terça-feira, 5 de maio de 2009

Atividades Culturais


EXPOSIÇÃO DE NATAL 2012



LANÇAMENTO DE LIVRO

Escritor lança ‘Desta coisa & Outras coisas’ na Biblioteca Municipal no dia 2 de março
A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim será palco do lançamento do livro ‘Desta coisa & Outras coisas’, do autor Rodrigo Ladeira, na próxima sexta-feira (2). Em sua segunda publicação, o escritor retrata na poesia paixões, reflexões e suas experiências em diferentes momentos da vida. O encontro será às 18 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.
Ladeira é médico e trabalha no Programa Saúde da Família de Itanhaém. Quando não está a serviço, aproveita as horas para pintar e escrever suas memórias. Na poesia, ele busca mostrar um mundo vencido pelo amor, com revelações de fatos vivenciados diariamente.
Este é o segundo livro lançado pelo escritor que segue a linguagem poética para falar sobre seus pensamentos. São aproximadamente 130 poesias reunidas na obra. “É uma forma de colocar no papel o que sentimos na alma. É uma terapia”, explica.
Para o autor, a Biblioteca Municipal foi escolhida porque abriga os mais diferentes programas e atividades culturais oferecidos à população. “Ouvi falar muito bem do espaço. Um verdadeiro encontro da cultura”, elogia.
Em 2007, ele lançou ‘A Fusão dos Opostos’, sua primeira obra inspirada na família e nos encantos e dores integradas à sua profissão. “Fiz o livro com a intenção de provocar a reflexão entre os leitores”, finaliza.




Exposição - Carnaval




Exposição - O que ler nas férias



A exposição acontece durante todo o mês de Janeiro de 2012.





Oficina de Férias - Cinebib



O Cinebib aconteceu na última sexta-feira dia 20/01/2012 das 15h às 17h.



Oficina de Férias - E.V.A.



A oficina de E.V.A. aconteceu nesta quinta-feira dia 19/01/2012 das 15 às 17h.

Oficina de Férias - Pintando com os dedos



A oficina Pintando com os dedos aconteceu nos dias 16/01 e 18/01/2012 das 15h às 17h.



Oficina de férias - Contação de histórias


A contação de histórias acontece segunda, quarta e sexta-feira na parte da manhã, da semana dos dias 16/01 a 20/01/2012


Oficina de Férias - Pontilhismo



A oficina de pontilhismo aconteceu dia 17/01/2012 das 15h às 17h.


Oficina pintando com os dedos



A oficina pintando com os dedos acontece nos dias 16 e 18 de Janeiro/2012 das 15h às 17h


PROGRAMAÇÃO - Oficinas de férias- Janeiro/2012




As férias estão para começar e a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim está com uma programação repleta de atividades especiais para crianças e adolescentes se divertirem.

A partir do dia 16 de janeiro o público poderá participar das oficinas Colorir (técnica do pontilhismo e pintura com os dedos), EVA, Exposição: O que ler nas férias, Cinebib e Hora do Conto.

O cronograma se estenderá até dia 20 de Janeiro (confira tabela abaixo), na própria biblioteca, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Para participar não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao local no horário da atividade.

HORA DO CONTO – A prática de contação de histórias tem a intenção de despertar nas pessoas o gosto pela leitura de forma divertida e prazerosa. É por meio dela que enriquecemos o vocabulário e o conhecimento.

COLORIR – Através do pontilhismo, o público aprenderá técnicas de pintura, saída do movimento impressionista; além da oficina pintando com os dedos, técnica que usa as digitais dos dedos como um instrumento para criar os desenhos.

E.V.A. – Os jovens aprenderão a confeccionar marcador, bolsa, porta-caneta e capa de caderno. O E.V.A ( Etil Vinil Acetato), é aquela borracha não -tóxica que pode ser aplicada em diversas atividades artesanais.

CINEBIB – A biblioteca reservou um espaço voltado ao cinema. Aberto ao público, qualquer pessoa poderá assistir aos filmes exibidos. E em cartaz estará o filme ‘Up, Altas Aventuras’.

EXPOSIÇÃO: O QUE LER NAS FÉRIAS – A biblioteca selecionou aos usuários livros de diferentes autores para que estas férias sejam recheadas de histórias e aventuras. Mais informações pelo telefone (13) 3426-1477.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itanhaém.


Oficina de Pontilhismo





A oficina de pontilhismo acontece todas as segundas e quartas-feiras do mês de Julho, tendo início as 15h.


Oficina de E.V.A.




Confira as fotos do primeiro dia da oficina de E.V.A que aconteceu no dia 14/07/11 na biblioteca "Poeta Paulo Bomfim".

As oficinas são gratuitas e continuam até o final do mês.




Neste mês de Junho comemoramos a tradicional “Festa Junina”, e a biblioteca municipal “Poeta Paulo Bomfim” não poderia ficar fora dessa.

História

Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".

As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da Região Nordeste e as festas do Brasil caipira, ou seja, nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (sobretudo na parte sul) e Goiás.
No Nordeste brasileiro se comemora, com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.
No interior de São Paulo ainda se mantêm a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

Os livros a seguir fazem parte da nossa exposição.

Almanaque Brasil de Cultura Popular - Editora Positivo
Uma história para cada dia Junho – Editora Globo
Folclore, Danças e ritmos do Brasil – Editora Abril
Contos Caipiras – Editora Saraiva
Eventos Escolares – Maria Radespiel
Anarriê – Michel Borges
São Paulo, Memórias de Sabor – Rosa Belluzzo
Brasil, Histórias, Costumes e Lendas – Editora Três






OFICINA – No encontro, a contadora de histórias, Beth Gonçalves, deu ginástica facial e corporal, além de promover brincadeiras e contos





Biblioteca promove oficina de contação de histórias do projeto Caravançará II





A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim trouxe mais um projeto voltado ao incentivo à leitura. E o “Caravançará II - agora é você que vai contar”, foi o grande responsável em trazer na última terça-feira (31), atividades que auxiliam professores, estudantes e profissionais de biblioteca na hora de contar histórias.



Ministrado por Beth Gonçalves, os participantes conheceram todos os elementos para se tornarem bons contadores de histórias. No encontro, Beth deu aulas de ginástica facial e corporal, além de promover brincadeiras e contos aos novos multiplicadores da imaginação.



Em Itanhaém, mais de 40 pessoas participaram da oficina. Teve até quem viesse de outra cidade, como é o caso das professoras Rosa Helena e Maria Ozinete, que são de Guarujá, mas fizeram questão de participar. “A distância não atrapalha, já que sempre me interessei por essas atividades. Procurando pela internet, achei a oficina e estou muito empolgada com o entusiasmo da Beth ao ensinar”, comenta Rosa.







OBJETVO – O “Caravançará II - agora é você que vai contar” é um espaço itinerante de entretenimento e cultura, com oficina de bonecos, contação de histórias, cantigas, brincadeiras e brinquedos. Suas oficinas arte-educativas abordam temas como cidadania, educação e meio ambiente, ilustrados por ricos contos populares, fantoches, músicas de roda e brinquedos feitos com material reciclado.
“As pessoas expressam na palavra, como elas organizam o pensamento, e o público de Itanhaém é ótimo. A bibliotecária, Maraléia Menezes, se esforçou muito para que a oficina fosse um sucesso. É a primeira vez que venho a Itanhaém e gostei muito da animação do público. Minha expectativa foi atendida”, diz a contadora de história, Beth Gonçalves.



PROJETO – O nome Caravançará foi escolhido porque era o ponto de encontro no deserto onde mercadores e viajantes se reuniam para descansar, trocar ideias e experiências.
Este ano, o projeto percorrerá 40 cidades. Mais do que isto, as oficinas oferecidas fornecem experiências e informações para a melhoria contínua da comunicação interpessoal.
O Projeto Caravançará II é viabilizado pela Ilumina Serviços Culturais, com o patrocínio da Usiminas e Toddynho, e os apoios da Secretaria de Estado da Cultura, Editora Brinque Book, Institutos IDEP, SLAC e Brasil Leitor.









Matéria do Site Oficial da Prefeitura Municipal de Itanhaém - 11/05/11












BENEFÍCIOS – Dentre as atividades oferecidas estão: Viagem Literária, Oficinas Culturais, Telecentro, Sarau, Exposição, Orientação Vocacional entre outros






Biblioteca Municipal oferece
diversos serviços à população







A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim proporciona aos usuários um ambiente de incentivo à leitura, pesquisa e estudo. Em média, são 350 pessoas por dia a passar pelo espaço, utilizando serviços como: Viagem Literária, Oficinas Culturais, Telecentro, Sarau, Exposição, Orientação Vocacional, entre outros.

Disponível à população, tem aproximadamente 50 mil volumes, entre livros de literatura nacional, estrangeira, infantil, técnicos, auto-ajuda, revistas, enciclopédias, dicionários, braille e áudiobooks que se encontram constantemente à disposição. Os serviços desenvolvidos ao longo dos meses incluem atividades com alunos, docentes, adolescentes e terceira idade.

A biblioteca se preocupa em manter a qualidade e o diferencial nos serviços oferecidos, além de atrair ao espaço um maior número de leitores. “A gente quer focar na qualidade do trabalho, porque se oferecermos pouca qualidade, o público também não prestigia. Nós temos hoje, o público leitor e o público misto, que é aquele que busca o livro na biblioteca, e também participa dos eventos. Temos ainda, um terceiro público aquele que só participa de eventos”, conta a bibliotecária Maraléia Menezes de Lima.

