carrascoza.
Além de Itanhaém, o Viagem Literária está presente em Cubatão, Cananéia, Ilha Comprida e em cidades do interior como: Águas de Lindóia, Campinas, Guaratinguetá, Mococa, Pindamonhangaba, São Caetano do Sul, Mococa, Lençóis Paulista, entre outras.
-->
Chegou o período de férias e o que fazer? Que tal viajar, fazer uma viagem diferentes das outras, viajar por mundos e dimensões desconhecidas? É isso que acontece quando lemos, saímos em uma surpreendente viagem cheia de aventuras onde exploramos outros universos, de terra dos monstros a contos de fadas.
No mês de Janeiro, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim traz a exposição “O que ler nas férias?”. Confira abaixo os títulos disponíveis para empréstimo:
SUGESTÃO DE LEITURA
A águia e a galinha, de Leonardo Boff
A bicicleta azul, de Régine Deforges
A distância entre nós, de Thrity Umrigar
A doçura do mundo, de Thrity Umrigar
A linhagem do Santo Graal, de Laurence Gardner
A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins
A sacerdotisa de Avalon, de Marion Zimmer Bradley
A sombra no vento, de Carlos Ruiz Zafón
A última grande lição, de Mitch Albom
Anjos caídos, de Elizabeth Clare Prophet
Arte de recomeçar, de Cirinéia Iolanda Maffei
Assassinato no expresso do oriente, de Agatha Christie
Assim assado, de Eva Furnari
Bondes de santos, de Sergio Willians
Cai o pano, de Agatha Christie
Chave para a felicidade, de Russell Abata
Contos de espantar meninos, de Regina Chamlian e Helena Alexandrino
Descobrindo o espiritismo, de Zalmino Zimmermann
Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato
Enquanto o amor não vem, de Tyanla Vanzant
Escolhida, de P.C. Cast e Kristin Cast
Franskenstein, de Mary Shelley
História do pensamento ocidental, de Bertrand Russell
Homens, mulheres e relacionamentos, de John Gray
Jovens de 50 ou mais, de F.Barbosa
Julinha relógio em inventando moda, de Sérgio Vale
Magnólia, de Márcia Tiburi
Marte e Vênus apaixonados, de John Gray
Mentiras no divã, de Irvin D. Yalom
Minhas memórias de Lobato, de Luciana Sandroni
O caçador de pipas, Khaled Hosseini
O diário de Anne Frank, de Anne Frank
O futuro da humanidade, de Augusto Cury
O livreiro da cabul, de Asne Seierstad
O menino poeta, de Henrique Lisboa
O poder do agora, de Eckhart Tolle
O Príncipe comentado por Napoleão Bonaparte, de Maquiavel
O símbolo perdido, de Dan Brown
O tigre de Sharpe, de Bernard Cornwell
O último jurado, de John Grisham
O vencedor está só, de Paulo Coelho
O xangô de Baker Street, de Jô Soares
Os templários, de Alain Demurger
Pedagogia da tolerância, de Pauo Freire
Pedagogia do amor, de Gabriel Chalita
Qualidade começa em mim, de Dr. Tom Chung
Seja feliz meu filho, de Içami tiba
Tao the king, de Lao-Tse
Tê-te-à-Tête, de Hazel Rowley
Três contos, de Umberto Eco e Eugenio Carmi
Três desejos, de Bárbara Delinsky
Treza à mesa, de Agatha Christie
Vampiros, a verdade oculta, de Konstantinos
Vito grandam, de Ziraldo
Você é insubstituível, de Augusto Cury
Wicca feitiço para homens, de A.J. Drew
-->
NATAL TROPICAL
Aproveitando a data mais esperada do ano, quando famílias e amigos se reúnem para celebrar o nascimento do menino Jesus, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém através da Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim” realiza até o dia 7 de janeiro a ‘Exposição Natalina – Natal Tropical’ com montagem criativa, confeccionados por seus funcionários.
Este ano a ornamentação natalina da Biblioteca trás o tema “Natal Tropical”, quem visita a Biblioteca irá conferir o balcão de atendimento decorado com motivos praianos e um Papai Noel ‘radical’ exibindo sua prancha de surf.