De janeiro deste ano até o final de abril, a biblioteca registrou a passagem de mais de 8 mil pessoas, que segundo a bibliotecária, é um público mais amadurecido graças aos projetos desenvolvidos. “Com a inclusão dessas ações, está havendo um amadurecimento do leitor, ele já não é mais aquele leitor contemplativo, aquele que só lê um tipo de literatura. Agora é um leitor que passeia por todos os gêneros”.

Hoje, é mais fácil se tornar um usuário frequente da biblioteca. Para ampliar e criar um vínculo amistoso entre o leitor e a biblioteca, a administração simplificou o cadastro. De acordo com Maraléia, o segredo foi transformar o que antes era burocrático em simples. “Pedimos o RG e comprovante de residência. Quando o usuário não tinha condições de pagar pelo empréstimo, tudo bem, o importante mesmo é não perder o vínculo. Se você conversar com qualquer leitor, irá perceber que a relação dele com o ambiente é de amizade. Essa foi a principal mudança. E para conquistar o leitor você não pode ter muitas exigências, porque senão ele não retorna”.

O local possui à disposição dos usuários computadores para aulas de internet e pesquisa de alunos, um espaço para a leitura e acervos voltados para deficientes visuais e auditivos. Por ser a maior biblioteca da região, atende também frequentadores de municípios vizinhos como, por exemplo, Mongaguá e Peruíbe. Durante a alta temporada, o número de pessoas aumenta em função dos veranistas na Cidade.

Segundo a coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Tecnológicas do Litoral Sul (FACSUL), Sílvia Siqueira, a biblioteca é uma extensão da sala de aula, de forma autônoma e didática. “Os alunos se desenvolvem de modo que aprendem a apreciar e gostar de livros. Os estudantes que estão agora no segundo ano são outros. É muito gratificante perceber neles essa transformação”.

De portas abertas, a biblioteca está com horários de funcionamento compatíveis às necessidades do leitor: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, 71, no Centro. Para mais informações, entrar em contato por meio do telefone (13) 3426-1477.

FUNDAÇÃO – A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim foi fundada em 14 de dezembro de 1964. Após 12 anos, o espaço ganhou notoriedade ao obter sua própria sede no lugar em que funcionava a Prefeitura Municipal de Itanhaém. No decorrer dos anos, seu acervo foi se aprimorando através de compras e doações de livros. O espaço teve como patrono o poeta brasileiro Paulo Lébeis Bomfim, membro da Academia Paulista de Letras e conhecido como o ‘Príncipe dos Poetas’.

Paulo Lébeis Bomfim iniciou a carreira literária escrevendo no Diário de São Paulo, no Correio Paulistano e Diário de Notícias. Seu primeiro livro de poemas, “Antônio Triste”, lançado em 1946, com ilustrações de Tarsila do Amaral, recebeu o Prêmio Olavo Bilac, concedido pela Academia Brasileira de Letras, em 1947. Foi curador da Fundação Padre Anchieta e presidente do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo.
VIAGEM LITERÁRIA – Itinerante, o Programa Viagem Literária, que existe há três anos no Município, visa democratizar o acesso à cultura ao mesmo tempo em que promove o contato direto entre o escritor e a população. O projeto segue uma programação fiel na biblioteca e já trouxe a Itanhaém renomados autores da literatura brasileira, como o ator João Acaiabe, o Tio Barnabé do Sítio do Pica Pau Amarelo; os escritores Fabrício Carpinejar; João Carrascoza; Adélia Prado; Kátia Canton; Márcia Tiburi; Alice Ruiz, dentre outros. E ainda, no dia 6 de junho, o evento trará a Itanhaém o escritor Ignácio de Loyola Brandão.

TELECENTRO – Na biblioteca também é possível acessar a internet através do Programa Federal de Inclusão Digital (Telecentro), onde os usuários fazem pesquisas na rede, utilizando-se ainda de impressora.

A artesã Sandra Maria Bello, de 60 anos, terminou em 2009 o curso de internet que a ajudou na produção de novas confecções. “Depois que aprendi a achar novos modelos, minhas criações melhoraram muito com o que achei na internet. Antes não sabia nem mexer, hoje faço muitas coisas”.

A internet aproximou a comunicação junto aos amigos. Isso porque, à tarde, ela guarda um tempo para se dedicar à internet, mandar e receber e-mails dos amigos que não encontra há anos. “Não sou viciada, mas utilizo muito a internet. Através da rede faço novas confecções de modelos retirados de outros sites. Tripliquei minhas vendas e melhorei o orçamento”.

Desde a inauguração desta atividade, em setembro de 2008, passaram pelo Telecentro 5 mil pessoas. Mesmo quem não sabe utilizar um computador, pode se beneficiar do curso de Informática e Internet básica, ministrados no local e oferecidos à terceira idade.





INCLUSÃO SOCIAL – Sobre os usuários com deficiência visual e auditiva, a biblioteca disponibiliza um acervo completo em braille e audiobooks (livros falados em CD). Com o interesse de promover a integração no meio social, cultural, educacional e profissional, a biblioteca é abastecida por livros didáticos, técnicos, literários, infanto-juvenis e paradidáticos.

Integrados ao acervo estão os clássicos da literatura nacional e best-seller em braille: História de Ficção Científica, Poesia Marginal, Mitos Indígenas, São Bernardo, Menino de Engenho, Auto da índia, Auto da Barca do Inferno, Farsa de Inês Pereira, entre outros.

Já os áudiobooks, em formato de leitura auditiva, oferecem aos usuários uma diversidade cada vez maior e mais atualizada. Como nem todos os deficientes visuais são alfabetizados em braille, a oferta de áudio livros é uma das alternativas para a inclusão cultural.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL – Definir a profissão tem sido um dilema enfrentado pelos jovens. E por isso, a biblioteca realiza encontros semanais junto aos estudantes de 14 a 21 anos para ajudar na decisão do curso ideal. As aulas são ministradas com dinamismo, conversação e testes vocacionais.

A aluna do curso, Mariana Piedade Santos, de 18 anos, já é estudante de propaganda e marketing, mas está arrependida, e pretende escolher outra profissão. Correndo atrás, ela se diz interessada no conteúdo em que o orientador Fábio Espírito Santo Carneiro se propôs a passar. “Minha mãe me contou do curso, e tive interesse em participar. Nesses primeiros dias de aula estamos respondendo a questionários e nos conhecendo. Essa orientação está me ajudando a pensar em outro curso”.

CONTA EM BRAILLE – Muitas vezes, algumas informações passam despercebidas por causa da dificuldade de captar aqueles dados, por isso a Prefeitura de Itanhaém, por meio da biblioteca, firmou um compromisso com a concessionária de energia elétrica Elektro, para oferecer mais um serviço aos munícipes: a conta de luz em Braille.

CAPACITAÇÃO – Almejando capacitar e atualizar cada vez mais o desempenho de seus profissionais, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim participa constantemente de cursos que investem em orientações que estimulem crianças, jovens e adultos a terem gosto pela leitura.

Os funcionários estiveram presentes no curso de ‘Bibliotecando com o Proler’, ministrado na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em parceria com a Casa da Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e do Ministério da Educação e Cultura. Todos os anos, a bibliotecária Maraléia, acompanhada de um funcionário ou leitor, vai ao encontro ‘Festival da Mantiqueira’, evento este que é dedicado à literatura.

SARAU E EXPOSIÇÃO – Um dos eventos a compor ainda mais a biblioteca em suas atividades extracurriculares são as exposições e saraus. Sempre com uma temática diferente, as exposições procuram atrair o maior número de leitores. Isso sem falar do sarau, um evento não muito conhecido em Itanhaém, que a biblioteca recupera todos os anos por meio de constantes encontros.
OFICINAS CULTURAIS – Todos os anos, a biblioteca prepara uma programação de verão. Até o final do mês de janeiro, é oferecida a população várias oficinas culturais. Nelas os presentes aprendem a confeccionar artesanatos em papel, jornal, origami e E.V.A., além das programações: Hora do Conto, Hora da Leitura, Cinema na Biblioteca.

LEITOR DO MÊS – Como forma de estímulo à leitura, o projeto ‘Leitor do Mês’ escolhe seus homenageados de acordo com os registros dos livros que foram emprestados durante o período. O projeto já prestigiou 15 frequentadores, e todo mês expõe a foto do participante na página principal do blog da biblioteca.

BLOG – Dar suporte às atividades e ainda deixar a disposição para que qualquer pessoa tenha acesso à informação. Assim foi criado o blog da biblioteca (www.bibliotecaitanhaem.blogspot.com). No ar desde 2009, os leitores podem acompanhar todas as novidades e postar mensagens no endereço eletrônico. “O blog foi uma forma de sintetizar tudo e disponibilizar. A biblioteca de Itanhaém existe virtualmente, todo o nosso trabalho está lá” conta Maraléia Menezes.

Uma das grandes incentivadoras do blog, Suely Piedade Santos, salienta o porquê da importância de mais um endereço eletrônico que contribua para a educação e a cultura do Município. “Acompanhei de perto a criação do blog da biblioteca por entender que o brilhante trabalho de revitalização realizado naquele espaço, pela bibliotecária Maraléia e sua equipe, merecia uma ampla divulgação. Hoje o tenho nos meus favoritos e diariamente acompanho suas postagens, para me inteirar das atividades e projetos que sempre acontecem lá”.





OPORTUNIDADE - As inscrições acontecerão de 04 a 15 de abril e podem ser feitas na Biblioteca, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, Centro.





Biblioteca Municipal oferece Projeto de Orientação Vocacional voltado aos jovens









A escolha profissional tem sido um dilema que os jovens vêm enfrentando cada vez mais cedo. Frente a cobranças dos pais, de si mesmos e da sociedade, alguns ficam sem saber o que fazer nessa fase conturbada da vida. É para esse público que a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, de Itanhaém, abre um Projeto de Orientação Vocacional, que surge como um meio facilitador, que além de auxiliar os jovens a escolher e se preparar para entrar em uma ocupação, propicia o desenvolvimento do autoconhecimento.






Destinado à jovens entre 14 e 21 anos e público interessado, as inscrições acontecerão de 04 a 15 de abril e podem ser feitas na Biblioteca, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, Centro. Mais informações através do telefone: (13) 3426-1477.






O projeto terá encontros semanais com duração de 1h30 e contará com a supervisão da psicóloga da rede municipal de ensino de Itanhaém, Eliana Rita Pinheiro de Barros, e será conduzido por Fabio do Espírito Santo Carneiro. Ao participar, o público interessado terá uma visão mais global e diversificada sobre os diversos cursos de formação profissional (técnicos e graduação), considerando seus interesses, valores, personalidade, habilidades, aspirações, seus limites e possibilidades.






Durante os encontros, serão abordados dentre os temas: o que é a escolha profissional; as influências no processo de escolha profissional: os pais e a família, os amigos e o grupo social; o meio sócio-cultural; a dinâmica dos processos inconscientes; informação profissional; temores e ansiedades que emergem no processo de escolha; mercado de trabalho (o que exige e o que oferece), relações de trabalho, profissões da moda, sucesso, tendências, tipos de ambientes de trabalho, pesquisa das profissões: cursos técnicos, superiores e livres, postura profissional, dentre outros.






Segundo a bibliotecária Maraléia Menezes de Lima os grupos terão atividades que auxiliam as reflexões necessárias para uma tomada de decisão, participando de dinâmicas de grupo, discussão de textos, exercícios, autobiografia, tipologia e testes de interesses, pesquisas em sites e material de consulta, seguindo os atendimentos de Orientação Vocacional baseados na metodologia da psicóloga Tatiana Kowarski, que oferece uma proposta pedagógica de trabalho especializada.






SOBRE A PSICÓLOGA - Tatiana Kowarski é orientadora profissional e realiza atendimentos, atividades de supervisão e cursos a estudantes e profissionais da área, na cidade do Rio de Janeiro. Também é psicóloga do Tribunal Regional Federal da 2a. Região (TRF) onde atua nas áreas de Saúde e Recursos Humanos implementando ações de capacitação e desenvolvimento de pessoas.








BIBLIOTECA TRAZ EXPOSIÇÃO SOBRE UM DOS MARCOS DA HISTÓRIA DO BRASIL – “ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA”








Em comemoração ao dia 13 de Maio, dia da Abolição da Escravatura, a Biblioteca destacou sobre o tema alguns títulos de seu acervo. O objetivo é despertar o interesse dos leitores também para os livros didáticos, neste caso, os de História – que relatam a História do Brasil. Entre eles estão: O Engenho Colonial; História do Brasil I. Colônia; História do Brasil da colônia à república; Casa-grande & Senzala; O Negro no Brasil (História e Desafios); O Abolicionismo; Raízes do Brasil; Reinventando a Liberdade (A Abolição da Escravatura no Brasil); Revista de História-Escravidão; História do Brasil-Império e República; A Fazenda de Café.









A exposição estará à disposição do público, até o dia 16 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. Maiores informações pelo telefone 3426-1477.








Sobre a Abolição - No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, filha de dom Pedro II, assinou a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil. Desde o período colonial, o trabalho escravo, associado à grande propriedade rural, esteve na base da economia brasileira. A escravidão começou a declinar em 1850, com o fim do tráfico de escravos. Entretanto, a campanha abolicionista só tomou impulso a partir de 1870, quando setores de uma classe média emergente, formada por intelectuais, militares, pequenos empresários, advogados, jornalistas e outros profissionais liberais, começaram a se mobilizar pelo fim da escravidão.



OFICINA – O “Projeto Caravançará II, agora é você que vai contar” tem como objetivo formar multiplicadores na arte de contar histórias.










Biblioteca Municipal promove oficina de contação de histórias








Mais uma vez, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim será brindada por um projeto voltado ao incentivo à leitura, “O Caravançará II”. O Projeto é um espaço itinerante de entretenimento e cultura, com oficina de bonecos, contação de histórias, cantigas, brincadeiras e brinquedos.

Suas oficinas arte-educativas abordam temas como cidadania, educação e meio ambiente, ilustrados por ricos contos populares, fantoches, músicas de roda e brinquedos feitos com material reciclado. Caravançará é o ponto de encontro no deserto onde mercadores e viajantes se reuniam para descansar, trocar suas idéias e experiências.

Em Itanhaém, serão disponibilizadas 40 vagas para a oficina que será realizada no dia 31 de maio (terça-feira), das 14 às 18 horas, tendo como público alvo professores, estudantes e profissionais de biblioteca.

Em 2011, o “Projeto Caravançará II, agora é você que vai contar" percorrerá 40 cidades, dentre as quais Itanhaém. O objetivo da iniciativa é formar multiplicadores na arte de contar histórias. Mais do que isto, as oficinas oferecidas fornecem experiências e informações para a melhoria contínua da comunicação interpessoal.

O Projeto Caravançará II é viabilizado pela Ilumina Serviços Culturais, com o patrocínio da Usiminas e Toddynho, e os apoios da Secretaria de Estado da Cultura, Editora Brinque Book, Institutos IDEP, SLAC e Brasil Leitor.









Mais Informações e reservas podem ser obtidas na Biblioteca, localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro, e através do telefone (13) 3426-1477.





















































LEITURA – Além das opções de literatura, foi montada uma decoração especial no balcão para os amantes de artesanato em EVA














Biblioteca realiza exposição em comemoração à Páscoa














A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim já está em clima de Páscoa. O local irá expor, até o dia 25 de abril, obras sobre a data. Os estudantes terão artigos de pesquisa para trabalhos escolares sobre o dia; para os religiosos, os significados que a páscoa traz; já para os que gostam de cozinhar, comidas típicas da páscoa em culinária.







O público infantil terá títulos, como: Coelho; O coelho corredor; O coelhinho guloso; O coelho o tatu e a onça; Coelho Cacá; O aniversário de Tico; O coelho bossa nova; O coelho da páscoa; Coelho Zezinho; Os símbolos da páscoa; O pequeno coelho branco; O coelhinho medroso, O ovo da vida, A vida do ovo; Aventuras na Páscoa; A caixa de música; Deu bolo na páscoa, entre outros.





















Além das opções de literatura, foi montada uma decoração especial no balcão para os amantes de artesanato em EVA. A Biblioteca fica localizada na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro, e abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.





















DESTAQUE – A ação prevê conscientizar crianças do Ensino Fundamental a compreender o mundo da dengue através da literatura infantil







Biblioteca Municipal se integra ao Combate a Dengue na próxima semana














Em Itanhaém, a preocupação em derrotar o mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, é de todos Consciente dessa necessidade a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim realizará nos dias 11, 13 e 15 de abril, o projeto “Semana Literária no Combate a Dengue”. A ação prevê conscientizar crianças do Ensino Fundamental a compreender o mundo da dengue através da literatura infantil.







Organizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a iniciativa visa estimular nos alunos a participação na prevenção da dengue, utilizando a linguagem literária como principal ferramenta de trabalho. “A seção de combate a dengue deste Município busca dar continuidade ao estímulo e conscientização do público infantil, tentando inovar nas atividades educativas de mobilização popular”, afirma a coordenadora de Seção de Combate a Dengue, Helena Kersevani Tomás.







Levando a elas contos como ‘Barrigudinho na Batalha contra a Dengue’, editado e divulgado pela EMBRAPA em 2010, de leitura dinâmica e de fácil acesso, mostrando o personagem Joãozinho, que tenta convencer o Peixe Barrigudinho a procriar para seus filhotes comerem as larvas do mosquito, evitando assim, o alastramento de uma epidemia, as histórias, apropriadas ao universo infantil, serão apresentadas por personagens de um Teatrinho de Fantoches, ilustrando os cuidados necessários para a eliminação dos criadouros do mosquito.







As histórias poderão ser ouvidas 11 (às 10 horas), 13 e 15 (às 16 horas).







Mais Informações e agendamentos pelo fone: (13) 3426-1477

















































COMEMORAÇÃO – Os visitantes poderão conferir até o dia 25 de abril a exposição de livros e fotografias sobre a Cidade que fazem parte do acervo da Biblioteca







Biblioteca tem programação especial para o mês de aniversário do Município





















No mês de comemoração aos 479 anos de Itanhaém, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim preparou uma programação especial para comemorar a data em grande estilo. Os visitantes poderão conferir até o dia 25 de abril a exposição de livros e fotografias sobre a Cidade que fazem parte do acervo da Biblioteca.







A mostra traz títulos, como: Itanhaém, um mar de histórias; Itanhaém, tradição, história e progresso; A história de Itanhaém; Anchieta e Itanhaém; Itanhaém, história e estórias; além de outros que falam da fundação, tradição, história e o progresso da Cidade. Apostilas cuidadosamente elaboradas e que são preferências em horas de pesquisas também compõem a exposição.