Já a tradicional ‘Árvore de Natal’, foi montada com livros verdes e decorada com livros dispostos em sua volta, além dos clássicos enfeites natalinos. Todos os livros tratam do tema ‘Natal’ e, foram previamente selecionados com o objetivo de conquistar mais leitores através deste tema universal e, mostrar a diversidade do acervo; dentre eles destacam-se “Uma história de natal” de Charles Dickens; “Velhinho entalado na chaminé” de Pedro Bandeira; “Natal com lua cheia, chuva miúda e cheiro de Jasmim” de Sonia Robatto; “Feliz Natal Ninoca!” de Lucy Cousins e “Os mais belos contos de natal” de Hans-Christian Andersen et al…
A mostra fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Cunha Moreira, 71 – Centro. O telefone para contato é: (13) 3426-1477
EM DEZEMBRO, A BIBLIOTECA MUNICIPAL POETA PAULO BOMFIM RECEBERÁ A OFICINA LITERÁRIA DE COMUNICAÇÃO E CRIAÇÃO COM A ESCRITORA IZABEL SALLES MARCONI
Dia: 10 de Dezembro Horário: 18 horas Local: Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim” Endereço: Rua Cunha Moreira, 71 – Centro Telefone: 3426-1477 *Inscrições para a Oficina - de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. SOBRE A OFICINA A oficina dirige-se àqueles que tem interesse em desenvolver e aprimorar a capacidade de comunicação interpessoal, através de autoconhecimento e disciplina mental no processo criativo. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver a autoconfiança na criatividade, aprofundar conhecimentos além de adquirirem subsídios para o desbloqueio das inibições. SOBRE O PROGRAMA: A autora abordará os seguintes tópicos: • O cérebro triádico: equilíbrio entre o pensar, o sentir e o agir na criação poética; • O processo criativo facilitador da obra literária: diálogos internos e externos; • A temática do verso: consciência, escolha, empatia do poeta e do poema. SOBRE A AUTORA QUE DARÁ A OFICINA: Izabel Salles Marconi, natural de São Paulo/SP, professora, escritora, poetiza, parapsicóloga, advogada, com programa de mestrado em Criação em Comunicação pela Universidade Paulista SP, autora das seguintes obras: Ecos do Nada, Este Viveiro Nosso, As vestes da Alma, Noite, Som e Ser, Trânsito de Mão, apostila do Curso de Comunicação Intersubjetiva. Detentora da Comenda ‘Euclides da Cunha’ conferida pelo Clube dos Estados (1982), Fundadora e Coordenadora da Oficina Literária de Adamantina, Estado de SP (1986), criadora do Curso de Comunicação Intersubjetiva – Temas ético-filosóficos para reflexão e criação. Membro da academia Itanhaense de Letras desde 23/06/2001. SOBRE A PARTICIPAÇÃO: A oficina tem duração de 04 horas, com intervalo para coffee-breake. O público-alvo é espontâneo a partir de 15 anos. Pessoas que já tenham uma relação com literatura e por livre e espontânea vontade se inscrevam na oficina. A oficina tem 30 vagas. Os interessados devem se inscrever na biblioteca. A oficina funciona como um curso de produção literária, emitiremos um CERTIFICADO para os participantes. A oficina dirige-se àqueles que têm interesse em desenvolver e/ou aprimorar o que já escrevem, é para aqueles que têm ambições literárias, gosto pela escrita, desejo de aprender sobre a arte de escrever. Por isso é fundamental que o interessado procure a biblioteca para se pré-inscrever. Os participantes devem trazer FOLHAS DE PAPEL, LÁPIS, BORRACHA E CANETA.
BIBLIOTECA MUNICIPAL RECEBE OS ALUNOS DA ETEC
Na última quinta-feira (18) a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, recebeu os alunos do curso Técnico em Secretariado, da Etec de Itanhaém para uma visita monitorada. Na oportunidade os alunos puderam conhecer os diversos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca e, também, o seu funcionamento.
Confira abaixo fotos e depoimentos dos alunos:
O que achamos legal na Biblioteca é que vocês tem o total controle de tudo e melhor, trabalham com o que gostam. Amamos a nossa visita e, principalmente, os livros que nunca tínhamos lido e, também, achamos interessante os livros em braile e os “audiobooks” para pessoas com deficiência visual. É importante que as pessoas saibam da disponibilidade destes materiais porque muitos com necessidades especiais não têm acesso a estes livros que vocês oferecem e que contribuem para um ensino melhor. Queremos agradecer por nos receber tão bem e com o maior carinho. Adoramos ter conhecido vocês e também o trabalho que fazem. O trabalho de vocês é o melhor trabalho que existe, pois abre o mundo e o conhecimento a todos que buscam. Texto elaborado pelos alunos do primeiro ciclo, do curso Técnico em Secretariado, da Etec de Itanhaém, juntamente com a Professora Inês, que os acompanhou na visita.
VISITAS MONITORADAS
No último dia 20, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim recebeu para uma visita monitorada, a Escola Municipal Maria Cristina M. Gomes, através Projeto Estações Culturais. No encontro as crianças receberam informações de todos os procedimentos realizados na biblioteca, entre eles: como fazer matrícula; como utilizar o Telecentro Comunitário, Empréstimo domiciliar e dicas de pequenos cuidados com os livros.