Para as crianças, será disponibilizada, com objetivo de salientar a importância da cidadania, a “hora do conto”. Fotos, painéis e livros serão utilizados na contação, proporcionando não só o contato auditivo, mas também o visual. A “hora do conto” é destinada a crianças e adolescentes até 14 anos. Para participar é necessário agendar previamente no local, no endereço Rua Cunha Moreira, 71, no Centro, ou pelo telefone (13) 3426-1477.







Segundo a bibliotecária, Maraléia Menezes, o desafio é provocar uma reflexão sobre a cidade e sua história, tanto para os munícipes, como para os turistas, englobando não só os bens materiais, como os pontos históricos, turísticos e os monumentos, mas também, os hábitos e costumes das pessoas de um determinado lugar.







O prefeito João Carlos Forssell acredita que a iniciativa serve como incentivo para os jovens conhecerem mais a história da Cidade. “Itanhaém tem uma grande riqueza cultural que muitos não conhecem. Ao saber mais sobre a história do Município, o munícipe pode se orgulhar de fazer parte da história da segunda Cidade mais antiga do País”.







INCLUSÃO – O uso da internet é utilizado como ferramenta de interação e trabalho aos que já participaram do curso no Telecentro.







TELECENTRO DA BIBLIOTECA FORMOU MAIS DE 200 ALUNOS EM DOIS ANOS














Ao final de todas as tardes, a artesã Sandra Maria Bello, de 60 anos, segue direto para a sua mais recente ferramenta de comunicação: o computador. E não sai de lá sem antes enviar mensagens aos amigos e ainda conferir tudo o que está na moda, para atualizar a produção de bonecas, pintura em madeira e tecido.







Essa realidade acontece há pouco mais de um ano, e só foi possível porque a artesã concluiu, no ano de 2009, o curso de informática para a terceira idade, disponibilizado no Telecentro da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim. Sandra conta que além de se atualizar com as novidades da moda, ela também aprende a cozinhar novos pratos. Depois que cursou a informática, não pensou duas vezes antes de comprar seu primeiro computador. “Não sou viciada, mas entro todos os dias na internet. Navego e me informo sobre as notícias que ocorrem no mundo. Adorei ter participado, e quero mais. Quando fico um dia sem olhar, não aguento”, brinca. Há um ano e meio, a presidente da Academia Itanhaense de Letras, Lina de Lima, 70 anos, se comunica por e-mail com seu namorado, que mora em Berlim, na Alemanha. “Quando iniciei meu namoro com Heiinz, tive a curiosidade de aprender a mexer na internet. Tinha de me comunicar com ele”. O gosto pela internet foi tanto, que a poetisa não parou por aí, e decidiu dar continuidade ao que havia aprendido: “Após terminar as aulas oferecidas pela biblioteca, procurei me aprimorar no curso para entender ainda mais”. O computador é utilizado para trabalho, já que a escritora usa a ferramenta para desenvolver novas poesias. Criado em março de 2009, o Telecentro da Biblioteca já formou mais de 200 alunos, todos inseridos no curso para a terceira idade. Concorrida, a fila de espera se estende a 100 pessoas, para a formação de próximas turmas. As vendas da também artesã, Dirce de Paula Costa, 52 anos, triplicaram depois que aperfeiçoou a criação. Tudo graças a sua maneira de manusear o computador. “Com o aprimoramento, pude melhorar minha produção e aumentar o preço. Pela internet consigo fazer cursos e ir atrás das novidades”, salienta.







BIBLIOTECA – O espaço possui um acervo composto de livros, folhetos, mapas, manuscritos, gibiteca, hemeroteca, revistas e livros adaptados para deficientes visuais (braile) e audiobook. A coleção de livros beneficia todas as áreas do conhecimento humano. O local é contemplado por aproximadamente 50 mil volumes, grande parte adquiridos através de doação.














A Biblioteca fica na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone é (13) 3426-1477.










































MOSTRA – ficarão disponíveis ao público títulos de autores que participaram deste importante evento que marcou a década de 1920





















Biblioteca Municipal realiza exposição ‘Semana de Arte Moderna de 1922’





















A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim promove até o dia 21 de fevereiro a exposição ‘Semana de Arte Moderna de 1922’. Na mostra, o público poderá conferir um pouco da história sobre este evento que marcou a década de 1920.





















O objetivo é apresentar aos visitantes e leitores da Biblioteca novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era somente escrita; a música por meio de concertos (já que antigamente só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas), além das artes plásticas exibidas em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. Naquela época, o adjetivo “novo” passou a ser marcado em todas estas manifestações, o qual propunha algo, no mínimo, curioso e interessante.





















A Biblioteca selecionou alguns títulos do acervo de poesia, música, literatura e arte, dos autores que participaram da Semana de Arte Moderna. Estas obras poderão ser emprestadas para o público em geral.








































































Entre os artistas, estão nomes consagrados do Modernismo Brasileiro como Mário de Andrade, Aracy Amaral, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti, entre outros.





















A mostra ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3426-1477.
























































-->
























Biblioteca Municipal realiza exposição “Histórias em Quadrinhos”







A partir do dia 26 de Janeiro, o público que passar pela Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim poderá conferir a exposição ‘Histórias em Quadrinhos’, que reúne os grandes nomes da área. O evento é em comemoração ao Dia Nacional da História em Quadrinhos, celebrado no dia 30 de janeiro.







A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, através da Biblioteca Municipal Paulo Bomfim vai comemorar a data reunindo todo o seu acervo de revistas em quadrinhos. Ao todo, serão mais de cem obras, que poderão ser conferidas gratuitamente pelo público, em um espaço reservado, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.







Os apreciadores das histórias em quadrinhos poderão conferir diversos títulos, como por exemplo: Flash Gordon, de Alex Raymond; Batman, X-Men, Super-Man, Wolverine, Hulk, Turma da Mônica, Disney (Mickey, Pato Donald, Pateta, Zé Carioca) etc. Já em formato álbum, destaca-se Tarzan – Viagem ao centro da terra; Tarzan – Big Ben Bolt; Os Panteras; Spirit; Fantasma; Tereré; Capitão César – na França ocupada; Almanaque do Príncipe Valente e Almanaque do Gibi – Nostalgia do vol. I ao II.







Outros destaques da mostra são as adaptações de clássicos da literatura estrangeira e nacional em formato de livro infantil. Entre eles estão: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte; Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand; As Aventuras De Tom Sawyer, de Mark Twain; Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire; Os Lusíadas, de Luis de Camões etc. Essas edições passaram por adaptações acadêmicas podendo ser utilizadas educacionalmente. Entre as raridades estão disponíveis na exposição: Geraldão (Glauco), Mortadelo e Salaminho, Asterix, exemplares de 1961, 1968, 1986.







A mostra ficará aberta ao público até o dia 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Cunha Moreira, 71, no Centro. Mais informações pelo telefone (13) 3426-1477.







DIA NACIONAL DOS QUADRINHOS – O Dia Nacional dos Quadrinhos foi instituído pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo para lembrar que nesta data, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira. No Brasil, o surgimento das HQs é atribuído ao italiano naturalizado brasileiro, Ângelo Agostini. Foi ele quem produziu a primeira história (em sequência e com personagem fixa) no país: As Aventuras de Nhô Quim.




































































ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "VIAGEM LITERÁRIA-ESTAÇÃO ITANHAÉM!"



































-->













Agradecemos a todos que nos prestigiaram durante a abertura da Exposição “Viagem Literária - Estação Itanhaém.” Nossos agradecimentos especiais ao Vice-Prefeito – Ruy Santos, Diretora de Cultura - Marcia Zanco, as representantes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e coordenadoras do Programa Viagem Literária – Lorena Martins e Ana Carolina Nogueira, a Diretora Social da Academia Itanhaense de Letras – Elizabeth Cury Bechir Watanabe, a equipe do Departamento de Cultura, aos colaboradores da Biblioteca, e aos nossos leitores e amigos.







Nos sentimos honrados pela cooperação, e gostaríamos de parabenizar a todos que contribuíram para que esta Exposição fosse um sucesso!














































-->













Biblioteca Municipal promove exposição ‘Viagem Literária – Estação Itanhaém’ dia 20














A partir do dia 20 de janeiro, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim promoverá a exposição ‘Viagem Literária – Estação Itanhaém’. A mostra apresentará aos munícipes e turistas uma síntese de dois anos do programa Viagem Literária no Município e ficará em cartaz até o dia 31 deste mês.







A visitação é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas, no Paço Municipal, localizado na avenida Washington Luiz, 75, no Centro.







O objetivo da exposição, que reúne todo o material utilizado nos 11 módulos, é despertar, estimular e renovar o prazer da leitura literária, mostrando ao público que o livro é fonte de conhecimento, informação e prazer.







A mostra terá fotos dos autores com o público, além de banners, cartazes, convites e capas de livros utilizados nos dois anos de literatura brasileira no Município. Os livros destes autores também ficarão à disposição do público na Biblioteca, localizada na rua Cunha Moreira, 71, no Centro.







O PROGRAMA – O Viagem Literária foi lançado em 2008. É um programa da Secretaria de Cultura de São Paulo e promove encontro entre escritores e público em 72 cidades. Tem como objetivo estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar a biblioteca pública de cada município e democratizar o acesso à cultura ao promover o contato entre escritores e as populações que vivem distantes dos grandes centros urbanos. O programa contempla cidades de todos os tamanhos, de três mil a um milhão de habitantes.