Durante a visita os alunos puderem conhecer as diversas tipologias de livro, como por exemplo: livro de pano para bebês, livros de plástico e os livros em braille, etc.
Os alunos foram acompanhados pela monitora Angelita que, no final do encontro, promoveu uma Contação de Histórias com o objetivo de estimular o gosto pela leitura.
Confira os títulos:
A menina desta história, escrita por Ilan Brenman, acordou às seis da manhã, ansiosa pelo aniversário do amiguinho. Mas a festa é bem mais tarde e os pais ainda estão dormindo... O dia passa devagar e as cenas cotidianas, ilustradas por Fernando Vilela, narram a metamorfose dos pais e da menina, que passam de bicho-preguiça a elefante, divertindo assim, o leitor.
Proibido para maiores: as melhores piadas para crianças de Paulo Tadeu
Uma seleção divertidíssima das melhores piadas para crianças. Um livro gostoso para ler em qualquer lugar e que vai fazer a turminha dar um monte de risadas.
EXPOSIÇÃO DA COPA
COPA - A exposição reúne livros que narram a história futebolística e obras de literatura brasileira relacionados ao tema.
Biblioteca Municipal traz exposição temática – ‘Literatura e Copa do Mundo’
A mostra está de portas aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 30 de julho, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
O Brasil nunca foi tão verde e amarelo como nos últimos dias. E em clima de Copa do Mundo a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim traz para o público fanático por futebol a Exposição Temática ‘Literatura e Copa do Mundo’. Quem estiver por perto não pode deixar de visitar a mostra que está de portas aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 30 de julho, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
A exposição reúne livros que narram a história futebolística e obras de literatura brasileira relacionadas ao tema. Até um acervo com áudiobooks PE disponibilizado no estande. Os presentes, também irão conferir jornais e cartilhas sobre a África do Sul, já que o país é sede da Copa do Mundo 2010.
Confira abaixo alguns títulos em exposição e disponíveis para empréstimo:
Futebol é uma caixinha de surpresas de Luiz Fernando Bindi
|
Regras de Futebol ilustradas de Leopoldo Santana
|
Dicionário ilustrado do Futebol
|
A história ilustrada do Futubol Brasileiro
|
A história das Copas – Jornal Folha de São Paulo
|
Á sombra das chuteiras imortais: crônicas de futebol de Nelson Rodrigues
|
A pátria em chuteiras de Nelson Rodrigues
|
Futebol e Cultura: coletânea de estudos de José Carlos Meihy
|
A história da Copa do Mundo de Confederação Brasileira de Futebol
|
Histórias de futebol – Coleção o Prazer da Prosa – Vários autores
|
Franklin joga futebol de Paulette Bourgeois e Brenda Clark
|
A bola e o goleiro de Jorge Amado
|
-->
No mês de abril, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim recebeu para uma visita monitorada, as Escolas Municipais Maria do Carmo de Abreu Sodré e Maria das Graças A. Santos, através Projeto Estações Culturais. No encontro as crianças receberam informações de todos os procedimentos realizados na biblioteca, entre eles: como fazer matrícula; como utilizar o Telecentro Comunitário, Empréstimo domiciliar e dicas de pequenos cuidados com os livros.
Durante o encontro os alunos puderem conhecer as diversas tipologias de livro, como por exemplo: livro de pano para bebês, livros de plástico e os livros em braille, que muitos não conheciam, e adoraram passar os dedinhos nas letras em auto relevo. A reação é de admiração e curiosidade!
As Monitoras Angelita e Dirce declaram que além de prazeroso, é muito gratificante poder transmitir aos alunos um pouco deste universo de conhecimentos disponíveis em nossa biblioteca.
-->
ITANHAÉM COMPLETA 478 ANOS
Em comemoração ao aniversário de Itanhaém a biblioteca preparou uma exposição de livros que retratam a história da cidade.
BREVE HISTÓRIA DE ITANHAÉM
Martim Afonso de Sousa e seu comandante de esquadra Pedro Martins Namorado, estabeleceram os fundamentos da povoação de Itanhaém entre os rios Itanhaém e Peruíbe, cujas terras eram exploradas por Pêro Corrêa, um bárbaro e sagaz português traficante de escravos através do Porto das Naus, hoje bairro do Japuí (São Vicente-SP), o que lhe valeu o alcunha de traficante do Japuí, até o local hoje conhecido como Aldeia Velha ou Aldeia de São João Batista.