Durante os anos de 2009 e 2010, itanhaenses e moradores das cidades vizinhas puderam conhecer e se aprofundar na literatura brasileira, através de cada módulo temático, oito autores e três contadores de histórias diferentes. São eles: Adélia Prado; João Acaiabe; Flávia Muniz; Luiz Ruffato; Maria Tereza; Fabrício Carpinejar; Alice Ruiz; As meninas do Conto; Kátia Canton; Márcia Tiburi e João Carrascoza.







Além de Itanhaém, o Viagem Literária está presente em Cubatão, Cananéia, Ilha Comprida e em cidades do interior como: Águas de Lindóia, Campinas, Guaratinguetá, Mococa, Pindamonhangaba, São Caetano do Sul, Mococa, Lençóis Paulista, entre outras.



































-->









































Chegou o período de férias e o que fazer? Que tal viajar, fazer uma viagem diferentes das outras, viajar por mundos e dimensões desconhecidas? É isso que acontece quando lemos, saímos em uma surpreendente viagem cheia de aventuras onde exploramos outros universos, de terra dos monstros a contos de fadas.







No mês de Janeiro, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim traz a exposição “O que ler nas férias?”. Confira abaixo os títulos disponíveis para empréstimo:



































SUGESTÃO DE LEITURA





















A águia e a galinha, de Leonardo Boff







A bicicleta azul, de Régine Deforges







A distância entre nós, de Thrity Umrigar







A doçura do mundo, de Thrity Umrigar







A linhagem do Santo Graal, de Laurence Gardner







A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins







A sacerdotisa de Avalon, de Marion Zimmer Bradley







A sombra no vento, de Carlos Ruiz Zafón







A última grande lição, de Mitch Albom







Anjos caídos, de Elizabeth Clare Prophet







Arte de recomeçar, de Cirinéia Iolanda Maffei







Assassinato no expresso do oriente, de Agatha Christie







Assim assado, de Eva Furnari







Bondes de santos, de Sergio Willians







Cai o pano, de Agatha Christie







Chave para a felicidade, de Russell Abata







Contos de espantar meninos, de Regina Chamlian e Helena Alexandrino







Descobrindo o espiritismo, de Zalmino Zimmermann







Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato







Enquanto o amor não vem, de Tyanla Vanzant







Escolhida, de P.C. Cast e Kristin Cast







Franskenstein, de Mary Shelley







História do pensamento ocidental, de Bertrand Russell







Homens, mulheres e relacionamentos, de John Gray







Jovens de 50 ou mais, de F.Barbosa







Julinha relógio em inventando moda, de Sérgio Vale







Magnólia, de Márcia Tiburi







Marte e Vênus apaixonados, de John Gray







Mentiras no divã, de Irvin D. Yalom







Minhas memórias de Lobato, de Luciana Sandroni







O caçador de pipas, Khaled Hosseini







O diário de Anne Frank, de Anne Frank







O futuro da humanidade, de Augusto Cury







O livreiro da cabul, de Asne Seierstad







O menino poeta, de Henrique Lisboa







O poder do agora, de Eckhart Tolle







O Príncipe comentado por Napoleão Bonaparte, de Maquiavel







O símbolo perdido, de Dan Brown







O tigre de Sharpe, de Bernard Cornwell







O último jurado, de John Grisham







O vencedor está só, de Paulo Coelho







O xangô de Baker Street, de Jô Soares







Os templários, de Alain Demurger







Pedagogia da tolerância, de Pauo Freire







Pedagogia do amor, de Gabriel Chalita







Qualidade começa em mim, de Dr. Tom Chung







Seja feliz meu filho, de Içami tiba







Tao the king, de Lao-Tse







Tê-te-à-Tête, de Hazel Rowley







Três contos, de Umberto Eco e Eugenio Carmi







Três desejos, de Bárbara Delinsky







Treza à mesa, de Agatha Christie







Vampiros, a verdade oculta, de Konstantinos







Vito grandam, de Ziraldo







Você é insubstituível, de Augusto Cury







Wicca feitiço para homens, de A.J. Drew










































-->













NATAL TROPICAL














Aproveitando a data mais esperada do ano, quando famílias e amigos se reúnem para celebrar o nascimento do menino Jesus, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém através da Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim” realiza até o dia 7 de janeiro a ‘Exposição Natalina – Natal Tropical’ com montagem criativa, confeccionados por seus funcionários.














Este ano a ornamentação natalina da Biblioteca trás o tema “Natal Tropical”, quem visita a Biblioteca irá conferir o balcão de atendimento decorado com motivos praianos e um Papai Noel ‘radical’ exibindo sua prancha de surf.














Já a tradicional ‘Árvore de Natal’, foi montada com livros verdes e decorada com livros dispostos em sua volta, além dos clássicos enfeites natalinos. Todos os livros tratam do tema ‘Natal’ e, foram previamente selecionados com o objetivo de conquistar mais leitores através deste tema universal e, mostrar a diversidade do acervo; dentre eles destacam-se “Uma história de natal” de Charles Dickens; “Velhinho entalado na chaminé” de Pedro Bandeira; “Natal com lua cheia, chuva miúda e cheiro de Jasmim” de Sonia Robatto; “Feliz Natal Ninoca!” de Lucy Cousins e “Os mais belos contos de natal” de Hans-Christian Andersen et al





















































A mostra fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Cunha Moreira, 71 – Centro. O telefone para contato é: (13) 3426-1477







EM DEZEMBRO, A BIBLIOTECA MUNICIPAL POETA PAULO BOMFIM RECEBERÁ A OFICINA LITERÁRIA DE COMUNICAÇÃO E CRIAÇÃO COM A ESCRITORA IZABEL SALLES MARCONI







Dia: 10 de Dezembro Horário: 18 horas Local: Biblioteca Municipal “Poeta Paulo Bomfim” Endereço: Rua Cunha Moreira, 71 – Centro Telefone: 3426-1477 *Inscrições para a Oficina - de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. SOBRE A OFICINA A oficina dirige-se àqueles que tem interesse em desenvolver e aprimorar a capacidade de comunicação interpessoal, através de autoconhecimento e disciplina mental no processo criativo. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver a autoconfiança na criatividade, aprofundar conhecimentos além de adquirirem subsídios para o desbloqueio das inibições. SOBRE O PROGRAMA: A autora abordará os seguintes tópicos: • O cérebro triádico: equilíbrio entre o pensar, o sentir e o agir na criação poética; • O processo criativo facilitador da obra literária: diálogos internos e externos; • A temática do verso: consciência, escolha, empatia do poeta e do poema. SOBRE A AUTORA QUE DARÁ A OFICINA: Izabel Salles Marconi, natural de São Paulo/SP, professora, escritora, poetiza, parapsicóloga, advogada, com programa de mestrado em Criação em Comunicação pela Universidade Paulista SP, autora das seguintes obras: Ecos do Nada, Este Viveiro Nosso, As vestes da Alma, Noite, Som e Ser, Trânsito de Mão, apostila do Curso de Comunicação Intersubjetiva. Detentora da Comenda ‘Euclides da Cunha’ conferida pelo Clube dos Estados (1982), Fundadora e Coordenadora da Oficina Literária de Adamantina, Estado de SP (1986), criadora do Curso de Comunicação Intersubjetiva – Temas ético-filosóficos para reflexão e criação. Membro da academia Itanhaense de Letras desde 23/06/2001. SOBRE A PARTICIPAÇÃO: A oficina tem duração de 04 horas, com intervalo para coffee-breake. O público-alvo é espontâneo a partir de 15 anos. Pessoas que já tenham uma relação com literatura e por livre e espontânea vontade se inscrevam na oficina. A oficina tem 30 vagas. Os interessados devem se inscrever na biblioteca. A oficina funciona como um curso de produção literária, emitiremos um CERTIFICADO para os participantes. A oficina dirige-se àqueles que têm interesse em desenvolver e/ou aprimorar o que já escrevem, é para aqueles que têm ambições literárias, gosto pela escrita, desejo de aprender sobre a arte de escrever. Por isso é fundamental que o interessado procure a biblioteca para se pré-inscrever. Os participantes devem trazer FOLHAS DE PAPEL, LÁPIS, BORRACHA E CANETA.














BIBLIOTECA MUNICIPAL RECEBE OS ALUNOS DA ETEC







Na última quinta-feira (18) a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, recebeu os alunos do curso Técnico em Secretariado, da Etec de Itanhaém para uma visita monitorada. Na oportunidade os alunos puderam conhecer os diversos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca e, também, o seu funcionamento.







Confira abaixo fotos e depoimentos dos alunos:














O que achamos legal na Biblioteca é que vocês tem o total controle de tudo e melhor, trabalham com o que gostam. Amamos a nossa visita e, principalmente, os livros que nunca tínhamos lido e, também, achamos interessante os livros em braile e os “audiobooks” para pessoas com deficiência visual. É importante que as pessoas saibam da disponibilidade destes materiais porque muitos com necessidades especiais não têm acesso a estes livros que vocês oferecem e que contribuem para um ensino melhor. Queremos agradecer por nos receber tão bem e com o maior carinho. Adoramos ter conhecido vocês e também o trabalho que fazem. O trabalho de vocês é o melhor trabalho que existe, pois abre o mundo e o conhecimento a todos que buscam. Texto elaborado pelos alunos do primeiro ciclo, do curso Técnico em Secretariado, da Etec de Itanhaém, juntamente com a Professora Inês, que os acompanhou na visita.