Adentrando a Baía de São Vicente, a esquadra de Martim Afonso fundeou o Porto das Naus no dia 22 de janeiro de 1532. Após a ocupação das terras houve a natural exploração da região, tendo expedição marítima costeado o litoral rumo ao sul das terras, aportando em Itanhaém no dia 8 de dezembro de 1532 e no ano seguinte nova expedição, desta vez por terras, comandada por Pedro Namorado e posse em nome de Martim Afonso de Sousa, bem como instalação de artilharia para defesa contra ataques de piratas, que, conforme informa Benedito Calixto em sua "Planta Topográfica da Villa de Itanhaém em 1614" havia materiais e equipamentos de artilharia para a defesa da Vila de Conceição de Itanhaém no morro do Sapucaitava, onde localiza vários pontos interessantes como o Porto dos Jesuítas, que servia de entrada para a escadaria do Convento, partindo do leito do rio Itanhaém.
A palavra Tupi-guarani ITANHAÉM (nome do rio às margens do qual se formou a primeira vila), pode ser traduzida como:
1. ITA = Pedra / NHAÉM= Sonora => ITANHAÉM= Pedra que canta.
2. ITA HAÊ = Bacia de Pedra.
CRONOLOGIA HISTÓRICA:
1531/2 - Fundação da povoação de Itanhaém entre as margens dos rios Itanhaém e Peruíbe, provavelmente no dia 8 de dezembro...
1533 - Edificação da ermida de barro dedicada a Nossa Senhora da Conceição, no morro de Itaguaçu, às margens do rio Itanhaém, com frente para Sudoeste, cujas escadas eram contados 83 degraus. Também nesta data é atribuído o início da construção do Colégio São João Batista, onde hoje se localiza a cidade de Peruíbe.
1535 - Criada a Paróquia de São Vicente a 30.06, sendo a primeira da Capitania de São Vicente e tendo como pároco o Padre Gonçalo Monteiro, vindo com a esquadra de Martim Afonso de Sousa em 1532.
1549 - Chegada dos jesuítas à região, atendendo a Capitania de São Vicente em toda a sua extensão.
1553 - Presença de José de Anchieta, provavelmente em retiro de orações, na capela da Villa de Conceição de Itanhaém.
1554-55 - Morte do padre Leonardo Nunes, no mar de Santos, em um naufrágio. O Brasil perde seu primeiro missionário, chamado que fora a Portugal para relatar sobre sua missão a Inácio de Loyola, chefe da Congregação dos Jesuítas. Os colonos da aldeia de Conceição de Itanhaém estavam revoltados com a libertação que provocava o padre Leonardo Nunes, causando problemas à agricultura canavieira que começava a florescer às margens dos rios Itanhaém e Peruíbe, nas feitorias de João Castelhano Rodrigues e Pêro Corrêa.
1556 - Os refugiados de São Vicente chegam a Itanhaém, pois a tribo dos Tamoios ocupava boa parte da porção da costa vicentina, de Iperoig à vila de Santos.
1560 - Chega à Conceição de Itanhaém, a primeira imagem de Nossa Senhora da Conceição.
1561 - Muitos colonos portugueses abandonam a aldeia antiga, estabelecendo-se no aglomerado de casas da Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, às margens do rio Itanhaém, através de um plebiscito. A vila de Conceição de Itanhaém já obtém foro de Vila, Pelourinho e Câmara Municipal. Eleito juiz Pedro Cristóvão Gonçalves.
1563 - Naufrágio de Hans Staden na costa paulista (?).
1564 - Edificação de uma nova Igreja Nossa Senhora da Conceição, no local onde se erguia a ermida dedicada à santa, que introduziu no Brasil o culto dedicado a ela.
1614 - A invasão dos franceses na costa chega a São Vicente, destruindo a Igreja Nossa Senhora das Naus, localizada no "Japuí", antiga residência de Pêro Corrêa, que fora transformada em Igreja por ordem do padre José de Anchieta.
1615 - Erguia-se na vila a Igreja de Santa Luzia, cujo caminho atendia também a construção do prédio da Casa de Câmara e Cadeia, o que resultou nos dias de hoje em seu completo desalinho em relação à situação das atuais ruas, tendo sua provável destruição em 1635. 1
1623 - Os Camaristas da Vila de São Vicente, por ordem expressa do Governador Geral, davam posse ao Conde de Monsanto, à Capitania de São Vicente, abrangendo as vilas de São Vicente, Santos, São Paulo (Piratininga), Sant’Anna de Mogy, ilhas de Santo Amaro e São Sebastião.
1624 - Em 7 de fevereiro torna-se donatária da outra parte da Capitania, a herdeira de Martin Afonso de Sousa, Marianna de Sousa Guerra, a Condessa de Vimieiros, com jurisdição sobre vasta região, desde Cabo Frio ao norte e Paranaguá ao sul, bem como sobre as vilas de São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e as povoações criadas nas lavras de Minas Gerais. A Vila de Conceição de Itanhaém torna-se "Cabeça de Capitania" da casa de Vimieiros.