VISITAS MONITORADAS














No último dia 20, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim recebeu para uma visita monitorada, a Escola Municipal Maria Cristina M. Gomes, através Projeto Estações Culturais. No encontro as crianças receberam informações de todos os procedimentos realizados na biblioteca, entre eles: como fazer matrícula; como utilizar o Telecentro Comunitário, Empréstimo domiciliar e dicas de pequenos cuidados com os livros.














Durante a visita os alunos puderem conhecer as diversas tipologias de livro, como por exemplo: livro de pano para bebês, livros de plástico e os livros em braille, etc.







Os alunos foram acompanhados pela monitora Angelita que, no final do encontro, promoveu uma Contação de Histórias com o objetivo de estimular o gosto pela leitura.







Confira os títulos:































































-->




















<!--[if !vml]--><!--[endif]-->A Festa de Aniversário de Ilan Brenman e Fernando Vilela














A menina desta história, escrita por Ilan Brenman, acordou às seis da manhã, ansiosa pelo aniversário do amiguinho. Mas a festa é bem mais tarde e os pais ainda estão dormindo... O dia passa devagar e as cenas cotidianas, ilustradas por Fernando Vilela, narram a metamorfose dos pais e da menina, que passam de bicho-preguiça a elefante, divertindo assim, o leitor.































































-->













Proibido para maiores: as melhores piadas para crianças de Paulo Tadeu




























Uma seleção divertidíssima das melhores piadas para crianças. Um livro gostoso para ler em qualquer lugar e que vai fazer a turminha dar um monte de risadas.




























EXPOSIÇÃO DA COPA







COPA - A exposição reúne livros que narram a história futebolística e obras de literatura brasileira relacionados ao tema.





















Biblioteca Municipal traz exposição temática – ‘Literatura e Copa do Mundo’














A mostra está de portas aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 30 de julho, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.







O Brasil nunca foi tão verde e amarelo como nos últimos dias. E em clima de Copa do Mundo a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim traz para o público fanático por futebol a Exposição Temática ‘Literatura e Copa do Mundo’. Quem estiver por perto não pode deixar de visitar a mostra que está de portas aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 30 de julho, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro.







A exposição reúne livros que narram a história futebolística e obras de literatura brasileira relacionadas ao tema. Até um acervo com áudiobooks PE disponibilizado no estande. Os presentes, também irão conferir jornais e cartilhas sobre a África do Sul, já que o país é sede da Copa do Mundo 2010.







Confira abaixo alguns títulos em exposição e disponíveis para empréstimo:





























































































































































































Futebol é uma caixinha de surpresas de Luiz Fernando Bindi







Regras de Futebol ilustradas de Leopoldo Santana







Dicionário ilustrado do Futebol







A história ilustrada do Futubol Brasileiro







A história das Copas – Jornal Folha de São Paulo







Á sombra das chuteiras imortais: crônicas de futebol de Nelson Rodrigues







A pátria em chuteiras de Nelson Rodrigues







Futebol e Cultura: coletânea de estudos de José Carlos Meihy







A história da Copa do Mundo de Confederação Brasileira de Futebol







Histórias de futebol – Coleção o Prazer da Prosa – Vários autores







Franklin joga futebol de Paulette Bourgeois e Brenda Clark







A bola e o goleiro de Jorge Amado



































-->













VISITAS MONITORADAS





















No mês de abril, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim recebeu para uma visita monitorada, as Escolas Municipais Maria do Carmo de Abreu Sodré e Maria das Graças A. Santos, através Projeto Estações Culturais. No encontro as crianças receberam informações de todos os procedimentos realizados na biblioteca, entre eles: como fazer matrícula; como utilizar o Telecentro Comunitário, Empréstimo domiciliar e dicas de pequenos cuidados com os livros.














Durante o encontro os alunos puderem conhecer as diversas tipologias de livro, como por exemplo: livro de pano para bebês, livros de plástico e os livros em braille, que muitos não conheciam, e adoraram passar os dedinhos nas letras em auto relevo. A reação é de admiração e curiosidade!














As Monitoras Angelita e Dirce declaram que além de prazeroso, é muito gratificante poder transmitir aos alunos um pouco deste universo de conhecimentos disponíveis em nossa biblioteca.
























































-->
















































-->













ITANHAÉM COMPLETA 478 ANOS







Em comemoração ao aniversário de Itanhaém a biblioteca preparou uma exposição de livros que retratam a história da cidade.





















BREVE HISTÓRIA DE ITANHAÉM







Martim Afonso de Sousa e seu comandante de esquadra Pedro Martins Namorado, estabeleceram os fundamentos da povoação de Itanhaém entre os rios Itanhaém e Peruíbe, cujas terras eram exploradas por Pêro Corrêa, um bárbaro e sagaz português traficante de escravos através do Porto das Naus, hoje bairro do Japuí (São Vicente-SP), o que lhe valeu o alcunha de traficante do Japuí, até o local hoje conhecido como Aldeia Velha ou Aldeia de São João Batista.







Adentrando a Baía de São Vicente, a esquadra de Martim Afonso fundeou o Porto das Naus no dia 22 de janeiro de 1532. Após a ocupação das terras houve a natural exploração da região, tendo expedição marítima costeado o litoral rumo ao sul das terras, aportando em Itanhaém no dia 8 de dezembro de 1532 e no ano seguinte nova expedição, desta vez por terras, comandada por Pedro Namorado e posse em nome de Martim Afonso de Sousa, bem como instalação de artilharia para defesa contra ataques de piratas, que, conforme informa Benedito Calixto em sua "Planta Topográfica da Villa de Itanhaém em 1614" havia materiais e equipamentos de artilharia para a defesa da Vila de Conceição de Itanhaém no morro do Sapucaitava, onde localiza vários pontos interessantes como o Porto dos Jesuítas, que servia de entrada para a escadaria do Convento, partindo do leito do rio Itanhaém.







A palavra Tupi-guarani ITANHAÉM (nome do rio às margens do qual se formou a primeira vila), pode ser traduzida como:







1. ITA = Pedra / NHAÉM= Sonora => ITANHAÉM= Pedra que canta.







2. ITA HAÊ = Bacia de Pedra.







CRONOLOGIA HISTÓRICA:







1531/2 - Fundação da povoação de Itanhaém entre as margens dos rios Itanhaém e Peruíbe, provavelmente no dia 8 de dezembro...







1533 - Edificação da ermida de barro dedicada a Nossa Senhora da Conceição, no morro de Itaguaçu, às margens do rio Itanhaém, com frente para Sudoeste, cujas escadas eram contados 83 degraus. Também nesta data é atribuído o início da construção do Colégio São João Batista, onde hoje se localiza a cidade de Peruíbe.







1535 - Criada a Paróquia de São Vicente a 30.06, sendo a primeira da Capitania de São Vicente e tendo como pároco o Padre Gonçalo Monteiro, vindo com a esquadra de Martim Afonso de Sousa em 1532.







1549 - Chegada dos jesuítas à região, atendendo a Capitania de São Vicente em toda a sua extensão.







1553 - Presença de José de Anchieta, provavelmente em retiro de orações, na capela da Villa de Conceição de Itanhaém.







1554-55 - Morte do padre Leonardo Nunes, no mar de Santos, em um naufrágio. O Brasil perde seu primeiro missionário, chamado que fora a Portugal para relatar sobre sua missão a Inácio de Loyola, chefe da Congregação dos Jesuítas. Os colonos da aldeia de Conceição de Itanhaém estavam revoltados com a libertação que provocava o padre Leonardo Nunes, causando problemas à agricultura canavieira que começava a florescer às margens dos rios Itanhaém e Peruíbe, nas feitorias de João Castelhano Rodrigues e Pêro Corrêa.







1556 - Os refugiados de São Vicente chegam a Itanhaém, pois a tribo dos Tamoios ocupava boa parte da porção da costa vicentina, de Iperoig à vila de Santos.







1560 - Chega à Conceição de Itanhaém, a primeira imagem de Nossa Senhora da Conceição.







1561 - Muitos colonos portugueses abandonam a aldeia antiga, estabelecendo-se no aglomerado de casas da Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, às margens do rio Itanhaém, através de um plebiscito. A vila de Conceição de Itanhaém já obtém foro de Vila, Pelourinho e Câmara Municipal. Eleito juiz Pedro Cristóvão Gonçalves.







1563 - Naufrágio de Hans Staden na costa paulista (?).







1564 - Edificação de uma nova Igreja Nossa Senhora da Conceição, no local onde se erguia a ermida dedicada à santa, que introduziu no Brasil o culto dedicado a ela.







1614 - A invasão dos franceses na costa chega a São Vicente, destruindo a Igreja Nossa Senhora das Naus, localizada no "Japuí", antiga residência de Pêro Corrêa, que fora transformada em Igreja por ordem do padre José de Anchieta.







1615 - Erguia-se na vila a Igreja de Santa Luzia, cujo caminho atendia também a construção do prédio da Casa de Câmara e Cadeia, o que resultou nos dias de hoje em seu completo desalinho em relação à situação das atuais ruas, tendo sua provável destruição em 1635. 1







1623 - Os Camaristas da Vila de São Vicente, por ordem expressa do Governador Geral, davam posse ao Conde de Monsanto, à Capitania de São Vicente, abrangendo as vilas de São Vicente, Santos, São Paulo (Piratininga), Sant’Anna de Mogy, ilhas de Santo Amaro e São Sebastião.