1635 - Descoberta do ouro na Capitania de Itanhaém, na região de Ribeira de Paranaguá. Destruição da Igreja de Santa Luzia, localizada mais próximo à praia, prédio que compunha com a Casa de Câmara e Cadeia o conjunto arquitetônico da antiga Rua São Francisco.
1639 - Início da construção da Igreja Matriz dedicada a Sant’Anna, dentro da paliçada que circundava a Vila.
1654 - Os jesuítas são expulsos da Vila de Conceição de Itanhaém (e do Brasil), devido ao conflito da escravização indígena. Os franciscanos substituem os jesuítas na Igreja Nossa Senhora da Conceição, à beira-rio do morro de Itaguaçu.
1699 Os franciscanos iniciam a construção de uma nova igreja e Convento no morro de Itaguaçu.
1700 - Por Carta Régia, Conceição de Itanhaém torna-se Sede de Município.
1711 - D.João V anexa as terras em litígio entre os Vimieiros e Monsantos, as Capitanias Paulistas aos domínios da Coroa. A vila de Itanhaém foi instituída em baronia a favor de Manoel de Andrade Souto Maior.
1713 - Conclusão das obras de construção do Convento e da Igreja Nossa Senhora da Conceição no morro de Itaguaçu.
1752 - Os 83 degraus que davam acesso ao Convento são substituídos pelas ladeiras.
1761 - Término de parte considerável da Igreja Matriz de Sant’Anna. A imagem de Nossa Senhora da Conceição é conduzida à Vila de Itanhaém.
1791 - Extinção da Capitania de Itanhaém.
1799 - Conclusão das obras de construção da Igreja Matriz de Sant’Anna.
1819 - A Vila de Itanhaém é transformada em Baronia do Marquês de Souto Maior.
1829 - Decide-se pela reconstrução da Casa de Câmara e Cadeia, sendo anexado ao prédio a parte frontal, encobrindo a escadaria que antes se situava na parte externa do mesmo.
1830 - Os frades franciscanos abandonam o Convento, a Vila caíra em declínio desde a descoberta de ouro nas Gerais.
1833 - Destruição da Igreja e do Convento por um incêndio. O solitário frei, professor e padre, tendo solicitado ajuda para o espanto de morcegos, esqueceu-se do perigo das labaredas das tochas nas vigas cheias de cupins, a população foi insuficiente para debelar tamanho incêndio.
1835 - A coroa de ouro de Nossa Senhora da Conceição é roubada e recuperada pela população da vila de Conceição de Itanhaém.
1837 - Aparecem nas matas da região os chamados jaguanans, que emigravam das margens do rio Paraguai, mais de 30 anos haviam principiado a viagem.
1840 - Chegada dos franciscanos a 25 de janeiro, em Itanhaém, estabelecendo-se no Convento.
1853 - Nasce Benedito Calixto de Jesus, em 14.10, grande pintor e historiador itanhaense, introdutor da fotografia no Estado de São Paulo, teatrólogo.
1861 - Início das obras de reconstrução do Convento e da Igreja em partes destruídas pelo incêndio.
1864 - É estabelecido um cemitério ao lado do Convento dos franciscanos, entre a ladeira antiga e a nova rampa do Convento.
1866 - Instalação da rede de telégrafo nacional, servindo futuramente de comunicação à frente brasileira na Guerra do Paraguai.
1868 - Nasce Emidio Emiliano de Souza, em 03.09, pintor primitivista e teatrólogo.
1888 - Fundação do Gabinete de Leitura, ao lado do Cruzeiro do Convento.
1895 - Nasce o pintor Bernardino de Souza Pereira, em 03.09, na cidade de São Paulo.
1906 - Itanhaém é elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se apenas Itanhaém.
1908 - Inaugurada a primeira adutora de água por Carlos Botelho.
1909 - Primeira viagem de automóvel a Itanhaém, realizada por Washington Luís.
1912 - Rui Barbosa tenta chegar a Itanhaém, mas encalha no rio Mongaguá.
1913 - Chega o primeiro trem de passageiros da Southern São Paulo Railway Company, em 21.12.
1923 - Instalação da rede elétrica na cidade de Itanhaém.
1925 - A Diocese de Santos recebe seu primeiro bispo, Dom José Maria Parreira Lara, em 18.04, à qual estava subordinada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.
1927 - Falece Benedito Calixto de Jesus em 31.05
1930 - Revolução de Outubro e estabelecimento de uma Junta Governativa.
1932 - O Gabinete de Leitura é invadido pelo exército paulista para abrigar soldados que vigiavam as cidades consideradas estratégicas. Com o abrigo de militares, muitas obras e cenários de teatro pintados por Benedito Calixto foram destruídos.
1938 - Itanhaém perde parte de seu território para a formação do Distrito de Itariri.
1948 - Criado o município de Itariri. Início do serviço de ônibus pela praia. Uma enchente de grande porte devasta a colônia japonesa localizada às margens do rio Itanhaém, refugiando-se em seguida nas cidades do Vale do Ribeira.
1949 - Falece Emidio Emiliano de Souza, em São Paulo , a 19.09.
1950 - A coroa de ouro de Nossa Senhora da Conceição é levada ao Congresso Eucarístico na cidade do Rio de Janeiro.
1956 - Por Decreto Estadual e aprovado pela Câmara Municipal, é instituído o dia 22 de Abril como Aniversário da Cidade.
1958 - Itanhaém torna-se Sede de Comarca, abrangendo Itariri, Peruíbe e Mongaguá.
1959 - Criados os municípios de Mongaguá e Peruíbe, desmembrados do território de Itanhaém.
1961 - Abertura ao tráfego da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.
1969 - Definido pela Lei 878 de 01.11.69 o Brasão de Itanhaém.
1972 - Furtada dos altares da Igreja Matriz de Sant’Anna a imagem histórica de São João Batista, padroeiro da cidade de Peruíbe, que ainda estava depositada no nicho direito dos altares laterais.
1985 - Falece em Itanhaém o pintor Bernardino de Souza Pereira em 01.08.
1992 - Reaberta ao público e fiéis a Igreja Matriz de Sant’Anna, após cinco anos fechada, em restauração.
O Aniversário de Itanhaém é comemorado em 22 de Abril.
Fonte: PM ITANHAÉM-->
O significado da Páscoa...
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
"Feliz Páscoa" em diferentes idiomas:
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
Vamos ver agora como surgiu o chocolate...
Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.
Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia.
E o coelho?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2010:
- 2000 - 23 de abril
- 2001 - 15 de abril
- 2002 - 31 de março
- 2003 - 20 de abril
- 2004 - 11 de abril
- 2005 - 27 de março
- 2006 - 16 de abril
- 2007 - 08 de abril
- 2008 - 23 de março
- 2009 - 12 de abril
- 2010 - 04 de abril
Fonte:
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/significado.html
sEXTA-SARAU
JANEIRO / 2010
DATA
|
HORÁRIO
|
PROGRAMA
| ||
Segunda a Sexta
|
08h00
|
às
|
17h00
|
Biblioteca Virtual
Acesso gratuito à internet através do Telecentro Comunitário
|
Segunda a Sexta
|
08h00
|
às
|
17h00
|
O que ler nas férias?
|
Segunda a Sexta
|
08h00
|
às
|
17h00
|
Jogos de Tabuleiro
|
Segunda a Sexta
|
09h00
|
às
|
10h00
|
Hora do Conto
|
Segunda a Sexta
|
09h00
|
às
|
10h00
|
Oficina Colorir
|
Dia 08
|
15h00
|
Cinema na Biblioteca
O ano em que meus pais saíram de férias.
| ||
Dia 11
|
15h00
|
Oficina de Origami
| ||
Dia 12
|
15h00
|
Oficina de E.V.A.
| ||
Dia 13
|
15h00
|
Oficina de Origami
| ||
Dia 14
|
15h00
|
Oficina de artesanato em papel jornal
| ||
Dia 15
|
15h00
|
Cinema na Biblioteca
Harry Potter e o enigma do príncipe
| ||
Dia 18
|
15h00
|
Oficina de Origami
| ||
Dia 19
|
15h00
|
Oficina de E.V.A.
| ||
Dia 20
|
15h00
|
Oficina de Origami
| ||
Dia 21
|
15h00
|
Oficina de artesanato em papel jornal
| ||
Dia 22
|
15h00
|
Cinema na Biblioteca
Era do Gelo 3
| ||
Dia 25
|
15h00
|
Oficina de Origami
| ||
Dia 26
|
15h00
|
Oficina de E.V.A.