1624 - Em 7 de fevereiro torna-se donatária da outra parte da Capitania, a herdeira de Martin Afonso de Sousa, Marianna de Sousa Guerra, a Condessa de Vimieiros, com jurisdição sobre vasta região, desde Cabo Frio ao norte e Paranaguá ao sul, bem como sobre as vilas de São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e as povoações criadas nas lavras de Minas Gerais. A Vila de Conceição de Itanhaém torna-se "Cabeça de Capitania" da casa de Vimieiros.







1635 - Descoberta do ouro na Capitania de Itanhaém, na região de Ribeira de Paranaguá. Destruição da Igreja de Santa Luzia, localizada mais próximo à praia, prédio que compunha com a Casa de Câmara e Cadeia o conjunto arquitetônico da antiga Rua São Francisco.







1639 - Início da construção da Igreja Matriz dedicada a Sant’Anna, dentro da paliçada que circundava a Vila.







1654 - Os jesuítas são expulsos da Vila de Conceição de Itanhaém (e do Brasil), devido ao conflito da escravização indígena. Os franciscanos substituem os jesuítas na Igreja Nossa Senhora da Conceição, à beira-rio do morro de Itaguaçu.







1699 Os franciscanos iniciam a construção de uma nova igreja e Convento no morro de Itaguaçu.







1700 - Por Carta Régia, Conceição de Itanhaém torna-se Sede de Município.







1711 - D.João V anexa as terras em litígio entre os Vimieiros e Monsantos, as Capitanias Paulistas aos domínios da Coroa. A vila de Itanhaém foi instituída em baronia a favor de Manoel de Andrade Souto Maior.







1713 - Conclusão das obras de construção do Convento e da Igreja Nossa Senhora da Conceição no morro de Itaguaçu.







1752 - Os 83 degraus que davam acesso ao Convento são substituídos pelas ladeiras.







1761 - Término de parte considerável da Igreja Matriz de Sant’Anna. A imagem de Nossa Senhora da Conceição é conduzida à Vila de Itanhaém.







1791 - Extinção da Capitania de Itanhaém.







1799 - Conclusão das obras de construção da Igreja Matriz de Sant’Anna.







1819 - A Vila de Itanhaém é transformada em Baronia do Marquês de Souto Maior.







1829 - Decide-se pela reconstrução da Casa de Câmara e Cadeia, sendo anexado ao prédio a parte frontal, encobrindo a escadaria que antes se situava na parte externa do mesmo.







1830 - Os frades franciscanos abandonam o Convento, a Vila caíra em declínio desde a descoberta de ouro nas Gerais.







1833 - Destruição da Igreja e do Convento por um incêndio. O solitário frei, professor e padre, tendo solicitado ajuda para o espanto de morcegos, esqueceu-se do perigo das labaredas das tochas nas vigas cheias de cupins, a população foi insuficiente para debelar tamanho incêndio.







1835 - A coroa de ouro de Nossa Senhora da Conceição é roubada e recuperada pela população da vila de Conceição de Itanhaém.







1837 - Aparecem nas matas da região os chamados jaguanans, que emigravam das margens do rio Paraguai, mais de 30 anos haviam principiado a viagem.







1840 - Chegada dos franciscanos a 25 de janeiro, em Itanhaém, estabelecendo-se no Convento.







1853 - Nasce Benedito Calixto de Jesus, em 14.10, grande pintor e historiador itanhaense, introdutor da fotografia no Estado de São Paulo, teatrólogo.







1861 - Início das obras de reconstrução do Convento e da Igreja em partes destruídas pelo incêndio.







1864 - É estabelecido um cemitério ao lado do Convento dos franciscanos, entre a ladeira antiga e a nova rampa do Convento.







1866 - Instalação da rede de telégrafo nacional, servindo futuramente de comunicação à frente brasileira na Guerra do Paraguai.







1868 - Nasce Emidio Emiliano de Souza, em 03.09, pintor primitivista e teatrólogo.







1888 - Fundação do Gabinete de Leitura, ao lado do Cruzeiro do Convento.







1895 - Nasce o pintor Bernardino de Souza Pereira, em 03.09, na cidade de São Paulo.







1906 - Itanhaém é elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se apenas Itanhaém.







1908 - Inaugurada a primeira adutora de água por Carlos Botelho.







1909 - Primeira viagem de automóvel a Itanhaém, realizada por Washington Luís.







1912 - Rui Barbosa tenta chegar a Itanhaém, mas encalha no rio Mongaguá.







1913 - Chega o primeiro trem de passageiros da Southern São Paulo Railway Company, em 21.12.







1923 - Instalação da rede elétrica na cidade de Itanhaém.







1925 - A Diocese de Santos recebe seu primeiro bispo, Dom José Maria Parreira Lara, em 18.04, à qual estava subordinada a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.







1927 - Falece Benedito Calixto de Jesus em 31.05







1930 - Revolução de Outubro e estabelecimento de uma Junta Governativa.







1932 - O Gabinete de Leitura é invadido pelo exército paulista para abrigar soldados que vigiavam as cidades consideradas estratégicas. Com o abrigo de militares, muitas obras e cenários de teatro pintados por Benedito Calixto foram destruídos.







1938 - Itanhaém perde parte de seu território para a formação do Distrito de Itariri.







1948 - Criado o município de Itariri. Início do serviço de ônibus pela praia. Uma enchente de grande porte devasta a colônia japonesa localizada às margens do rio Itanhaém, refugiando-se em seguida nas cidades do Vale do Ribeira.







1949 - Falece Emidio Emiliano de Souza, em São Paulo, a 19.09.







1950 - A coroa de ouro de Nossa Senhora da Conceição é levada ao Congresso Eucarístico na cidade do Rio de Janeiro.







1956 - Por Decreto Estadual e aprovado pela Câmara Municipal, é instituído o dia 22 de Abril como Aniversário da Cidade.







1958 - Itanhaém torna-se Sede de Comarca, abrangendo Itariri, Peruíbe e Mongaguá.







1959 - Criados os municípios de Mongaguá e Peruíbe, desmembrados do território de Itanhaém.







1961 - Abertura ao tráfego da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.







1969 - Definido pela Lei 878 de 01.11.69 o Brasão de Itanhaém.







1972 - Furtada dos altares da Igreja Matriz de Sant’Anna a imagem histórica de São João Batista, padroeiro da cidade de Peruíbe, que ainda estava depositada no nicho direito dos altares laterais.







1985 - Falece em Itanhaém o pintor Bernardino de Souza Pereira em 01.08.







1992 - Reaberta ao público e fiéis a Igreja Matriz de Sant’Anna, após cinco anos fechada, em restauração.







O Aniversário de Itanhaém é comemorado em 22 de Abril.
Fonte: PM ITANHAÉM













EXPOSIÇÂO DE PÁSCOA










































-->













O significado da Páscoa...














A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.














Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.














No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.














"Feliz Páscoa" em diferentes idiomas:

















































-->




















A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!




























Vamos ver agora como surgiu o chocolate...




























Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.




























Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.




























Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.




























Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.




























Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia.




























E o coelho?




























A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.




























Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?




























No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.




























Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!




























Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?




























O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").




























A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.




























Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".




























De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.




























Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2010:



































  • 2000 - 23 de abril







  • 2001 - 15 de abril







  • 2002 - 31 de março







  • 2003 - 20 de abril







  • 2004 - 11 de abril







  • 2005 - 27 de março







  • 2006 - 16 de abril







  • 2007 - 08 de abril







  • 2008 - 23 de março







  • 2009 - 12 de abril







  • 2010 - 04 de abril




























Fonte:







http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/significado.html














sEXTA-SARAU








JANEIRO / 2010

O Departamento de Cultura e Turismo e a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim convidam para o primeiro SEXTA-SARAU do ano de 2010. Em sua quarta edição, o evento tem como proposta disseminar a Poesia e divulgar os poetas de Itanhaém. Contamos com sua presença.






PROGRAMA VERÃO 2010 - FÉRIAS NA BIBLIOTECA


































-->












































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































DATA







HORÁRIO







PROGRAMA







Segunda a Sexta







08h00







às







17h00







Biblioteca Virtual







Acesso gratuito à internet através do Telecentro Comunitário







Segunda a Sexta







08h00







às







17h00







O que ler nas férias?







Segunda a Sexta







08h00







às







17h00







Jogos de Tabuleiro







Segunda a Sexta







09h00







às







10h00







Hora do Conto







Segunda a Sexta







09h00







às







10h00







Oficina Colorir







Dia 08







15h00







Cinema na Biblioteca







O ano em que meus pais saíram de férias.







Dia 11







15h00







Oficina de Origami







Dia 12







15h00







Oficina de E.V.A.







Dia 13







15h00







Oficina de Origami







Dia 14







15h00







Oficina de artesanato em papel jornal







Dia 15







15h00







Cinema na Biblioteca







Harry Potter e o enigma do príncipe







Dia 18







15h00







Oficina de Origami







Dia 19







15h00







Oficina de E.V.A.







Dia 20







15h00







Oficina de Origami







Dia 21







15h00







Oficina de artesanato em papel jornal







Dia 22







15h00







Cinema na Biblioteca







Era do Gelo 3







Dia 25







15h00







Oficina de Origami







Dia 26







15h00







Oficina de E.V.A.







Dia 27







15h00







Oficina de Origami







Dia 28







15h00







Oficina de artesanato em papel jornal







Dia 29







15h00







Cinema na Biblioteca







Wall-e







Dia 29







18h00







Sexta Sarau







EXPOSIÇÃO DE NATAL















MARIA Manhã azul na Palestina! Maria caminha. Vai buscar, De alguma fonte cristalina, Água tão purapara o seu lar. Nos ombros leva um cântaro, De simples barro modelado; Uma argila de terreno sáfaro, Toca-lhe o corpo imaculado. Caminha a bela escolhida Para ser a Mãe do Senhor. Que breve surgiria à vida, Para semear paz e amor. A virgem segue à fonte, Para recolher água pura. Ligeira, vinda do monte, Corre entre flores e verdura. Contudo bela, na humildade; Vestindo-se de azul ternura, Traz no ventre, a eternidade, E no coração impera ventura. Rosa mística, essa eterna flor, A quem o anjo Gabriel anuncia Da escolha para a Mãe do Senhor, O Messias concebido por Maria. por Pedro Miguel (AIL) Dezembro de 2009

















































DE 06 A 31 DE JULHO








Venha participar das nossas Oficinas!








Em julho, a BIBLIOTECA MUNICIPAL POETA PAULO BOMFIM, traz uma programação especial para crianças e adolescentes. De segunda a sexta-feira serão realizadas diversas oficinas além de informática, brincadeiras e contação de histórias para o público aproveitar as férias de um jeito diferente e divertido.Durante este mês a biblioteca também oferece visitas monitoradas com agendamento prévio pelo telefone (13) 3426-1477. As visitas são oferecidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h







ATIVIDADES








HORA DO CONTO








Segundas, quartas e sextas-feiras








Dias: 13, 15, 17, 20, 22, 24, 27, 29 e 31 de Julho








Monitora: Angelita B. da Costa







Hora: Das 10h às 11h







Data: De 13 a 31 de Julho














Faixa etária: até 8 anos







A prática de Contação de Histórias tem como principal objetivo despertar o gosto pela leitura, divulgando textos de tradição oral ou escrita







de forma divertida e prazerosa, tendo em mente sua importância em manter viva em noss







as mentes as diversas realidades que compõem a história da humanidade.







Ao final da oficina os participantes serão premiados com uma tatuagem colorida de seu personagem favorito.














OFICINA DE e.v.a







Segundas e quartas-feiras








Dias 13, 15, 20, 22, 27, 29








Monitora: Dalva L. Peixoto / Dirce de P. Costa







Hora: Das 15h às 17h














Data: De 13 a 31 de Julho







Faixa etária: a partir de 10 anos














Conhecido entre artesões e artistas, como E.V.A., o Etil Vinil Acetato é aquela borracha não-tôxica que pode ser aplicada em diversas atividades artesanais. Nesta oficina faremos cartões, álbum de fotos, marcadores, porta-canetas, capas de cadernos e bolsas.




























OFICINA DE ORIGAMI








Terças e quintas-feiras








Dias 14, 16, 21, 23, 28, 30








Monitora: Eliz Bechir Watanabe








Hora: Das 15h às 17h














Data: De 13 a 31 de Julho







Faixa etária: a partir de 12 anos







Esta oficina é dirigida para interessados, que queiram aprender uma das técnicas mais antigas e famosas da arte japonesa: o Origami. Os participantes entrarão em contato com a arte milenar de dobrar papel, além de desenvolverem a paciência, a atenção e a coordenação motora.














CONHECENDO O UNIVERSO DIGITAL!








De segunda a sexta-feira








Monitora: Daniele Padovan Ribeiro







Hora: Das 8h às 10h / 15h às 17h







Data: De 06 a 17 de Julho







Faixa etária: De 8 a 12 anos







Inscrições: De 01 a 06 de Julho







Vagas limitadas (somente para estudantes)







Através das aulas as crianças e adolescentes terão acesso ao mundo desconhecido da Internet, que existe como meio de comunicação nos mais diversos segmentos do mundo moderno popularizando rapidamente a utilização do computador, que não se restringe mais ao espaço de trabalho. É cada dia mais comum a presença desse equipamento em casa. E as crianças não estão alheias a esse processo. Curiosas que são, desde muito cedo querem ver as novidades que aparecem na tela, explorar o teclado e testar o mouse. E comemoram com alegria cada pequena conquista no novo universo!





















OFICINA COLORIR





De segunda a sexta-feira







Monitora: Luiza Cristaldi C. de Mattos







Hora: Das 9h às 10h







Data: De 13 a 31 de Julho







Faixa etária: até 8 anos







Colorir é muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante para as crianças incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades, aprendendo a distinguir as diferentes cores desde cedo.

































































































































































































































































































































































































PROGRAMAÇÃO














ABERTURA







Conhecendo Itanhaém














Apresentação: Carlos César – Depto. De Turismo





















MÚSICA E POESIA














ALUNOS DE TÉCNICA VOCAL DA CASA DA MÚSICA







Monitor: Gibi














LEITURA DE POESIAS














Poesias Escolhidas - Academia Itanhaense de Letras







QUARTETO SAMBA/JAZZ DA CASA DA MÚSICA














Músicos:







Fabrício Araújo (Sax Tenor)







Preto Jones (Trompete)







João Donato (Guitarra)







Toni Carlos (Piano Elétrico)







LEITURA DE POESIAS














Poesias Escolhidas - Academia Itanhaense de Letras














BALLÉ














Coreografia: "Bodas De Aurora"







Adaptação: Lenisa Rocha Solista: Brenda Galvão







Coreografia: "Paquita"







Adaptação: Lenisa Rocha Solista: Raphaela Caseiro Netto







Coreografia: "Pequena Bailarina”







Coreógrafa: Lenisa Rocha Solista: Amanda Teixeira







Action Dance Coreografia: Tripla Expressão







Coreógrafos: Fernando Curcio e Renan Lima







Elenco: Fernando Curcio,Luiz Henrique e Renan Lima







Coreografia: "Duas Faces do Sertão”







Coreógrafa: Brenda Galvão Elenco: Corpo de Baile Jovem de Itanhaém –







coordenadora Lenisa Rocha














EXPOSIÇÕES














ARTES PLÁSTICAS














Exposição de Telas – Oficinas Culturais do Departamento de Cultura de Itanhaém














Professores: Ademilson Ramos Passos e Suzana Mattos














ARTESANATO – FIBRA DE BANANEIRA














O artesanato com a fibra da bananeira possibilita a confecção de uma grande variedade de produtos tais como cestas, bolsas sandálias, tapetes, colares, pulseiras, anéis, porta guardanapos, etc...







De 27 a 31/05/2009 os associados poderão apreciar e adquirir os produtos em exposição.





















-->













Terça-Feira, 7 de Abril de 2009














EXPOSIÇÃO DE PÁSCOA














O objetivo da mostra, que estará aberta à visitação até o dia 20 de abril, e relembrar as pessoas sobre o significado da Páscoa. Durante esse periodo os visitantes poderão pesquisar sobre a história e os símbolos, além de livros sobre o tema.







A Páscoa (do hebráico Pe'ssach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas a esta corrente religiosa como a maior e mais importante festa da cristandade. Na Pascoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo ( vitória sobre a morte) depois de sua morte por crucificação que teria ocorrido entre o ano 30 e 33 d.C. O termo pode referir-se tambem ao periodo do ano canonico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.







Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
____________________________________________________________________________






BIBLIOTECA MUNICIPAL PROMOVE SARAU







O evento reunirá pessoas de diversas atividades para se expressarem artisticamente por meio de danças, poesias, teatro.





















_____________________________________________________________________________________





















BIBLIOTECA MUNICIPAL REALIZA INSCRIÇÕES PARA OFICINAS TEMÁTICAS DE CARNAVAL







O cadastro acontecerá entre os dias 9 e 16, das 8 às 17 horas, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, na rua Cunha Moreira, 71, no Centro





















Com o intuito de resgatar a tradição das máscaras carnavalescas e despertar a criatividade em jovens e crianças, com idade entre sete e 15 anos, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através da Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim realizará a partir desta segunda-feira (09/02), até o dia 16, das 8 às 17 horas, as inscrições para as Oficinas Temáticas de Carnaval. É importante ressaltar que o cadastro e o material são gratuitos. As aulas acontecerão entre os dias 17/02 e 19/02, na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro. A oficina, que disponibilizará 60 vagas e terá o tema ‘Com que máscara eu vou’, será iniciada com um histórico sobre o tema e em seguida os participantes poderão escolher entre oito tipos de máscara, que servirão como modelo para a nova criação. Os objetos serão confeccionados com papéis coloridos, jornais, papelão, cartolina, cola, fitas, glíter, lantejoulas, entre outros. “Estas atividades funcionam como uma forma de inserção da arte no processo educacional, através da interpretação, estudo da estética, história e o prazer de criar”, afirmou a responsável pela biblioteca, Mara Léia de Lima. HISTÓRIAUm dos ícones do carnaval, as máscaras foram herdadas dos teatros gregos, sendo utilizadas nas representações dos dramas clássicos. Expressavam fúria, alegria e amor, entre outras emoções. Ainda hoje o teatro chinês recorre às máscaras para representar tipos de personagens. Mas foi no século XV que os historiadores registraram o ‘Ball Masquê’ como o primeiro baile de máscaras.







Os mascarados faziam brincadeiras, confiantes do anonimato, extravasando todos os seus impulsos reprimidos, libertando-os das normas sociais. E de Veneza, as máscaras chegaram ao Brasil, conquistando seu auge durante as décadas de 30, 40 e 50 com os bailes carnavalescos realizados em clubes e salões.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!

Seguidores do Blog