| ||
Dia 27
|
15h00
|
Oficina de Origami
| ||
Dia 28
|
15h00
|
Oficina de artesanato em papel jornal
| ||
Dia 29
|
15h00
|
Cinema na Biblioteca
Wall-e
| ||
Dia 29
|
18h00
|
Sexta Sarau
|
EXPOSIÇÃO DE NATAL
MARIA Manhã azul na Palestina! Maria caminha. Vai buscar, De alguma fonte cristalina, Água tão purapara o seu lar. Nos ombros leva um cântaro, De simples barro modelado; Uma argila de terreno sáfaro, Toca-lhe o corpo imaculado. Caminha a bela escolhida Para ser a Mãe do Senhor. Que breve surgiria à vida, Para semear paz e amor. A virgem segue à fonte, Para recolher água pura. Ligeira, vinda do monte, Corre entre flores e verdura. Contudo bela, na humildade; Vestindo-se de azul ternura, Traz no ventre, a eternidade, E no coração impera ventura. Rosa mística, essa eterna flor, A quem o anjo Gabriel anuncia Da escolha para a Mãe do Senhor, O Messias concebido por Maria. por Pedro Miguel (AIL) Dezembro de 2009




DE 06 A 31 DE JULHO
Venha participar das nossas Oficinas!
Em julho, a BIBLIOTECA MUNICIPAL POETA PAULO BOMFIM, traz uma programação especial para crianças e adolescentes. De segunda a sexta-feira serão realizadas diversas oficinas além de informática, brincadeiras e contação de histórias para o público aproveitar as férias de um jeito diferente e divertido.Durante este mês a biblioteca também oferece visitas monitoradas com agendamento prévio pelo telefone (13) 3426-1477. As visitas são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h
ATIVIDADES
HORA DO CONTO
Segundas, quartas e sextas-feiras
Dias: 13, 15, 17, 20, 22, 24, 27, 29 e 31 de Julho
Hora: Das 10h às 11h
Data: De 13 a 31 de Julho
Faixa etária: até 8 anos
A prática de Contação de Histórias tem como principal objetivo despertar o gosto pela leitura, divulgando textos de tradição oral ou escrita
de forma divertida e prazerosa, tendo em mente sua importância em manter viva em noss
as mentes as diversas realidades que compõem a história da humanidade.
Ao final da oficina os participantes serão premiados com uma tatuagem colorida de seu personagem favorito.
OFICINA DE e.v.a
Segundas e quartas-feiras
Dias 13, 15, 20, 22, 27, 29
Monitora: Dalva L. Peixoto / Dirce de P. Costa
Hora: Das 15h às 17h
Data: De 13 a 31 de Julho
Faixa etária: a partir de 10 anos
Conhecido entre artesões e artistas, como E.V.A., o Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-tôxica que pode ser aplicada em diversas atividades artesanais. Nesta oficina faremos cartões, álbum de fotos, marcadores, porta-canetas, capas de cadernos e bolsas.
OFICINA DE ORIGAMI
Terças e quintas-feiras
Dias 14, 16, 21, 23, 28, 30
Monitora: Eliz Bechir Watanabe
Hora: Das 15h às 17h
Data: De 13 a 31 de Julho
Faixa etária: a partir de 12 anos
Esta oficina é dirigida para interessados, que queiram aprender uma das técnicas mais antigas e famosas da arte japonesa: o Origami. Os participantes entrarão em contato com a arte milenar de dobrar papel, além de desenvolverem a paciência, a atenção e a coordenação motora.
CONHECENDO O UNIVERSO DIGITAL!
De segunda a sexta-feira
Monitora: Daniele Padovan Ribeiro
Hora: Das 8h às 10h / 15h às 17h
Data: De 06 a 17 de Julho
Faixa etária: De 8 a 12 anos
Inscrições: De 01 a 06 de Julho
Vagas limitadas (somente para estudantes)
Através das aulas as crianças e adolescentes terão acesso ao mundo desconhecido da Internet, que existe como meio de comunicação nos mais diversos segmentos do mundo moderno popularizando rapidamente a utilização do computador, que não se restringe mais ao espaço de trabalho. É cada dia mais comum a presença desse equipamento em casa. E as crianças não estão alheias a esse processo. Curiosas que são, desde muito cedo querem ver as novidades que aparecem na tela, explorar o teclado e testar o mouse. E comemoram com alegria cada pequena conquista no novo universo!
OFICINA COLORIR
De segunda a sexta-feira
Monitora: Luiza Cristaldi C. de Mattos
Hora: Das 9h às 10h
Data: De 13 a 31 de Julho
Faixa etária: até 8 anos
Colorir é muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante para as crianças incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades, aprendendo a distinguir as diferentes cores desde cedo.

PROGRAMAÇÃO
| |
ABERTURA
Conhecendo Itanhaém
|
Apresentação: Carlos César – Depto. De Turismo
|
MÚSICA E POESIA
| |
ALUNOS DE TÉCNICA VOCAL DA CASA DA MÚSICA
|
Monitor: Gibi
|
LEITURA DE POESIAS
|
Poesias Escolhidas - Academia Itanhaense de Letras
|
QUARTETO SAMBA/JAZZ DA CASA DA MÚSICA
|
Músicos:
Fabrício Araújo (Sax Tenor)
Preto Jones (Trompete)
João Donato (Guitarra)
Toni Carlos (Piano Elétrico)
|
LEITURA DE POESIAS
|
Poesias Escolhidas - Academia Itanhaense de Letras
|
BALLÉ
| |
Coreografia: "Bodas De Aurora"
|
Adaptação: Lenisa Rocha Solista: Brenda Galvão
|
Coreografia: "Paquita"
|
Adaptação: Lenisa Rocha Solista: Raphaela Caseiro Netto
|
Coreografia: "Pequena Bailarina”
|
Coreógrafa: Lenisa Rocha Solista: Amanda Teixeira
|
Action Dance Coreografia: Tripla Expressão
|
Coreógrafos: Fernando Curcio e Renan Lima
Elenco: Fernando Curcio,Luiz Henrique e Renan Lima
|
Coreografia: "Duas Faces do Sertão”
|
Coreógrafa: Brenda Galvão Elenco: Corpo de Baile Jovem de Itanhaém –
coordenadora Lenisa Rocha
|
EXPOSIÇÕES
| |
ARTES PLÁSTICAS
| |
Exposição de Telas – Oficinas Culturais do Departamento de Cultura de Itanhaém
|
Professores: Ademilson Ramos Passos e Suzana Mattos
|
ARTESANATO – FIBRA DE BANANEIRA
| |
O artesanato com a fibra da bananeira possibilita a confecção de uma grande variedade de produtos tais como cestas, bolsas sandálias, tapetes, colares, pulseiras, anéis, porta guardanapos, etc...
| |
De
|
-->
Terça-Feira, 7 de Abril de 2009
EXPOSIÇÃO DE PÁSCOA
O objetivo da mostra, que estará aberta à visitação até o dia 20 de abril, e relembrar as pessoas sobre o significado da Páscoa. Durante esse periodo os visitantes poderão pesquisar sobre a história e os símbolos, além de livros sobre o tema.
A Páscoa (do hebráico Pe'ssach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas a esta corrente religiosa como a maior e mais importante festa da cristandade. Na Pascoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo ( vitória sobre a morte) depois de sua morte por crucificação que teria ocorrido entre o ano 30 e 33 d.C. O termo pode referir-se tambem ao periodo do ano canonico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.
Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
____________________________________________________________________________
BIBLIOTECA MUNICIPAL PROMOVE SARAU
O evento reunirá pessoas de diversas atividades para se expressarem artisticamente por meio de danças, poesias, teatro.
_____________________________________________________________________________________
BIBLIOTECA MUNICIPAL REALIZA INSCRIÇÕES PARA OFICINAS TEMÁTICAS DE CARNAVAL
O cadastro acontecerá entre os dias 9 e 16, das 8 às 17 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na rua Cunha Moreira, 71, no Centro
Com o intuito de resgatar a tradição das máscaras carnavalescas e despertar a criatividade em jovens e crianças, com idade entre sete e 15 anos, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim realizará a partir desta segunda-feira (09/02), até o dia 16, das 8 às 17 horas, as inscrições para as Oficinas Temáticas de Carnaval. É importante ressaltar que o cadastro e o material são gratuitos. As aulas acontecerão entre os dias 17/02 e 19/02, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro. A oficina, que disponibilizará 60 vagas e terá o tema ‘Com que máscara eu vou’, será iniciada com um histórico sobre o tema e em seguida os participantes poderão escolher entre oito tipos de máscara, que servirão como modelo para a nova criação. Os objetos serão confeccionados com papéis coloridos, jornais, papelão, cartolina, cola, fitas, glíter, lantejoulas, entre outros. “Estas atividades funcionam como uma forma de inserção da arte no processo educacional, através da interpretação, estudo da estética, história e o prazer de criar”, afirmou a responsável pela biblioteca, Mara Léia de Lima. HISTÓRIA — Um dos ícones do carnaval, as máscaras foram herdadas dos teatros gregos, sendo utilizadas nas representações dos dramas clássicos. Expressavam fúria, alegria e amor, entre outras emoções. Ainda hoje o teatro chinês recorre às máscaras para representar tipos de personagens. Mas foi no século XV que os historiadores registraram o ‘Ball Masquê’ como o primeiro baile de máscaras.
Os mascarados faziam brincadeiras, confiantes do anonimato, extravasando todos os seus impulsos reprimidos, libertando-os das normas sociais. E de Veneza, as máscaras chegaram ao Brasil, conquistando seu auge durante as décadas de 30, 40 e 50 com os bailes carnavalescos realizados em clubes e salões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação!